Saltar para o conteúdo

Usuário(a):StephenPeixoto/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Capela de Nossa Senhora da Glória, foi instituída no Século XVI, em 1599 obra do mestre Jerónimo Jorge (c.1970-1617). Sua edificação foi pelo o fidalgo Henrique Bettencourt Vasconcelos no século XVII; Em 1620 a provável feitura do retábulo; Em 1823 foi administrada pelo o morgado Luís Correia. Ainda na primeira metade do século XX, por cerca de 1920 foi restaurada pela a proprietária da altura, condessa de Torre Bela.

A celebração da padroeira deste pequeno templo ainda se concretiza todos os anos, normalmente sendo comemorada no ultimo fim de semana de Agosto.

Localização[editar | editar código-fonte]

Capela de Nossa Senhora da Glória está localizada, na freguesia do Campanário, no concelho da Ribeira Brava, na ilha da Madeira. Esta mesma foi construída no cimo de um rochedo à beira mar, no Sítio da Pedra de Nossa Senhora. (Latitude: 32°39'54")

Longitude: (-17°2'38.76")


Características[1][editar | editar código-fonte]

Esta capela segue um modelo maneirista, usado pelo o mestre Jerónimo Jorge e mais tarde, por seu filho João Bartolomeu, de forma adaptada ao local que se encontra mais simplista, isolado e num planalto.

Os elementos de decoração exteriores é um portal de volta perfeita em cantaria regional, contento uma cornija com balanço e de impostas, não muito trabalhadas, com as suas bases relativamente simples.

Referências

  1. «Capela de nossa senhora». 15 de abril de 2019