Usuário(a) Discussão:Raimundo57br/discussão11/feudalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joseph A. Tainter: The Collapse of Complex Societies. Ähnlich argumentiert auch Max Weber und Gerald Gunderson: Economic Change and the Demise of the Roman Empire. In: Explorations in Economic History

/Colonato

Feudalismo - https://de.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%BChmittelalter - Antiguidade Tardia - Crise do terceiro século - Migrações dos povos bárbaros - Expansão islâmica Tema (distrito bizantino) Comitatense Comitato Limítanes - Diocleciano - Édito de Tolerância de Galério - Prefeito do pretório - Mestre dos soldados - Federados (Roma Antiga) - Colônia (Roma Antiga) - Queda do Império Romano do Ocidente - Travessia do Reno

A partir de 382, ​​cada vez mais acordos contratuais (foedera) foram feitos entre o governo imperial romano e grupos como os visigodos, que resultaram no assentamento desses guerreiros em território romano. A partir de 395, unidades de combate formadas por povos federados foram usadas com uma frequência crescente nos conflitos internos que assolaram o Império Romano do Ocidente.

Os francos também se estabeleceram em terras do Império Romano do Ocidente e, como federados, assumiram tarefas como a proteção das fronteiras no nordeste da Gália.

Depois disto, quando, em 406, vândalos e suevos atravessaram o Rio Reno, e ingressaram no território do Império Romano do Ocidente, um possível colapso da ordem administrativa romana na Europa tornou-se aparente pela primeira vez na Gália.

Em 378, o Império Romano sofreu uma importante derrota na Batalha de Adrianópolis, essa grande perda de soldados fez com que o Império Romano ficasse mais dependentes dos federados.

ImperadorTeodósio I , portanto, talvez tenha concluído um foedus com os visigodos em outubro de 382. Este contrato com os godos, cujos termos exatos não são claros, se existiram, presumivelmente previa o assentamento dos godos na Trácia ; mas o território permaneceu romano. Os godos, que já haviam se submetido aos romanos, deveriam reconhecer o imperador como supremo, mas permaneceram autônomos e não se tornaram cidadãos romanos; Em caso de guerra, eles tinham que servir ao imperador sob seus próprios líderes, mas estavam sob o comando supremo romano e recebiam uma annona relativamente alta por seu serviço militar . De acordo com pesquisadores como Ralf Scharf, no entanto, um foedus não ocorreu em 382com os visigodos, já que eles haviam se submetido anteriormente e Roma não concluiu foedera com tal dediticii ; Scharf e outros supõem que os primeiros antigos foederati foram godos e hunos que foram recrutados por Teodósio I como mercenários em 394.