Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Yasmine Santos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Fundada por Evan Duffield, a Dash é uma moeda que circula em uma rede descentralizada, open source e segura, muito similar à bitcoin [1]. Mas, diferente da bitcoin, é a primeira forma de moeda digital que funciona exatamente como dinheiro físico, com transações instantâneas, privadas e sem intermediários, oferecendo ainda a vantagem da Bitcoin onde o dinheiro não é controlado por um sistema bancário centralizado. Outra vantagem, talvez a mais importante para o estabelecimento da Dash como moeda, é que é impossível rastrear a origem do dinheiro. Como a bitcoin, também é obtida por meio de mineração.[2]

A dash usa o algoritmo de hashing em cadeia chamado X11, para a prova de trabalho. Em vez de utilizar o SHA-256 ele usa 11 rodadas de diferentes funções hash.

História[editar | editar código-fonte]

Lançada em 18 de janeiro de 2014, a Dash foi inicialmente chamada de XCoin, tendo seu nome modificado para Darkcoin em 28 de fevereiro, pouco mais de um mês após seu lançamento. Cerca de um ano depois, teve seu nome mudado novamente para o atual, Dash, uma junção de "Digital Cash" em uma só palavra.

O lançamento em si não foi dos melhores. Em dois dias, devido à um erro no código, 1.9 milhões de Dash foram mineradas, cerca de um quarto do montante total atual, anos depois do lançamento. Tentativas de relançamento e de redistribuição foram feitas, mas devido à não aceitação da comunidade, as coisas ficaram como estavam. Em junho de 2017, de acordo com a CoinMarketCap, o volume de vendas em Dash está estimada 50 milhões de dólares por dia. A companhia foi avaliada em cerca de 1 bilhão de dólares.

Segundo a própria companhia, o futuro da Dash é se tornar uma moeda fácil de usar pelo usuário comum com mudanças de interface e uso de nomes em linguagem humana, diferentemente das atuais moedas eletrônicas que ainda se utilizam de interface puramente criptográficas, o que dificulta o uso e identificação pela massa de usuários que atualmente utiliza o sistema bancário.

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

  • Mineradores - Mineradores: Assim como a moeda eletrônica mais famosa, a bitcoin, dashes são obtidas soba forma de mineração, em que recursos computacionais são utilizados para constantemente procurar por uma nova moeda, um conjunto de caracteres que passe pelas complexas funções hash utilizadas pela rede e sejam considerados válidos. Diferentemente da bitcoin, entretanto, os mineradores ficam com apenas 45% das novas moedas descobertas, com os outros 55% sendo destinados a outras funções de vital importância para o funcionamento e crescimento da rede. Embora pareça menos vantajoso minerar nesta rede, a Dash informou que pretende aumentar a recompensa para os mineradores se o número de mineradores diminuir muito, utilizando-se da Lei de Oferta e Procura para manter uma mineração constante. (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=2vZDclyqh5Y)
  • Masternode - A segunda vital função da rede Dash, inexistente em outras, é a de Masternode. Os Masternode são carteiras com mais de 1000 DASH, que desejam exercer esta função e comunicam isto à rede. Além disso, são os responsáveis por manter a privacidade e fungibilidade das transações na rede, fazendo com que o dinheiro eletrônico não seja rastreado ou identificado, coisa facilmente feita no Bitcoin apenas lendo o blockchain. Assim como os mineradores, os Masternode recebem 45% das novas moedas descobertas, pois, embora não estejam dedicando recursos para esta tarefa, estão executando outra função vital da rede.
  • Diferentemente da rede Bitcoin, a rede Dash incorporou uma rede de Masternodes que executa as funções de PrivateSend e InstantSend que, respectivamente, tornam as transações privadas e instantâneas dentro da rede. Devido à ter função essencial na rede, os Masternodes são pagos com uma parte do trabalho de mineração(45%), bem como uma parte das transações que efetuam. Os Masternodes também detém direito a voto nas decisões da rede. Para se tornar um Masternode, uma carteira deve ter mais de 1000 Dash e comunicar isto à rede Masternode. Os Dash nesta carteira podem ser usados pelo seu dono normalmente, apenas com a ressalva de que se o valor baixar de 1000 Dash, ela automaticamente será excluída da rede Masternode e voltará a ser um usuário comum. (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=4GRrLiTCq5M)

Governança

Os 10% restantes são reservados para atender a outras despesas da rede, como: desenvolvedores, pesquisadores, desenvolvedores, propagandas, conferências, etc. A alocação de recursos é escolhida mediante voto dos Masternodes, em que cada Masternode detém um voto, independentemente de quantos Dash possua em carteira. Esta forma de votação foi escolhida para evitar Sybil attacks, pois espera-se que aqueles com tanto dinheiro envolvido tomem as melhores decisões possíveis para a saúde da rede. Desta forma uma sabotagem também se torna muito custosa, pois um ataque externo custaria 1000 DASH por voto. (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=b_hVTRoUrjw)

Assim, a rede Dash consegue se manter atualizada e, portanto, segura e cada vez mais rápida, além de atrair mais participantes, o que aumenta o valor da própria rede. A fórmula para decidir se uma proposta será paga é:

Votos SIM - Votos NÃO > 10% do número de Masternodes.

As propostas são enviadas, discutidas e analisadas principalmente no forum Dash(dash.org/forum) ou outros sites voltados para esta comunidade, como DashCentral. (fonte: https://www.dashcentral.org/

Tecnologias

A confirmação de uma transação só é feita, de fato, quando ela é escrita no próximo bloco da cadeia. O próximo bloco pode demorar cerca de 15 à 20 minutos para ser feito, tempo inaceitável nos padrões atuais. Também é inaceitável que, como no Bitcoin, se rastreie completamente a origem do dinheiro desde sua mineração. Estas duas funções essenciais na rede são executadas pelos Masternode, utilizando-se das tecnologias InstantSend e PrivateSend.

InstantSend

Embora a confirmação, de fato, só venha com um novo bloco, uma confirmação pode ser feita de forma mais rápida por consenso de uma cerca quantidade de Masternodes. Se uma transação foi tomada como válida por uma quantidade grande de Masternodes, é de se esperar que também seja pelos outros. Utilizando-se dessa tecnologia, inicialmente chamada de InstantX, a rede Dash consegue confirmar transações em cerca de 1,5 segundos, uma confirmação até mais rápida que a dos atuais cartões de crédito. Caso a transação não seja aceita por consenso, ela só poderá ser confirmada de fato mediante o novo bloco. https://www.youtube.com/watch?v=hm7IYkgIOXc Desta forma, a rede Dash consegue contornar o problema das longas esperas por confirmação ao mesmo tempo que impede o problema de gasto-duplo, em que uma mesma moeda seria gasta duas vezes, o que dobra o poder de compra do infrator, além de tornar duas carteiras detentoras da mesma moeda.

PrivateSend

O segundo serviço que um Masternode deve oferecer é o de privacidade. Baseado na tecnologia CoinJoin, mas com várias modificações, a rede Dash seleciona aleatoriamente um Masternode

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Dash - Official Website | Private Digital Currency». Dash - Official Website (em inglês) 
  2. «D A S H negócios». www.dashnegocios.com. Consultado em 12 de junho de 2017