Usuário(a) Discussão:Raimundo57br/discussão11/Lacouture

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A RETURN TO THE GOSPEL: THE LACOUTURE RETREAT AND AMERICAN CATHOLIC REVIVALISM, 1931-1985 - Jack Downey

p 254

(ascetismo cristão)

https://fr.wikipedia.org/wiki/On%C3%A9sime_Lacouture

Onésime Lacouture foi um padre jesuíta canadense que deu início ao um movimento baseado em padrões éticos maximalistas e pureza espiritual.

Nasceu no dia 13 de abril de 1881, em St-Ours-surle-Richelieu, localidade situada a cerca de quarenta e cinco milhas a nordeste de Montreal (Canadá), faleceu em 1951. Era filho do segundo casamento de seu pai, que teve, ao todo, 21 filhos, sendo Onésime, o penúltimo a nascer, naquela família que observava rigorosamente os preceitos da Igreja Católica.

Quando tinha seis anos de idade, emigrou, juntamente com sua família para o nordeste dos Estados Unidos, primeiramente para Woonsocket (Rhode Island) e, um ano mais tarde, para onde, atualmente, é Wayland (Massachusetts), nos arredores de Boston.

Sua vivência dos Estados Unidos o expôs a um ambiente social secularizado que mais tarde serviria de contraste para sua doutrina radical de auto-abnegação e revivalismo espiritual.

Em 1900, após concluir o ensino médio, voltou para Québec, onde, em 1902, ingressou na Companhia de Jesus, como seminarista. Após seus estudos de filosofia em Poughkeepsie (Estado de Nova Iorque), solicitou um cargo de professor na recém-inaugurada Universidade Sophia em Tóquio (Japão), uma instituição fundada e dirigida pelos jesuítas[1]. No entanto, seu pedido foi rejeitado por seu provincial, que o enviou para uma missão em uma aldeia remota no oeste do Alasca, habitada por inuits (esquimós), povo que seria elogiado por Lacouture devido ao seu modo simples de vida. Nesse local isolado, meditaria e teria uma profunda experiência experiência mística por meio da prática dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola.

No dia 31 de julho de 1916, foi ordenado e, depois disso, serviu como capelão militar, como diretor do Colégio São Bonifácio, em Manitoba, antes de ser designado para atuar nas proximidades de Montreal, onde começou a dar conferências espirituais para as Irmãs de Santa Ana.

No dia 13 de abril de 1931, dirigiu seu primeiro retiro espiritual destinado ao clero. Seus retiros eram uma versão dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, reduzidos para uma semana.

Nos oito anos seguintes, dirigiu diversos retiros. Em tais tais retiros, com base em meditações sobre o sofrimento de Jesus Cristo, pregava o desprendimento das riquezas materiais (ascetismo cristão) para que se pudesse servir melhor a Deus. Dentre as principais características dos retiros que dirigia, podem-se mencionar:

Foi muito popular, especialmente entre os seminaristas, mas era visto com desconfiança pelo clero moderado e pelas autoridades da Igreja.

Dentre os participantes de seus retiros, destacam-se:

  • Padre John Hugo, que passou a participar ativamente de diversos retiros, fazendo com que esses encontros passassem a encorajar seus integrantes a praticar diversas ações em favor dos mais pobres;
  • Dorothy Day, líder do Movimento dos Trabalhadores Católicos, que participou em de mais de vinte ocasiões, e considerava que Lacouture tivera grande influência em seu desenvolvimento espiritual;
  • Peter Maurin, outro líder do Movimento dos Trabalhadores Católicos;

Sua reputação como um pregador do Evangelho atraiu seminaristas e clérigos entusiasmados de todas as províncias e dos Estados Unidos, mas também levou à sua censura e posterior "exílio" ao sul da fronteira do Canadá.

Conflitos com os superiores[editar código-fonte]

Em 9 de novembro de 1931, Adélard Dugré, o novo Superior Provincial dos jesuítas no Baixo Canadá, enviou uma carta diplomática, na qual:

  1. Solicitou um cumprimento mais estreito dos Exercícios Espirituais no modo proposto do Santo Inácio de Loyola;
  2. Criticou o excessivo rigor contra aqueles que ainda não tinha renunciado à sua natureza humana para fazer uma opção mais determinada pela santidade.

Por outro lado, os religiosos que apreciavam os retiros liderados por Lacouture, fizeram com que a procura por tais retiros se elevasse, tornando-o um pregador de retiros de bastante sucesso.

Dois anos após a primeira carta, Dugré escreveu uma nova carta, solicitando uma suavização da retórica.

A situação se agravou a partir de setembro de 1937, quando Emile Papillon, que sucedeu Dugré, como Superior Provincial dos jesuítas no Baixo Canadá, adotou um tom mais incisivo contra a conduta de Lacouture. Desse modo, em novembro de 1941, Lacouture já estava:

  • transferido para a Califórnia; e
  • impedido de pregar em retiros, de exercer funções sacerdotais e de fazer circular suas doutrinas por qualquer meio.

[2] [3].

[4][5].

93

  1. Jesuit Tradition of Sophia University -- For the Greater Glory of God, em inglês, acesso em
  2. A RETURN TO THE GOSPEL: THE LACOUTURE RETREAT AND AMERICAN CATHOLIC REVIVALISM, 1931-1985 - Jack Downey.
  3. In coelestibus: The Spiritual Combat of Onésime Lacouture, S.J., em inglês, acesso em 14/11/2020.
  4. CEDI - Centro Ecumênico de Documentação e Informação, acesso em 10/01/2020.
  5. FERMENTO DA MASSA ECUMENISMO EM TEMPOS DE DITADURA MILITAR NO BRASIL, 1962-1982, acesso em 13/01/2020.