Usuário Discussão:Beremiz/2007/Junho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estarei wiki-ausente durante um ano. Egídio Campos, em 29/abril/2007


Se precisar, contudo, deixe sua mensagem AQUI! ou poste-a para egidiofc@gmail.com
Bem-vindo(a)!

Falar-me?
Aqui!
Agora é(são)... 18h14min (UTC), 2024, maio, 5, um(a) abençoado(a) domingo
A Luso-Wikipédia está com 1 123 958 artigos agora!
MEU ARQUIVO GERAL
2006
Nov Dez
2007 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez













  • MENSAGENS DE JUNHO DE 2007

Apesar do aviso acima, gostaria de voltar ao meu questionamento anterior, e já apagado:

  • Qual a fonte fiável para esta afirmação: "conquanto inúmeros casos de sucesso estejam relatados na literatura médica especializada"? Espero que não seja a mesma onde encontraste a grafia suscinto, que lá figura com destaque num subtítulo, em a Auto-hemoterapia.

O verbete descumpre, data venia, a formatação necessária - e as fontes citadas não o são com a forma requerida - ao contrário daquelas que foram por mim anteriormente introduzidas... Seria pedir demais que o assunto fosse tratado de modo mais imparcial? Digo: nem da forma vandalizadora e deletéria que o IP fez, nem como se fosse uma técnica adotada pela Medicina - pois que a maioria dos casos ocorrem por meio de práticos, charlatães, embasados num vídeo - e não pela clínica médica...

Temos, na Wiki, um compromisso para com o público ledor, e na área médica ela é sobremodo delicada. Note que tento ser incisivo no rigor, tanto ortográfico, como no das fontes, sem entretanto querer modificar ou interferir em vosso trabalho...

E, antes de ser também tautológico, desejo que o verbete ganhe excelência (tal, como exemplo, os sublinhados sejam retirados...). Abraços, Conhecer ¿Digaê 03:50, 1 Junho 2007 (UTC)

quando mexi no verbete, foi justamente sabendo que, tendo ele alcançado a grande mídia, seria aqui procurado - especialmente por IPs. Apesar de leigo no assunto, tenho cá comigo minhas ressalvas - mas procurei de qualquer forma deixar algo o mais imparcial possível - até por falta de referências fiáveis em que me basear. Havia um sítio que tratava a questão e, com a celeuma, apagou o conteúdo, que acessei somente porque ainda estava no cache do google.

Note que, depois de vossa intervenção ele voltou a ser "atacado" e nele foram introduzidos adjetivos bem pejorativos. Se a "técnica" for mesmo considerada inócua, ao fim de algum tempo, mesmo assim creio não seja a terminologia adequada, aqui...

Como leigo (embora tenha cá meus estudos na área de Medicina Legal, que gosto muito), senti-me no dever de levar o assunto ao Café das biomédicas, na esperança de que alguém "da área" possa interessar-se e, quem sabe, ajudar a melhorar o verbete.

Quanto ao sublinhado, creia-me, falei mais por intuição, pois não tenho visto isso nos verbetes - e só recentemente numa discussão e ali... (vou lá aprender como faz-se...). No mais, erritos, só não os comete quem não escreve... e sempre guardo um espaço, para os mais engraçados, nos Pensares...

Tenho o verbete como dos meus vigiados, se tiver algum problema com guerra de edições, entretanto, antes de reverter sucessivamente, pode me contatar. Abraços, Conhecer ¿Digaê 18:16, 1 Junho 2007 (UTC)

Caro amigo. Parece que o corante do urucum ( quando em pó denominado de colorau, no Brasil) apresenta flavonóides que contrololam os níveis de lipídios nas células, alterando a permeabilidade da parede celular. Estas deduções foram tiradas pesquisando os níveis de triglicérios em animais, principalmente em coelhos. Afora a opinião de leigos que relatam redução de taxas lipídicas, ainda não existe, que eu conheça, alguma pesquisa em seres humanos. Entretanto, esta minha opinião é apressada, sem um aprofundamento da questão, que farei com prazer. Um abraço. Hinkel 13h42min de 25 de Junho de 2007 (UTC)

Caro amigo. A composição exata dos pigmentos do urucum não tenho em mãos agora. Posso pesquisar. Desconheço o nome orelhena, talvez uma derivação do nome científico da espécie: Bixa orellana. O que sei é que o pigmento amarelo do urucum, um carotenóide hidrosolúvel, e denominado de norbixina. Um abraço e a disposição. Hinkel 12h48min de 28 de Junho de 2007 (UTC)