Usuário(a) Discussão:Jmartins661

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 11 de janeiro de 2016 de O revolucionário aliado no tópico Referências em Guálter Martins Pereira


Salto de Urubupungá[editar código-fonte]

Caro(a) editor(a) iniciante, esta é uma mensagem de aviso que está recebendo, pois algum editor encontrou erros em uma de suas edições, na página "Salto de Urubupungá". Apagar conteúdo válido, fazer propaganda, inserir textos sem sentido ou informações que sabe serem erradas e usar palavras ofensivas são erros comuns e é possível que tenha cometido um deles. Se quiser experimentar o software da Wikipédia, pode fazê-lo na página de testes, à vontade. É preferível que se informe com o editor que desfez sua ação e que não insista no erro. Visite nossa página de boas-vindas. Obrigado.

Bem-vindo(a), Jmartins661!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte em minha página de discussão ou na página para tirar dúvidas. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data. O "R" Aliado 03h13min de 11 de janeiro de 2016 (UTC)Responder

Referências em Guálter Martins Pereira[editar código-fonte]

Olá, Jmartins661. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Guálter Martins Pereira não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto foi removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. O "R" Aliado 03h14min de 11 de janeiro de 2016 (UTC)Responder

A página como está, contém erros grosseiros. Eu corrigi os erros e coloquei a fonte da informação, o próprio site da CESP, a empresa proprietária da usina hidrelétrica. Mas vamos examinar a página como estava e as minhas correções: O texto apresentado cita 447.000 HPs de Isso, convertido a kw, corresponde a 599,437 kw. O correto é o valor que eu coloquei. da ordem de mil vezes o que está indicado. O texto apresentado cita uma queda (ou desnível) de 15 a 20 pés de altura. Ou seja, convertido a metros, seriam de 4,57 m a 6,10 m. O correto é o que eu coloquei, umas quatro vezes o que aparece na página. A página indica que ao ser inaugurada era a maior hidrelétrica do Brasil e que perdeu o posto para Itaipu. Isso está errado, o correto é o que eu indiquei, confiram com dados da CESP e da Itaipu Binacional: Souza Dias (Jupiá) tem capacidade final de 1.551,2 Mw e foi inaugurada em 1.974 Ilha Solteira tem capacidade final de 3.444 MW e foi inaugurada em 1.978 Itaipu em 1.984 começou a operar com 12.600 MW (depois ampliou) Portanto ela não perdeu o posto de maior rusina brasileira para Itaipu e sim para Ilha Solteira em 1.984. Se a Wikipedia tem alguma dúvida, consulte as páginas da CESP para Jupiá e Ilha Solteira e da Itaipu Binacional Para Itaipu.

Na Página "Gualter Martins Pereira" os senhores certamente não se deram conta de que no meu texto eu coloquei a fonte. É o livro "Memórias da Fazenda Angélica" de Ariovaldo José Seneda, Editora e Artes Gráficas Ltda.

Agora, o texto que aparece atualmente na Wikipedia não indica nenhuma fonte. Nem poderia, uma vez que não tem nenhum fundamento;

Existem relatos que o barão de Grão-Mogol havia-se apaixonado por uma escrava da fazenda constituída em Rio Claro, sua esposa mandou matar tal escrava. Tendo conhecimento do ocorrido, o barão de Grão-Mogol aprisionou sua esposa na parte mais alta da sede da fazenda em Rio Claro pelo periódo de 7 anos. Tendo relatos de que sua esposa tenha feito desenhos usando sangue retirado de um corte feito por ela mesma para desenhar nas paredes, tendo ela também se jogado pela janela.[carece de fontes]

E os senhores vão manter esse texto? Desculpem, mas no meu entender, está errado. Observem que eu coloquei o que está no livro de Ariovaldo Seneda, que fez um trabalho extenso e intenso de pesquisa.

Eu verifiquei as fontes indicadas. A página citada na fonte [3] está com dados corretos. É confiável. Porém ela não informa o desnível isolado só de Jupiá. Informa, isso, sim, o desnível do complexo, que é a soma das duas barragens, Jupiá e Ilha Solteira. Para esse complexo indica 60 metros, o que está correto e bate com o site da CESP (onde, dependendo do nível de água considerado, o desnível total varia entre 58 e 69 metros). Para Jupiá, isoladamente, o desnível fica entre 15 e 26 metros, novamente dependendo do nível de água considerado. Os dados da CESP são os oficiais, estão corretos. O tópico refere-se ao salto de Urubupungá, inundado por Jupiá. Portanto não se deve incluir Ilha Solteira, que fica acima do salto. A fonte [2] está errada, tanto no desnível quanto na potência. Está em conflito com o site da CESP e com o do SEURB, referências [3] e [4]. Eu não tenho nenhuma intenção de polemizar. Qualquer engenheiro que conheça projeto e construção de barragens, tendo em mãos os dados da CESP, vai concordar com minhas informações. Estejam à vontade para manter os dados errados, se assim entenderem. Prometo não voltar ao assunto.

Joaquim Alves Martins, empresa JMartins Consultoria em Engenharia Ltda. Engenheiro civil e engenheiro agrimensor CREA 6ª região - 25114 Trabalhei na construção das duas barragens, Jupiá e Ilha Solteira, como chefe de topografia.