Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Uniquepresence/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Instituto Gewissen[editar | editar código-fonte]

O Instituto Gewissen é uma instituição brasileira que tem o objetivo de promover o acesso à Logoterapia no Brasil. Foi fundada em dezembro de 2015 e hoje é reconhecida internacionalmente pelo Viktor Frankl Institut (Viena) e pela Associação Internacional de Logoterapia e Análise Existencial. Em âmbito nacional, seus trabalhos de promoção à Logoterapia são vinculados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto Gewissen é fruto de um sonho que surgiu no coração do Thiago Domingos. Criado no dia 02 de dezembro de 2015, seu principal objetivo sempre foi viabilizar - nas palavras do seu fundador - "um mundo onde ninguém precise sofrer por falta de sentido na vida". Domingos diz que havia uma época em que as pessoas perdiam a vida porque não existiam tratamentos eficazes para doenças como varíola, lepra e pneumonia. Por mais que o vazio existencial não seja uma doença, inúmeras evidências científicas comprovam que é um fator de adoecimento. Números alarmantes mostram que mais de 2 mil pessoas morrem todos os dias porque não encontraram valor na própria vida.[1] Essa é a grande dor com a qual o Instituto Gewissen luta.

Viktor Frankl desenvolveu uma ciência especializada em ajudar pessoas a encontrarem sentido na vida. Ajudou milhares de pessoas a perceberam o valor da própria vida. Se nós temos ciência, teoria, método e técnicas para ajudar na superação da frustração existencial e no encontro com o sentido na vida, por que ainda vemos gente sofrendo com essa dor? Falta conhecimento. A Logoterapia ainda é pouco conhecida no Brasil e contamos com pouquíssimos profissionais preparados para ajudar pessoas nos mais diversos contextos a encontrarem sentido na vida. Para remediar essa dificuldade é que o Instituto Gewissen, no ano de 2016, iniciou um trabalho de democratização do acesso à Logoterapia através das mídias digitais.

Em junho de 2016 lançou o curso Logoterapia: apontamentos Clínicos e Educacionais, o primeiro curso online de Logoterapia em língua portuguesa do mundo.

No ano seguinte, em 2017, lançou a Academia do Sentido: um curso online especializado em sentido da vida destinado a profissionais que atuam com desenvolvimento pessoal.

Em janeiro de 2019 lançou o projeto Academia do Sentido Community, cujo objetivo é ampliar ainda mais o acesso à Logoterapia no mundo. Nesse momento a Academia do Sentido passou a ser mais do que um curso online para profissionais de desenvolvimento pessoal. Ela agora tem um braço de interesse social. Passou a ser um espaço online onde estudantes e profissionais pudessem ter acesso a conteúdos gratuitos sobre Logoterapia, com a esperança de que pudessem levar o conhecimento adquirido para a vida de pessoas que sofrem com a falta de sentido na vida.

O projeto da Academia do Sentido Community foi reconhecido internacionalmente e apoiado pelo diretor geral do Viktor Frankl Institut, em Viena, o Dr. Alexander Batthyány, através das seguintes palavras:

Caros colegas, queridos amigos,

Em nome do Viktor Frankl Institut, em Viena, eu os recebo com entusiasmo neste tesouro da Logoterapia - um lugar onde você pode mergulhar, aprender e obter inspiração e insights sobre sentido, responsabilidade e sabedoria de vida, relevantes tanto para nossas vidas pessoais quanto para o trabalho clínico e de aconselhamento (counseling).

Ao entrar neste território, vocês não estão apenas adquirindo conhecimento; vocês também estão entrando em uma família cada vez maior de logoterapeutas. Vocês são pioneiros de um movimento que, nos últimos anos, tem apresentado um crescimento sem precedentes: nunca antes em sua história houve tantos logoterapeutas e, em breve, vocês também estarão entre aqueles que aplicam a Logoterapia em seus campos, seja na clínica, no aconselhamento, no trabalho de pesquisa ou na pesquisa teórica e básica. É uma honra recebê-los! E, se vocês já estiverem a caminho de Viena, não deixem de nos avisar. Agora vocês têm uma segunda casa aqui também.

Em nome do Viktor Frankl Institut, saudações calorosas e bem-vindos!

Alexander Batthyány


  1. OMS, OMS (1 de agosto de 2018). «Folha Informativa - Suicídio». PAHO. Consultado em 23 de março de 2019