Usuário(a) Discussão:Marc Sena/Arquivo 2005

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ortografia


Caro editor,
o seu contributo para a Wikipédia é bem-vindo. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e sermos tolerantes para com as diferenças ortográficas. Assim, não mude a ortografia da norma brasileira para a norma luso-africana (por exemplo, projeto para projecto; ótimo para óptimo etc) nem o contrário. Para mais informações recomendo-lhe a página Versões da língua portuguesa.

Claro que está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre normas estabelecidas da língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições! (Artigo: País de Gales) --Marcelo Schlindwein 00:17, 6 Mar 2005 (UTC)

Formatação dos Artigos[editar código-fonte]

Caro Marc, Procure se informar minimamente com relação ao estilo de formatação da Wikipedia, para que teus artigos fiquem com uma aparência padronizada (ver UDA). Sugiro também que ao criá-los os faça no nome por extenso e em português. Saudações, Clara C. 17:55, 6 Mar 2005 (UTC)

Não há porque se desculpar! Olha, para assinar tuas mensagens digita til 4 vezes seguidas. Quanto à sigla, sempre se pode criar um redirecionamento, quando for importante. Repara que teu artigo foi para o nome por extenso mas, se você procurar pela sigla, vai chegar nele da mesma forma. Abraço Clara C. 05:56, 7 Mar 2005 (UTC)

Por favor indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na imagem Sonho.PNG. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se nenhuma delas se encontra sem estes dados essenciais.

Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na wikipédia de língua portuguesa consulta Wikipedia:Política de imagens, FAQ:direitos autorais e Ajuda:Como usar imagens.

Nota: A wikipédia de língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Podes também optar por carregar as imagens no Commons, um projeto irmão da Wikipédia para armazenamento de arquivos (ficheiros) (imagens, etc) ao qual todas as wikipedias de todas as línguas têm acesso. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar a wiki pt desnecessariamente. Obrigado e boas contribuições! --Mschlindwein 20:39, 16 Abr 2005 (UTC)

Olá Marc,

Escreveste: Queria saber se posso me valer desse "fair use".

Não, não podes. O fair use não é aceito aqui na Wikipédia em língua portuguesa (na alemã também não). Pelo visto, não leste a página Wikipedia: Política de imagens, cujo link está mostrado logo aí em acima, e particularmente Wikipedia:Política_de_imagens#Fair_Use_ou_Uso_educativo. Saudações, Mschlindwein 16:37, 17 Abr 2005 (UTC)
Escreveste: queria saber se posso usar imagens feitas por desenhistas amadores se com o consentimento dos mesmos, para por sob GFDL. Eu vou estar violando os direitos das editoras donas dos personagens?
Marc, boa pergunta. Não sei. Em princípio diria sim, será violação, se as imagens forem iguais aos ou bastante parecidas com originais. Se as imagens forem diferentes, talvez a resposta seja não, não haverá violação. Olha Tio Patinhas. Sugiro que coloques a pergunta em discussão na Wikipedia:Esplanada, não posso decidir isso sozinho e não sei se isso já foi discutido alguma vez. Outra solução é carregar a imagem no Commons e deixar o pessoal de lá avaliar as imagens e decidir, pois eles também não aceitam fair use e estão mais bem informados do que a gente quando se trata de imagens. Abraço, Mschlindwein 09:04, 28 Abr 2005 (UTC)

Olá, Marc Sena, tudo bem? Sejas bem-vindo ao mundo maravilhoso da Wikipédia. Assim como você, também gosto muito de quadrinhos, tenho acompanhado tuas colaborações, parabéns, continues firme. Também tenho enfrentado o problema de não podermos ilustrar artigos de quadrinhos com imagens, mas a Wikipédia não aceita imagens "fair use", logo, ao que vejo, não há alternativas de ilustrarmos artigos de quadrinhos... Mas talvez haja alguma luz no final do túnel, vamos manter contato. Abraços wikipedianos, Gervásio Santana de Freitas 15:02, 28 Abr 2005 (UTC)

Escrevestes: Vou levar o assunto da arte amadora pra tal esplanada, mas o duro é que depois de qualquer jeito vamos estar submetidos ao pessoal do commons. E eu nem falo inglês pra poder argumentar com os caras.

O usuário indicado para tratar de imagens no Commons, até por saber teclar bem em inglês, é o Marcelo Mschlindwein. Ele é excelente pessoa, muito atenciosa, mas ele é incisivamente contrário ao "fair use", o que não é problema visto que temos que encontrar juntos uma solução que não fira a predefinição livre que tem a Wikipédia e que possa permitir ilustrar artigos de quadrinhos. Mas antes de discutir de novo a questão na esplanada, como você quer fazer, leia primeiro atentamente cada um dos apontamentos que fizemos em duas votações:

Isto te introduzirá direto no cerne da questão. Voltemos a falar sobre isso após a tua leitura destas duas votações, discutidíssimas e acaloradas em alguns momentos. Abraços fraternos, Gervásio Santana de Freitas 12:05, 29 Abr 2005 (UTC)

Monstro do Pântano, que beleza de artigo, parabéns![editar código-fonte]

Caro amigo, parabéns, parabéns mesmo pelo belíssimo artigo Monstro do Pântano. Como sabes, quadrinhos também é minha paisão maior, do qual sou apaixonado por Tex, mas já li várias aventuras do Monstro do Pântano na juventude. Sensacional. Li todo o artigo de uma tacada só, o que denota de sua parte conhecimento profundo da série. Aproveitei a deixa, editei o artigo e inseri vários links por todo o texto, para enriquecer mais ainda o teu trabalho. Veja lá e depois me diga como ficou. A propósito, a comunidade postulou meu nome com vistas a ser administrador da Wikipédia. Analise minha página pessoal, meu currículo e minha trajetória na Wiki lusófona. Como membro registrado, você pode votar. Dê o seu voto, a favor ou contra, dentro dos seus próprios princípios, o importante é participar. Grande abraço, Gervásio Santana de Freitas 04:55, 6 Mai 2005 (UTC)

Beleza, Marc Sena, valeu pela confiança. Quanto a este outro personagem do Colonesse, eu não conheço. Se tiveres material, edita e cria os dois artigos, o do Eugênio e o do personagem dele, acho importante compilarmos este material, especialmente por se tratar de HQB, tão desvalorizada nos dias atuais. A propósito, esqueceste de assinar a tua mensagem na minha página de discussão, ao término da mensagem, posta sempre 4 tis, ok? Abraços fraternos, Gervásio Santana de Freitas 05:11, 6 Mai 2005 (UTC)

Sobre Moçambique[editar código-fonte]

Oi Marc! Também gostei da sua apresntação - mas dizer que é apolítico e logo botar "conselho" sobre o Referendo na Bandeira... Ninguém é apolítico! O Homem é, por definição, um animal político! A não ser aqueles que só vêem o seu umbigo...

Mano, dei uma passadinha em S.Paulo, qdo aí estive. Foram só 6 horas entre um avião e outro. Mas fomos almoçar ao Terraço Itália (p'ra ver o horizonte, nublado, se perder em prédios...), depois uma passeata a pé até à Ópera (creio que era, um teatro antigo, muito bonito). Aí, caiu um daqueles aguaceiros repentinos (sei que vocês têm uma expressão muito bonita, mas esqueci...) e tivemos que nos "refugiar" num hotel, quase em frente, também antigo, onde ficámos curtindo a chuva e o shoppe, mais um garçon super-simpático, mas também todo político - imagina, dizendo a NÓS que não gostava do Lula porque ele não tinha estudado!!! Bom, mas ainda tenho esperança de voltar aí, me falta ver taaaaaaaaaanto!

Agora, visita a página de Moçambique e sua história que eu ando (de vez em quando...) editando. Qualquer pergunta, é só falar na minha página. Abração.--Rui Silva 06:22, 13 Mai 2005 (UTC)

Administrador[editar código-fonte]

Venho por meio deste agradecer pelo voto de confiança que deste no meu nome. Após a indicação do Burocrata Manuel Anastácio, procedeu-se a votação e por 24 a favor e 1 contra, a comunidade me nomeou Administrador da Wikipédia (veja a votação aqui).

Não quero ser redundante, dizer o que outros administradores que assumiram disseram, mas algumas linhas se fazem necessárias neste momento. Sei que alguns me rotularam de contestador no início de minha participação na WikiPT em função da discussão do fair use (e talvez ainda pensem assim!), chegaram a dizer que eu fazia parte de um grupo de usuários que queria virar a mesa enquanto o que queria (e ainda quero) quanto a este assunto é ter uma alternativa para podermos ilustrar artigos de banda desenhada (quadrinhos)... Se o fair use é pernicioso, tudo bem, mas busquemos juntos alguma outra alternativa que permita ilustrar tais artigos.

Reconheço que há coisas que eu não concordo na WikiPT ou que gostaria que fosse diferente. Eu estaria sendo hipócrita se dissesse o contrário, mas isto não significa que eu subverta a ordem estabelecida. Como filósofo que sou, prezo a democracia, sou um ser social e sei viver em grupo. Claro que tenho idéias firmes e convictas e é óbvio que as defendo aguerridamente, mas sei também respeitar as decisões da comunidade, mesmo contrárias ao que penso. Dizer isto é ser coerente com o que acredito.

Não encaro o cargo de Administrador como um prêmio pelas minhas contribuições ao projeto até o momento, como alguns disseram, até porque sou como uma minúscula formiguinha que ainda fez pouco para o bem maior do formigueiro. Encarei o mesmo sob a ótica do trabalho positivo que eu posso fazer daqui para frente enquanto Administrador.

Reintero ainda que não estou aqui para obter louros e reconhecimento, ou para ter o status disso ou daquilo, ou para criar contendas e dividir, eu vim para somar, sempre. Haja o que houver, para somar. E deixo claro que não pretendo arredar o pé como já vi que muitos outros fizeram devido a uma, outra ou várias divergências, porque antes de tudo acredito nos propósitos mundiais e alcance do Projeto Wikipédia e acredito no entendimento entre os wikipedianos.

Já desde o início dos trabalhos na Wiki PT disponibilizei meu nome, localização, e-mail, ICQ e MSN para que, se necessário, seja rápido o contato comigo. Acredito no projeto desde meu engajamento, nunca me mantive escondido sem mostrar a cara e assim quero continuar. Podem contar comigo para o que der e vier.

Serei ad eternum um soldado-raso, como gosto de frisar, embora agora acrescido deste grande desafio e das responsabilidades adicionais que a comunidade me investiu. Estou relendo e lendo atentamente neste momento inicial como Administrador tudo o que se refere à Wikipédia, para me inteirar o máximo possível de todas as esferas, regulamentos e determinações da comunidade.

Deixo claro que não pretendo mergulhar de cabeça nas recent changes em parte até para ficar livre da maldição dos administradores, mas também não significa que não ajudarei a monitorar a mesma e que não ajudarei a pensar formas de facilitar mais ainda a monitoração das mudanças recentes. Na medida do meu tempo livre, contribuirei contra vandalismos, adequando estilo, ortografia, categorizando, derrubando lixos, participando de votações, etc. e, especialmente, continuarei vistoriando meticulosamente os artigos da área de hidrografia que marquei como vigiados ou aqueles outros tantos que me interessam por um ou outro motivo...

Quero trabalhar também por uma maior integração entre os colaboradores assíduos, por uma Wikipédia mais firme e mais forte, zelando pela qualidade, tanto de artigos já existentes quanto dos novos, fazendo o possível para engendrar cada vez mais os membros registrados que já participam ativamente e os novos colaboradores que se unirem a nós nesta jornada. Quiçá ainda, promover ações para que possamos convergir a um Encontro dos Amigos da Wikipédia PT. Impossível? Eu não diria isso, temos de ter primeiro o sonho, depois dele, tudo é possível...

Nós estamos tendo o privilégio de participar de um projeto histórico para o conhecimento humano, sem quaisquer limitações intelectuais no terreno da composição dos artigos e, embora saibamos que muito ainda há a ser feito, com a ajuda de todos os colaboradores, anônimos ou não, faremos da Wikipédia a melhor e maior Enciclopédia do mundo. É nisto que acredito. É para isto que estou convosco. É para isto que vou empenhar esforços sempre enquanto wikipediano e agora como Administrador. Gervásio Santana de Freitas 17:54, 13 Mai 2005 (UTC)

Marc Sena, boa categorização eheheh venho só pedir-te que não categorizes duplamente Plantas em Botânica, pois a primeira já está incluída na segunda. O mesmo raciocínio para temas relacionados. Bom trabalho! -- Nuno Tavares 05:21, 24 Mai 2005 (UTC)

Marc Sena, já está :) Bom trabalho! -- Nuno Tavares 06:14, 23 Jun 2005 (UTC)

Citação: Marc Sena escreveu: «Você não podia me fazer um favor e criar a categoria espiões? Ela existe na Wiki em inglês e eu já editei dois artigos que se encaixam nela (Mata Hari e Dusko Popov)»

Fui fazer isso agora pela manhã e o Nuno dado o pontapé inicial nisso. Ainda assim, fiz algumas alterações, ficou assim as ligações: as categorias Política e História Militar mostram dentro delas a subcategoria Espionagem, que, por sua vez, mostra a subcategoria Espiões. Com isso ficou limpo o acesso à mesma. Observa apenas que é importante criar o artigo espiões na categoria Espionagem.

Citação: Marc Sena escreveu: «Sobre nossa pendenga quadrinística, eu tenho pesquisado as licensas da Creative Commons, mas pra falar a verdade nem tenho certeza de quais são ou não válidas aqui na wikipédia. Vou levantar o assunto na esplanada. Adiós»

Marc, quanto a este assunto, peço-te que carregues no Commons algumas imagens (não mais que cinco, inicialmente) de capas de revistas. Cuidas entretanto que as imagens não podem ser scans diretos, tem de ser fotos com ângulo 3D, como a de Tex e a da Revista Veja, desta forma o Commons permite. Veja quais 5 artigos de quadrinhos poderia ilustrar desta forma (ou menos que isso) e aguardemos para ver o desfecho. As imagens quase de certeza serão aceitas, uma vez que não são scans diretos. Veja lá no Commons a página descritiva da imagem Tex e faça algo parecido nas que carregares. Acho que com isso teremos resolvido o dilema de não poder ilustrar artigos de quadrinhos na Wikipédia. Abraços fraternos e boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 14:13, 23 Jun 2005 (UTC)

De nada! :) Manuel Anastácio 21:09, 25 Jun 2005 (UTC)

Olá Marc Sena, além de banda desenhada você também gosta de cinema? Se sim, me ajudaria a fazer e ampliar alguns artigos a respeito de filmes como homem-aranha, trilogia senhor dos anéis, trilogia xmen, saga star wars, tipo como um projeto conjunto, mas não só o artigo do filme como também do universo de fantasia que tais filmes englobam (podemos escrever de personagens, lugares, a história, atores, efeitos especiais, empresas ligadas, enfim). Eu ía esperar o fair-use chegar pra fazer esses artigos bem ilustrados mas pelo jeito que as coisas vão (todo mundo com medo de assinar nossa campanha pra depois ser insultado) eles vão ter que ser preto e branco mesmo e já que vejo que você se interessa pelo assunto me diga o que achas de fazermos um projeto a respeito. Se você aceitar e tudo der certo começamos esse Sábado pode ser? Conversamos melhor antes do início das "obras". -- Marcelo-Silva 05:45, 22 Julho 2005 (UTC)

Uma vez que o português possui diferentes variantes - e, consequentemente, usuários que usam diferentes versões de português - nada impede de um mesmo artigo de usar versões diferentes do portuguê. Por isto, reverti sua edição em Discovery. Eu, por exemplo, faço uso de expressões PT-PT ora e meia nos meus artigos - mesmo sendo brasileiro - e isto por questão de gosto. Abraços, Leslie Msg 05:50, 22 Julho 2005 (UTC)

Talvez... Mas, cá entre nós, eu não perderia meu tempo mudando de uma versão para outra. Até porque, como a wikipédia PT é utilizada por brasileiros, portugueses, etc, vai ser difícil de esta "regra" - que é mais uma sugestão - de ser cumprida ao pé da letra, especialmente naqueles artigos de interesse geral e constantemente editados por vários usuários - como Racismo, por exemplo. O usuário BR edita, faz sua contribuição e altera as palavras em PT para BR. Daí, vem um usuário PT, contribui, e altera BR para PT. Isto só resultará em brigas desnecessárias, na minha opinião :/ Um pouco de diversidade não faz mal a ninguém - é por isto que gosto da wikipédia ;) Abraços, Leslie Msg 06:24, 22 Julho 2005 (UTC)

Pode ser. Hoje mesmo já passei a tarde a recategorizar os artigos em Categoria:Banda Desenhada. Nessa área me interessa mais assuntos relacionados à DC Comics, vou ver o que posso contribuir nesse sentido. Valeu, --Whooligan 07:43, 24 Julho 2005 (UTC)

Marc Sena, em inglês, ao menos, no significado geo-político anglófono, Lower sempre significa "Inferior" e Higher significa "Superior". Por isto, corrigi o artigo. Abraços, Leslie Msg 05:18, 29 Julho 2005 (UTC)

Além de estar errado na gramática, os portugueses de Portugal também usam os termos Superior e Inferior - bem como a Veja. Aliás, pode ser que seja os russos usem termos diferentes. Mas notei que você mesmo usou, em um de seus artigos sobre parlamentarismo, as palavras Superior e Inferior - só não me lembro qual. Só isto. Boas contribuições. Leslie Msg 05:32, 29 Julho 2005 (UTC)
Calma, não quis te deixar irritado! :) - Se me mostrei arrogante, peço desculpas. Só achei muito estranho - por causa de estar (muito) mal-traduzido. Mas se o termo é usado, não vejo objeções (além da estética) - apesar que eu, sinceramente, nunca vi tal expressão no Brasil (net, Veja, etc, etc). Quanto à Casa dos Comuns do Canadá, fui eu que escrevi o artigo :) Acalme-se - se é que te deixei irrtado - abraços, e boas contribuições. Leslie Msg 05:57, 29 Julho 2005 (UTC)
Só um detalhe, a formatação correta do título na wikipédia, dos artigos, é XXX (YYY), e não XXX, YYY, ok? Moverei por isto, para Tratado de Londres (1604). Por sinal, ótimas contribuições. Obrigado, Leslie Msg 06:01, 29 Julho 2005 (UTC)
Aquele é a BBC Brasil. De qualquer maneira, não sei se disse, se não disse, digo agora: não me importo mais com isto - nas minhas contribuições, usarei Superior e Inferior, que acredito ser mais correto em artigos de política - disse acima que não tenho mais objeções ao uso de alto e baixo - acho estranho, só isto. Mudando de assunto, notei que gostas de quadrinhos, gibis. Parece que a wikipédia lusófona possui um bom número de usuários interessados neste assunto, e vi também seu projeto histórias em quadrinhos, achei que você ficaria interessado em criar um portal especializado para as BD. O que achas? Dê uma olhada em Wikipedia:Portal de arte, como um exemplo. Leslie Msg 05:22, 30 Julho 2005 (UTC)

(Nota: estando em português, que BBC ele esperava que fosse? Aliás a BBC toda é britânica. BBC Brasil é simplesmente o nome da divisão de língua portuguesa do site).

Portal Quadrinhos[editar código-fonte]

Bem, já que pensas assim - nunca custa nada tentar aprender ;) Abraços, Leslie Msg 05:34, 30 Julho 2005 (UTC)

Seria uma boa, mas primeiro eu acho que a gente teria que tocar o projeto de expansão... falta muita coisa ainda (editoras, personagens principais, predefinições, etc). Já que somos só nós dois mesmo na parada, o jeito é dividir as tarefas (você fica com a Marvel, eu a DC, e depois passamos pro resto e daí em diante). Quem sabe então teríamos material suficiente pro portal... O que acha? --Whooligan 23:45, 31 Julho 2005 (UTC)

Marc, fiz algumas alterações na página do Projeto de Expansão. Veja o que mais você sugere lá, que provavelmente amanhã terei tempo de começar a trabalhar nisso. Valeu, --Whooligan 05:41, 5 Agosto 2005 (UTC)

Legal, cheguei a ver. Esses dias estive fazendo Sin City e Graphic novel, faltam algumas coisas também. O Portal até que vai, mas demora ein... --Whooligan 06:00, 5 Agosto 2005 (UTC)


Aí Marc, dá uma olhada nisso:

--Whooligan 17:18, 6 Agosto 2005 (UTC)

Hehe, não, achei os links essa semana em um fórum. Depois me passa o endereço desse outro, não sabia que tinha tanta coisa aí disponível. Valeu,--Whooligan 18:02, 6 Agosto 2005 (UTC)

Beleza, já encontrei os sites. Por enquanto vou terminando de baixar "V de Vingança"... já leu esse? Tava atrás é de "Watchmen", se tu souber por um acaso se tem me avisa.

--Whooligan 19:16, 6 Agosto 2005 (UTC)


Acabei de descobrir o Portal de Quadrinhos da Wiki francesa. É um bom modelo, pelo menos a gente não vai precisar começar do zero quando o projeto estiver mais acabado. E valeu pela dica do emule, tô aqui tentando baixar as revistas mas com net discada é meio difícil... --Whooligan 03:00, 15 Agosto 2005 (UTC)

Usuários -> Wikipedistas[editar código-fonte]

Marc Sena, na Esplanada votaste contra a mudança das designações. O teu voto implica a oficialização da votação por ser contra, quando impede o consentimento geral. Peço-te, encarecidamente, que justifiques a tua posição, pois eu, e muitos, não vemos nada contra, já que o termo agrada a gregos e troianos e a ideia de lançar o assunto foi precisamente de evitar mais uma votação. -- Nuno Tavares 01:42, 17 Agosto 2005 (UTC)

Mais do que nunca sinto sua inclinação favorável em relação ao fair-use. Não costumo convidar as pessoas para participar da nossa campanha (deixo que façam por sí mesmas), mas vim aqui corrigir o que eu havia escrito: "...só lhe digo que se eu pudesse mudaria isso agora, mas não posso...", eu esqueci, estou sim tentando mudar isso e pode demorar anos mas eu vou conseguir! Valeu! -- Marcelo-Silva 23:53, 28 Agosto 2005 (UTC)

Normas de conduta[editar código-fonte]

A Wikipédia não é lugar de discussões polarizadas e ideológicas, por favor as faça num Blog. Por favor leia e assimile:

Desculpe mas devemos pensar em verdades históricas independentemente de opiniões. Uma abraço.Angeloleithold 14:13, 4 Setembro 2005 (UTC)

Atentado do Riocentro[editar código-fonte]

Parabéns pelo trabalho em Atentado do Riocentro! Isso é história que não se aprende na escola! Só gostaria de pedir que você adicionasse algumas fontes ou quem sabe as referências que você usou para criar aquele texto. Boas edições! E2m 02:58, 5 Setembro 2005 (UTC)

Câmara dos Lordes[editar código-fonte]

Não tenho nada contra o artigo, mas veja somente as pesquisas para Câmara dos Lordes e casa dos lordes (no Google). Ao menos, na internet, o termo Casa dos Lordes é sensivelmente mais usado. Além do mais, eu não alterei nada além de adicionar a nomenclatura Casa dos Comuns, que além do mais, é a nomenclatura oficial desta instituição política, segundo a própria Instituição. Por fim, revertestes as alterações feitas da maneira errada, mas como você quis, já reverti as alterações feitas, agora, da maneira certa.Leslie Msg 23:22, 7 Setembro 2005 (UTC)

E como o Ângelo disse acima, a Wikipédia não é lugar de discussões polarizadas e ideológicas. Leslie Msg 23:29, 7 Setembro 2005 (UTC)
Bem, eu não escolho nenhuma das opções. Não sou anti-brasilianista, muito menos um megalômano. Já disse que havia revertido para sua edição, mantendo ambos os nomes (câmara dos lordes/casa dos lordes) na introdução, com Câmara sendo a palavra usada no resto do artigo - e que não fiz nenhuma alteração além dos nomes. Já disse que não tenho nada contra o artigo - são bons seus artigos. Posso ter exagerado ao usar a palavra oficial (por isto, risquei meu comentário acima), mas o termo house, no sentido político (e não apenas ao pé da letra) significa Casa, mas já vimos que ambos tanto os nomes Casa e Câmara são muito usados pela mídia, então não tem mais sentido continuar com a discussão. Obrigado, Leslie Msg 00:49, 8 Setembro 2005 (UTC)

Começa a discussão na Esplanada. Até podes começar a votação aí. Se houver algum sítio mais próprio, alguém mudará a votação para sítio próprio. Espero que eu não seja o feliz contemplado pela deposição! Ehehe... Manuel Anastácio 23:44, 7 Setembro 2005 (UTC)

Ehehe. Eu só posso dizer calma! Não se exaltem... Sim, eu sei que isto é discurso chato e barato... Mas depois de tanta gente a dizer que eu tinha o sangue demasiado quente, faz bem dizer estas coisas... Faz bem ao ego... :) Manuel Anastácio 00:45, 8 Setembro 2005 (UTC)

Tens razão. Por isto, agora, eu estou calando minha boca :) Leslie Msg 00:51, 8 Setembro 2005 (UTC)

Imagens em 3D[editar código-fonte]

Citação: Marc Sena escreveu: «Aí, Gervásio. Agora que aceitaram sua imagem do Tex era uma boa se alguém no Commons fizesse uma predefinição do tipo "Essa imagem por ser uma reprodução 3d não viola copyright". Eu carreguei uma imagem semelhante do Homem-Aranha e eles apagaram, por iso eu armazenei localmente aqui na wikipédia. Tentei falar com o Mshwindelin que acho que é administrador lá mas não tive retorno, e com o gaf saindo do cargo não soube a quem recorrer. Falou.» Marc, desculpe não ter podido responder antes, estou na fase final de um projeto pessoal e tenho tido o tempo tomado ultimamente com meu trabalho e com o projeto. Como já tem mais de um mês esta tua mensagem, não sei como ficou a questão de lá para cá, poderias me por a par como está? De posse da tua resposta, tentarei interceder junto aos gestores do Commons da viabilidade desta tag que te referes. Abraços, --Gervásio Santana de Freitas 14:19, 17 Setembro 2005 (UTC)

Ok, aguardarei por enquanto então. Ponha-me a par de como ficar esta questão. Seria uma derrota para nós o veto às imagens 3D, por coincidência, nesta semana o artigo do Tex foi destacado, detalhe, com uma imagem 3D de uma revista da minha própria coleção. Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas 17:22, 19 Setembro 2005 (UTC)

Olá Marc. Quando colocasse a predef {{vote}}, estava me convidado para uma votação ou era só um lembrete para ficar atento à Esplanada? Até, Slade | | WP:PT: 1 123 310 artigos 01:07, 18 Setembro 2005 (UTC)

Então tá. A propósito, estou pensando em iniciar uma votação para decidir o melhor domínio para os portais: Wikipedia ou Portal... Slade | | WP:PT: 1 123 310 artigos 01:24, 18 Setembro 2005 (UTC)

Marc sena, a questão toda não é ter uma versão em "pt-br", mas o modo como isso foi feito. Inclusive foi proposta amudança dos domínios "usuário" e "usuário discussão" para "utilizador" e "utilizador discussão". O arquivo "pt" deveria respeitar ambas (ou melhor, todas) variantes do português. Eu acho que poderíamos ter um arquivo "pt", de contrução conjunta, um "pt-br" e um "pt-pt". Contudo, o arquivo "pt" deve ser neutr, no sentido de que as traduções corretas em alguma variante fossem respeitadas. --E2m 19:59, 18 Setembro 2005 (UTC)

Esvaziar páginas[editar código-fonte]

Marc, as páginas não devem ser esvaziadas como fez em Adalberto Wodianer Marcondes. Ou propõe o título para {{tl|apagar}} (caso o título não possa ser aproveitado) ou marca o artigo como {{VDA}}, {{impróprio}} ou {{lixo}}. Bom trabalho. -- Nuno Tavares 04:38, 29 Setembro 2005 (UTC)

Perseguição[editar código-fonte]

Marc, eu não pretendo persegui-lo só porque acho censurável a forma como você se irrita com o facto de eu gostar de conhecer melhor as diferenças entre a forma de falar do Brasil e de Portugal. Eu não pretendo modificar a forma de falar dos brasileiros, assim como espero que você não queira modificar a forma como eu falo. Aquela sua última mensagem, que não recebeu comentários da minha parte porque se resumia num enorme ódio da sua parte em relação a mim (e não compreendo esse ódio, juro), fez-me ter medo de que, se voltasse a comentar determinadas "aberrações linguísticas" (e repare que na verdade, uso a palavra aberração de uma forma mais solta e menos pejorativa do que pensa) eu tê-lo-ia a si, de novo, a chamar-me de xenófobo, estúpido, narcisista, autoritário ou sei-lá-o-quê (que foi o que você me chamou nessa mesma mensagem - quem tem olhos na cara verá o mesmo que eu). O interessante é vê-lo tão furioso comigo. Eu fico a pensar: mas que mal é que eu lhe fiz? A sério: que mal é que eu lhe fiz? Por exemplo, aquele seu comentário, a ridicularizar-me: Então tudo isso é pra conhecer o português daqui? Que casta curiosa de estudioso. Te imagino numa aula de de línguas. "Ah, isso se diz 'hatred'? Que horrível! E isso é 'thorn'? Que aberração das piores! Mude isso professor!" - é uma forma de ridicularizar bastante insultuosa porque, acima de tudo, não tem qualquer analogia com aquilo que se estava a discutir - é o ridículo pelo ridículo e que só tem como objectivo classificar-me como uma pessoa estúpida que não gosta de determinadas palavras e quer impor aquilo que bem lhe apetece. Vai negar isso? Eu já lhe disse que apenas queria saber como é que se fala aí, sim. Sem o objectivo de modificar a forma como falam (aliás: o objectivo é outro: é, pelo contrário, para preservar as expressões brasileiras na wikipédia que, de outra forma, poderiam ser eliminadas por ignorância minha ou de outras pessoas que, ao contrário de mim, nem sequer se dão ao trabalho de saber o quer que seja sobre os outros - e ainda para defender a variante brasileira da forma desregrada como alguns brasileiros a usam). Aliás, passo a vida a reverter mudanças br-pt para o br original. Há palavras, usadas em Portugal, que ditas no Brasil, soam mal aos vossos ouvidos. Assim é, que você mesmo usa e reusa um tipo de retórica onde abundam passagens como "(...)que um dia ainda acabam mudando pra de Brasil" - essa frase demonstra um certo nacionalismo da sua parte que eu não condeno, mas que demonstra o seu orgulho na forma brasileira de falar. Ora, eu tenho direito a ter orgulho na forma como a língua de Camões, Pessoa e Sophia é usada aqui na wikipédia. E reconheço a minha ignorância a respeito da forma como se fala no Brasil (e nem falo da forma como se falará em África!). Eu leio um texto do Gaf, por exemplo, que escreve num português do Brasil escorreito, limpo e elegante e não encontro por lá quaisquer aberrações... E não creio que seja porque o Gaf dá o braço a torcer e fala como os Portugas - não! É porque ele fala Português! Eu falo português e gosto de aprender. Se você considera que estas discussões (a que também se dedicaram os grandes linguístas daqui e daí, como Antonio Houaiss e outros) são conversas de comadres, você está, acima de tudo, a insultar todos aqueles que querem alargar o conhecimento mútuo das variantes que enriquecem a língua portuguesa. Manuel Anastácio 03:36, 13 Novembro 2005 (UTC)

Convenção de nomenclatura[editar código-fonte]

Citação: Marc Sena, em Wikipedia Discussão:Convenção de nomenclatura/Categorias por país escreveu: «Ué, cadê aquele papo de tornar a "mecânica" do site o mais nêutra possível? E que uma coisa era a mecânica e outra respeitar as diferenças? Onde tava esse papo de "aceitarmos as diferenças" quando você propôs a mudança de Categoria Usuários para Categoria Wikipedista? E lá vamos nós de novo nos atermos ao gosto de usuários sobre que palavras são ou não "aberrações das piores". (A mudança "usuários -> wikipedistas" foi aprovada por "consenso". Vamos ver se o pessoal vai se manter coeso com o que achava naquela época.)»

Marc Sena, não compreendi nada da sua mensagem, a começar pela relação com 1) o tópico da discussão e 2) aquilo que eu disse. Se quiser esclarecer, sem ironias e com boa educação, tudo bem. Se for para (tentar) me chatear, nem se dê ao trabalho de responder. -- Nuno Tavares 14:47, 27 Novembro 2005 (UTC)

Eu propus a alteração de "usuários" para "wikipedistas" mas não de "usuários de XXX" para "wikipedistas - XXX", tipo telegrama. Em relação à ausência de votação para essa questão, fica agora claro que o seu objectivo era dar trabalho. Se bem me recordo, você foi o único a votar contra, e percebe-se agora para quê. O resto do parágrafo parece-me ridículo (inadequado?) q.b. para sequer comentar. Mas leia: se lhe faz tanta comichão, podemos voltar atrás e oficializar a votação... pode começar, eu assino no local devido. Mediante o resultado, eu encarregar-me-ei de assegurar que permaneça a categoria aprovada. -- Nuno Tavares 03:39, 28 Novembro 2005 (UTC)

É verdade que escrevi isso. Mas depois pensei melhor, e o teu voto não impediria o consentimento geral - talvez tenha ficado esse esclarecimento, mas pensei que fosse óbvio. Se tentavas insinuar que fui eu que iniciei esta discussão, então posso acabá-la também, tenho mais que fazer. Por mim, podes reagir à vontade: cria a votação que eu voto logo a seguir. É que apontar o dedo é fácil, sabes.... -- Nuno Tavares 04:05, 28 Novembro 2005 (UTC)

Marc, sem querer entrar em discussões sobre aberrações, venho apenas pedir o teu auxílio para esclarecer uma frase que escreveste no artigo acima referido: "Logo depois, doze monopólios reais foram extintos por decreto real e algumas sanções adicionais podiam ser notadas nas cortes da lei comum." Creio que esta frase é um pouco obscura para a maioria dos leitores - falas em sanções adicionais (adicionais ao quê?) - e o que são as cortes da lei comum? Só encontro essa expressão neste artigo e noutro, na internet, que resulta de uma tradução automática - será que te referes aos "tribunais ordinários" ou "tribunais civis"? Mesmo nesse caso, continuo a não perceber o significado da frase... Manuel Anastácio 15:00, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Olha, entretanto, descobri que um dos autores do artigo em inglês já fez alterações no artigo /http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Elizabeth_I_of_England&diff=next&oldid=26755674) e retirou essa menção aos courts of common-law (na verdade, são apenas tribunais comuns ou civis). Quanto aos "adicionais", eu percebi que era em relação às restrições aos monopólios. Mas isso não clarifica nada. Por mim, fazia-se a limpeza à frase e deixava-a como está actualmente no artigo da wiki em inglês. Manuel Anastácio 15:54, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Marc Sena, perdão pelo mal-entendido, não quero criar mais confusão. Eu não o chamei de cínico, muito pelo contrário, a marcação <cínico></cínico> era uma brincadeira dizendo que eu estava sendo cínico com aquela observação. Mas bem, ela não ia levar a lado nenhum mesmo, e por isso risquei. De resto, volto-lhe a pedir para relaxar, especialmente nos seus comentários. Isto é suposto ser divertido, as pessoas não vêm aqui nem para ser ofendidas nem (pelo menos era assim, no início) para ofenderem. Bom trabalho, -- Nuno Tavares 21:51, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Marc, não é pergunta idiota, não. Pode perguntar à vontade. Quanto à resposta, transcrevo aqui um trecho da página WP:A:

Reverter páginas rapidamente. Quando um administrador olha para as contribuições de um utilizador, aparece uma ligação parecida com [voltar] – ao lado das edições que estão no topo da história de edição. Um clique nessa ligação reverte para a última edição não feita por esse utilizador, com um sumário de edição de (Revertido para a última edição por X), e marca a mudança como mudança menor.

Mas se você quiser reverter, também pode. Só dá um pouco mais de trabalho. É só ir ao histórico do artigo, selecionar a última alteração que você precisa, juntamente com a anterior à essa e editar. Ao salvar, a wiki vai passar a considerar essa como a última. Não sei se fui muito claro. Mas qualquer dúvida, fique à vontade para me avisar. Abraço, Indech::alô? 22:12, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Já agora, li a tua mensagem na página do Indech. Vê isto, também na documentação: Wikipedia:Reversão -- Nuno Tavares 22:18, 4 Dezembro 2005 (UTC)

Olá Marc Sena, me consta ser o mesmo Jarbas Passarinho ok? Pode ser que eu esteja errado, mas não creio. http://www.amazonpress.com.br/entrevista/dedoc/entr13072001.htm Todavia se não for, por favor me avise, pois não tenho conhecimento de um homônimo do dito cujo. Um abraço. Ângelo.

Oi Marc, agora com um pouco mais de tempo, estou vendo com amigos com mais precisão para te passar a informação correta, ok?

Abração. Ângelo.Angeloleithold 23:46, 8 Dezembro 2005 (UTC)

Só para avisar que alguém (creio eu, que brasileiro) contesta o seu "Elizabete" - dizendo quem em bom português do Brasil é Elisabete. Veja em Discussão:Elizabeth I de Inglaterra. Manuel Anastácio 22:49, 17 Dezembro 2005 (UTC)