Usuário(a):Walisson Vinicius/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Local onde se concentra as Festividades

Festa de São Benedito em Aparecida/SP[editar | editar código-fonte]

A Festa de São Benedito, é um uma festa cultural católica realizadas em várias cidades ao redor do Brasil, em Aparecida/SP, no interior do estado de São Paulo. É considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo, devido à Grande complexidade e inúmeras atividades realizadas. A duração das Festividade é de nove dias, período em que a cidade acolhe aproximadamente trezentas mil pessoas entre turistas, religiosos, congadeiros e pessoas de todo o Brasil, que vêm a Aparecida prestigiar o evento e renovar a fé no Glorioso Santo.

História[editar | editar código-fonte]

Vista geral da Igreja de São Benedito, localizada em Aparecida/SP em meados de 1970

Os negros africanos começaram a cultuar Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Nossa Senhora dos Homens Negros (devido à semelhança entre o rosário e o fio de contas usado nas religiões de matriz africana). A devoção a ela foi trazida para o Brasil e, posteriormente, associada á São Benedito (santo negro e descendente de escravos). Por isso as congadas trazem as suas bandeiras (estandartes) com referência aos dois santos.

O Glorioso São Benedito é um dos santos mais populares no país. Adorado pelos escravos, que se identificavam com a cor da sua pele e sua origem africana. Passou a ser amado por boa parte do povo brasileiro por conta da sua humildade e caridade, tendo sido escolhido como padroeiro por várias paróquias e capelas. Benedito, que significa bendito ou abençoado, seguiu a profissão de seus pais lavradores descendentes de escravos, tendo uma inabalável fé na dedicação aos pobres. A criança nos seus braços é um menino que estava numa carroça, tombou e faleceu. O santo ressuscitou-o, sendo este um dos seus milagres. Também se relata a multiplicação de alimentos por ele realizada.

Em Aparecida[editar | editar código-fonte]

Começou a ser comemorada com a fundação da Irmandade de São Benedito, em 1909, dando início à tradição, onde moradores da cidade se agrupavam para Festejar o Santo Negro, reunindo romeiros, moradores de cidades vizinhas, grupos de danças, e notáveis da cidade.

Os Preparativos[editar | editar código-fonte]

Os preparativos se iniciaram no momento em que o Rei e a Rainha foram coroados na Festa do ano anterior e escolheram a Comissão Organizadora com várias equipes de trabalho cada qual com uma tarefa a cumprir, unida a uma comunidade participativa, que durante todo o ano, numa luta incansável, busca, através de campanhas e promoções beneficentes, angariar recursos financeiros para custear as despesas com as atividades programadas e cultivadas há mais de um século, imprescindíveis para que os valores religiosos, culturais e folclóricos não se percam no tempo.