Usuário(a):Scoopbh/Grigory Levenfish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Informações pessoais

Grigory Yakovlevich Levenfish (em russo: Григо́рий Я́ковлевич Левенфи́ш; Piotrków Trybunalski, 19 de março de 1889 - Moscou, 9 de fevereiro de 1961) foi um Grande Mestre de xadrez soviético que obteve seus melhores resultados competitivos nas décadas de 1920 e 1930. Foi bicampeão soviético (1934, 1937). Em 1937, ele empatou um match contra o futuro campeão mundial Mikhail Botvinnik (+5 -5 =5). Em 1950, Levenfish foi um dos primeiros a receber o título de Grande Mestre, concedido pela FIDE naquele ano pela primeira vez.

Infância e educação[editar | editar código-fonte]

Levenfish nasceu em Piotrków, Polônia, então parte do Império Russo, filho de Jacob Levenfish e Golda Levenfish. [1] Passou a maior parte de seus anos de formação em São Petersburgo, onde frequentou o Instituto de Tecnologia do Estado de São Petersburgo, onde se formou em engenharia química .

Primeiras conquistas[editar | editar código-fonte]

Sua primeira conquista como um proeminente jogador de xadrez veio quando ele ganhou o campeonato de São Petersburgo de 1909 e participou do torneio de Carlsbad de 1911, onde marcou 11 pontos e meio em 25 partidas. Aos 22 anos, este seria seu primeiro e último torneio fora da Rússia ou da União Soviética. Seu jogo na época foi comparado ao de Mikhail Chigorin. Nos anos seguintes, ele ganhou o Campeonato de Leningrado em 1922, 1924 e 1925.

Campeonato soviético e participação internacional[editar | editar código-fonte]

A nível nacional, ele terminou no pódio no Campeonato Soviético em quatro ocasiões; terceiro em 1920, segundo em 1923, co-campeão em Leningrado em 1934 (empatado com Ilya Rabinovich) e campeão absoluto em Tbilisi em 1937 com uma pontuação de 12½ pontos em 19 possíveis.

No torneio internacional de Moscou de 1935, ele marcou 10½ pontos em 19, empatando no 6º/7º lugares, Mikhail Botvinnik e Salo Flohr foram os campeões. No torneio de Leningrado 1936, ele foi o terceiro com 8½ em 14. A participação no torneio de treinamento Leningrado-Moscou de 1939 resultou em um 3º/6º lugar, com uma pontuação de 10/17, atrás do vencedor Flohr e Samuel Reshevsky. [2]

Falta de apoio e reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Apesar de seus sucessos, Levenfish teve pouco reconhecimento das autoridades soviéticas de xadrez, que davam total suporte à jovem estrela em ascensão Mikhail Botvinnik. Levenfish foi o único mestre soviético de sua geração a quem foi negado uma auxílio financeiro. Além disso, o governo recusou-lhe permissão para viajar ao exterior e competir em torneios como o AVRO 1938 (embora ele fosse o campeão soviético). Isso enfraqueceu ainda mais sua posição e provavelmente afetou seu moral, bem como seu desenvolvimento como jogador de xadrez. Outros jogadores nascidos antes da revolução, como Alexander Alekhine, Efim Bogoljubov e Akiba Rubinstein foram autorizados a viajar e acabaram até mesmo morando no exterior. Privado das mesmas oportunidades, Levenfish jogou apenas dentro dos limites da Rússia Soviética e complementou sua renda com um emprego como engenheiro na indústria do vidro. Todavia, não são claros os motivos para que recebesse tal tratamento.

Levenfish recebeu o título de Grande Mestre Internacional da FIDE, a federação mundial de xadrez, em 1950, ano em que o título foi oficialmente introduzido.

Legado[editar | editar código-fonte]

Genna Sosonko, em seu livro Russian Silhouettes, ecoa os pensamentos de alguns grandes mestres que conheceram Levenfish. Falam de um homem íntegro e independente, que nunca se queixou de suas difíceis condições de vida. Boris Spassky o encontrou em um metrô de Moscou, poucos dias antes de sua morte. Levenfish, que tinha uma aparência péssima, estava levando um lenço à boca e declarou que acabara de extrair seis dentes. Vasily Smyslov conta sobre uma vez que Levenfish o visitou, no final de sua vida. O idoso mestre segurava uma enorme pilha de papéis, um manuscrito detalhando o trabalho de sua vida em finais de torre. Ele pediu a Smyslov para verificar se havia erros, e depois de algumas pequenas correções, o livro foi publicado (1957) sob o título Teoriya ladeynykh okonchaniy ("A teoria dos finais de torre"), posteriormente publicado em inglês em 1971 com o título Finais de torre.


Levenfish também escreveu livros para iniciantes e editou um livro com outros autores sobre aberturas de xadrez, intitulado Sovremenny debyut ("aberturas modernas"). Sua autobiografia, publicada postumamente, Izbrannye partii i vospominaniya (1967), contém 79 partidas comentadas.

Em relação às suas habilidades de jogo, Sosonko aponta para seu profundo conhecimento do jogo e um olho aguçado para movimentos brilhantes e imaginativos. Ele também foi um teórico de abertura ; o Levenfish Attack, uma variação da Defesa da Sicília, leva o seu nome.

Estilo de jogo[editar | editar código-fonte]

Levenfish derrotou praticamente todos os melhores jogadores russos e soviéticos dos anos 1910 ao início dos anos 1950, e também derrotou os campeões mundiais Alexander Alekhine e Emanuel Lasker. Levenfish tinha grande habilidade com as peças pretas na Defesa Francesa e na Defesa Eslava, e geralmente preferia aberturas clássicas como Ruy Lopez e Gambito da Dama, embora de vez em quando jogasse as hipermodernas Defesa Grünfeld e Nimzoíndia .

Obras publicadas[editar | editar código-fonte]

  • Izbrannye partii i vospominaniya, por Grigory Levenfish, 1967. Em russo. Traduzido para o inglês por Douglas Griffin e publicado pela Quality Chess com o título Soviet Outcast em 2019. ISBN 9781784830861 .
  • Rook Endings, de Grigory Levenfish e Vasily Smyslov. Traduzido por Philip J. Booth, 1971, Batsford. ISBN 0-7134-0449-3 ISBN   0-7134-0449-3 .
  • Sovremenny debyut, editado por Grigory Levenfish, 1940. Em russo.

Melhores partidas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Тот самый Левенфиш». Шахматный Петербург (em russo). 2002 – via e3e5.com (2011-02-10)  |nome2= sem |sobrenome2= em Authors list (ajuda)
  2. Event Details: Leningrad/Moscow, 1939, Chessmetrics.com

Bibliografia

[[Categoria:Alunos da Universidade Estatal de São Petersburgo]] [[Categoria:Jogadores de xadrez da União Soviética]] [[Categoria:Jogadores de xadrez da Rússia]] [[Categoria:Teóricos do xadrez]] [[Categoria:Grandes Mestres de xadrez]] [[Categoria:Judeus da Polônia]] [[Categoria:Mortos em 1961]] [[Categoria:Nascidos em 1889]]