Usuário(a) Discussão:D`Gáudio Procópio

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 28 de janeiro de 2015 de 187.41.104.158 no tópico COMO DEFINIR UM CANGACEIRO

--187.41.194.178 (discussão) 11h10min de 28 de maio de 2014 (UTC)== Sua edição em Usuário(a):D`Gáudio Procópio foi revertida ==Responder


--Salebot (discussão) 01h00min de 10 de junho de 2012 (UTC)Responder

Sua edição em Usuário(a) Discussão:D`Gáudio Procópio foi revertida[editar código-fonte]


--Salebot (discussão) 01h03min de 10 de junho de 2012 (UTC)Responder

Sua edição em Usuário(a) Discussão:D`Gáudio Procópio foi revertida[editar código-fonte]


--Salebot (discussão) 21h00min de 13 de julho de 2012 (UTC)Responder

COMO DEFINIR UM CANGACEIRO[editar código-fonte]

--187.41.104.158 (discussão) 01h50min de 28 de janeiro de 2015 (UTC)wResponder

COMO DEFINIR UM CANGACEIRO? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS TÍPICAS?


As características que definem um cangaceiro e que enquadram uma pessoa nesse grupo de revolucionários que assolou o Nordeste brasileiro no fim do século XIX e início do século XX com suas ações de violências e luta por uma causa revolucionária que tinha como base de sustentação: justiça, vingança, luta pela posse de terras desemprego, escassez de alimentos e principalmente pela falta de cidadania a que eram submetidos os lavradores e menos favorecidos de bens materiais os quais eram obrigados a subjugarem-se aos poderosos e coronéis, ricos latifundiários que mandavam e desmandavam no sertão. Motivados por esses sentimentos e ante a ausência da lei para defender os lavradores e pobres da região surgiram muitos homens que se intitulavam justiceiros e defensores dos fracos e oprimidos levando-os a assumirem a luta armada e confrontar os mandantes da região que ameaçavam suas famílias, amigos e parentes. Essas pessoas ou grupos que muitas vezes era constituído por grupos tipicamente masculinos ou grupos mistos onde existiam mulheres entre eles. Esses grupos espalharam-se pelo nordeste espalhando o terror nas cidades vizinhas a seus locais de origens, alguns iam mais longe atravessando as fronteiras dos Estados que compreendiam a região do cangaço, a saber, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Alagoas e sul do Piauí. a) QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS TÍPICAS, VESTIMENTAS E MANEIRA DE AGIR?

b) O CANGAÇO PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS SUBGRUPOS:

1- Os que prestavam serviços caracterizados para os latifundiários 2- Os "satisfatórios", expressão de poder dos grandes fazendeiros 3- E os cangaceiros dependentes, com características de banditismo.

OS TRAJES:

c) - Por ser um morador da região e homem do campo, o cangaceiro conhecia bem a Caatinga, e por isso, era tão fácil fugir das autoridades. E se tornando em um canganceiro, estava sempre preparado para enfrentar todo o tipo de situação. Conhecia as plantas medicinais, as fontes de água, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difícil acesso. d) - A vestimenta básica tinha que ser roupa de tecido grosso, resistente para enfrentar e proteger o cangaceiro da vegetação composta por espinheiros e mata seca, que tem garranchos pontiagudos e fura a pele, outros optavam por usarem vestimentas de couros confeccionadas com pele de animais. e) - Chapéus com abas longas ou largas para protegerem-se do sol, denominados de “chapeu mangueira”, também conhecidos como “chapéus de massa”, sendo que alguns preferiam os chapéus feitos com peles de animais, os chamados “chapéus de couro”. f) - Possuir as armas típicas dos cangaceiros, a saber: um rifle “44”, o papo amarelo, duas pistolas calibres “38”, uma faca peixeira comprida em forma de punhal ou o próprio punhal que é longo e era usado para sangrar os inimigos. g) - A canga: Forma de usar as armas e transportar os apetrechos, tais como alimentos, munição e demais utensílios. Os rifles eram carregados em forma de bandoleiras, cruzado sobre o peito ou sobre o ombro. Duas cartucheiras cruzando sobre o peito em forma de X, dois coldres para as pistolas e alforges para transportar os alimentos, sem esquecer as cabaças que eram usadas como cantil para água. Tudo isso eles carregavam sobre os ombros tal como se faz com animais de cargas, por isso era chamado de Cangas, aquela que se coloca nos animais, daí surgiu o codenome: cangaceiros. h) - E para finalizar ser um profundo conhecedor da vegetação e viver dentro da caatinga a fim de esconderem-se da polícia, só iam à cidade para saquear ou fazer algum trabalho.

CATANÃ. Todos esses artifícios e elementos foram usados por Catanã em suas andanças pelo sertão da Paraíba, Ceará e toda a região circunvizinha. Por esses caracteres, não tem como excluir Catanã do mundo do cangaço.


§ Por DGáudio Procópio Teresina,28 de maio de 2014 http://dgaudioprocopio.blogs.sapo.pt/

Erro de citação: Elemento de fecho </ref> em falta para o elemento <ref>