Usuário:CaiusSPQR/Wikipédia:Desambiguação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há um tópico primário?[editar | editar código-fonte]

Embora uma palavra, nome, ou frase possa referir-se a mais de um tópico, às vezes um destes tópicos podem ser identificados como o tópico primário do termo. Espera-se que este seja o tópico a que o termo leve, servindo como o título do (ou um redirecionamento ao) artigo relevante. Se nenhum tópico primário existir, então espera-se que o termo seja o título de uma página de desambiguação (ou redirecione a uma página de desambiguação na qual mais de um termo é desambiguado).

Por mais que a Wikipédia não tenha um único critério para definir um tópico primário, dois aspetos principais que editoras(es) podem comummente considerar são estes:

  • Um tópico é primário para um termo com respeito ao uso se é altamente provável — muito mais provável que qualquer outro tópico sozinho, e mais provável que todos os outros tópicos combinados — que seja o tópico buscado quando um(a) leitor(a) pesquisa esse termo.
  • Um tópico é primário para um termo com respeito ao significado de longo prazo se tem notabilidade e valor educacional duradouros substancialmente maior que qualquer outro tópico associado a esse termo.

Na maioria dos casos, o tópico que é primário com respeito ao uso também é primário com respeito ao significado de longo prazo; em muitos outros casos, somente um sentido de primazia é relevante. Em alguns casos, há algum conflito entre um tópico de uso primário e um de significado de longo prazo primário. Em tal caso, o consenso pode ser útil em determinar que tópico, se houver, é o tópico primário.

Determinando um tópico primário[editar | editar código-fonte]

Não há regras absolutas para determinar se um tópico existe e o que é; decisões são feitas por discussão entre editoras(es), normalmente como um resultado de um pedido de moção. Ferramentas que podem ajudar a apoiar a determinação de um tópico primário numa discussão (mas não são considerados fatores determinantes absolutos, devido à falta de fiabilidade, viés potencial, e outras razões) incluem:

Alguns princípios gerais para determinar um tópico primário incluem:

  • Apesar do significado de longo prazo ser um fator, idade histórica não é determinante.
  • Ser a fonte original de um nome também não é determinante. A cidade São Paulo, Brasil é o tópico primário para São Paulo, não o apóstolo de quem derivou seu nome.
  • Um tópico primário pode ter relevância principal para um grupo específico de pessoas (por exemplo, como o nome de um sítio local, ou software), mas não ser o significado principal entre o público geral. Um(a) biólogo(a) pode ler a palavra "cultura" e imediatamente pensar em cultivo de micróbios, mas o sentido de comportamento social e normas em sociedades humanas é ainda o tópico primário.

Não "o que vem primeiro à (sua) mente"[editar | editar código-fonte]

Talvez o critério mais comummente rejeitado seja que o tópico primário deveria somente pertencer ao que "vem primeiro à mente". Este argumento é inevitavelmente contaminado por antecedentes pessoais, localização, vieses, etnicidade, e outros aspectos da vida de cada pessoa, mas estamos a construir uma enciclopédia que é incontaminada por viés sistêmico. O tópico primário é portanto determinado sem consideração à (por exemplo) origem nacional, se houver, do artigo ou artigos em questão.

Porque muitos tópicos na Wikipédia são mais interessantes ou pertinentes a grupos particulares, um critério a evitar é o que "vem primeiro à mente". Uma pessoa que trabalha com computadores pode pensar primeiro em um tipo de malware quando a palavra vírus é mencionada, mas o tópico principal pertence ao agente biológico que se infeta dentro de células vivas de um(a) hospedeira, que é muito mais notável e cujo artigo é lido com muito mais frequência. O que vem primeiro à sua mente quando ouve a palavra "coluna"? Pode ser uma seção no jornal ou uma estrutura corporal dos vertebrados, mas o tópico primário pertence ao elemento arquitetônico que existe desde a Antiguidade.

Espera-se que também sejam consideradas correspondências de título parciais. Por exemplo, Cidade de Nova Iorque é muito mais notável que a cidade britânica da qual obteve seu nome. Contudo, visto que fontes raramente usam um "Iorque" não qualificado para referir-se a "Nova Iorque", Iorque ainda hospeda um artigo sobre a cidade britânica, e nenhuma sugestão para alterar isso seria levada em consideração pela comunidade.

Contudo, o tópico que vem primeiro à mente é, muitas vezes, realmente adequado como o tópico primário. Anne Hathaway, como um dos exemplos incontáveis, leva o(a) leitor(a) à página da estrela de filmes americana dos dias atuais, não ao artigo sobre a esposa de William Shakespeare. Mas em nenhum caso "o que primeiro vem à mente" a qualquer pessoa particular tem muita relevância, seja positiva ou negativa, sobre qual tópico, se houver, é realmente o tópico primário.

Redirecionando a um tópico primário[editar | editar código-fonte]

O título do artigo de tópico primário pode ser diferente do termo ambíguo. Isto pode acontecer quando o tópico é primário para mais de um termo, quando o artigo cobre um escopo temático mais amplo, ou quando é titulado diferentemente de acordo com as convenções de nomenclatura. Quando este é o caso, aconselha-se que o termo redirecione ao artigo (ou a uma secção dele). O fato de um artigo ter um título diferente não é um fator para determinar se um tópico é primário. Por exemplo, o tópico primário para o termo de pesquisa "Einstein" é o físico, mas o título de artigo é Albert Einstein. Aqui Einstein redireciona a Albert Einstein, e uma hatnote então linka a Einstein (desambiguação).

Tópico primário quando uma página de desambiguação lista somente um artigo existente por esse nome[editar | editar código-fonte]

Quando uma página de desambiguação lista somente um artigo existente por esse nome (todos os outros artigos sugeridos têm links vermelhos), as regras normais para tópico primário ainda são aplicadas. O artigo existente não é automaticamente o tópico primário nem há automaticamente nenhum tópico primário. Então:

  • Se o artigo com o link azul é o tópico primário, ele deve ser a página de pouso primária (possivelmente via um #Redirecionando a um tópico primário). Espera-se que a página de desambiguação esteja numa página com o qualificador (desambiguação).
  • Se não há tópico primário, então a página de desambiguação devia ser a página de pouso primária.
  • Nas raras ocasiões em que um artigo com um link vermelho seria o tópico primário, a situação é tratada como se não houvesse tópico primário até que o artigo de link vermelho seja escrito.

Por favor, note que qualquer entrada com um link vermelho deve ainda ter um link azul a um artigo que cobre o tópico de link vermelho.

Página de desambiguação ou hatnotes?[editar | editar código-fonte]

Como discutido acima, se um termo ambíguo não tiver nenhum tópico primário, então esse termo precisa levar a uma página de desambiguação. Em outras palavras, onde não há um tópico primário, a página de desambiguação é posta no nome de base.

Se uma página de desambiguação é necessária, mas um dos outros tópicos é de interesse particular, então pode ser apropriado linkar a ele explicitamente assim como linkar à página de desambiguação.

Nenhum tópico primário[editar | editar código-fonte]

Se há múltiplos tópicos (mesmo só dois) a qual um dado título possa referir, mas pelos critérios em Há um tópico primário? não há um tópico primário, então é recomendado que o nome de base leve o(a) leitor(a) à página de desambiguação para o termo. Por exemplo, Wu é uma página de desambiguação para uma região da China e um grupo de línguas siníticas que podem ser encontradas na enciclopédia:

Wu pode referir-se a:
  • Wu (região) (吳; ), uma região aproximadamente correspondente ao território de Wuyue
  • Chinês Wu (吴语; 吳語), um subgrupo de línguas chinesas agora faladas na região Wu

Tópico primário com somente um outro tópico[editar | editar código-fonte]

Se há um tópico primário localizado no nome de base, então a pergunta surge quanto a criar uma página de desambiguação, ou meramente linkar a todos os significados de um hatnote no artigo de tópico primário.

Se há somente dois tópicos a qual um dado título pode referir-se, e um é o tópico primário, então uma página de desambiguação não é necessária — é suficiente usar uma hatnote no artigo de tópico primário, que aponta ao outro artigo. (Isto significa que leitoras(es) a procurar pelo segundo tópico são poupadas(os) do passo navegacional extra de ir para a página de desambiguação.)

Se uma página de desambiguação não se parecer necessária porque há somente dois tópicos para o título ambíguo e um deles é o tópico primário, mas poderia razoavelmente haver outros tópicos ambíguos com o título na Wikipédia agora ou no futuro, uma hatnote pode ser usada para linkar à uma página de desambiguação (além de ou em vez de um link diretamente para o outro artigo).

Por exemplo, não é necessária uma página de desambiguação para o nome "Obra de arte", haja vista que o artigo Obra de arte linka para o outro significado Obra de arte (engenharia) com uma hatnote. Porém, se mais links de desambiguação pudessem ser adicionados, seria útil expandir a hatnote com um link para uma página de desambiguação.

Tópico primário com dois ou mais outros tópicos[editar | editar código-fonte]

Se há dois ou três outros tópicos, ainda é possível usar uma hatnote que lista os outros tópicos explicitamente, mas se isso exigir muito texto (aproximadamente, se a hatnote se estender bem além de uma linha em uma página padrão), então é melhor criar uma página de desambiguação e o termo redirecionar somente a ela.

Variantes de grafia diferentes[editar | editar código-fonte]

Se os títulos de dois artigos diferem somente em maiúsculas e minúsculas ou na separação ou não separação de componentes, recomenda-se que os artigos contenham uma hatnote a linkar a um ao outro, como em Música moderna e Música Moderna.

Correspondências de títulos parciais[editar | editar código-fonte]

Uma página de desambiguação não é um índice de pesquisa. Não adicione um link que meramente contém parte do título da página ou um link que inclui o título da página em um nome próprio mais longo, onde não existe risco significativo de confusão entre eles. Por exemplo, a Catedral São Sebastião não está incluída em Catedral (desambiguação) porque pessoas fora de Leopoldina, Minas Gerais não a identificariam prontamente como a "Catedral", e incluir todas as catedrais no mundo na página de desambiguação não é prático (embora Lista de catedrais do Brasil exista). Adicione um link somente se o assunto do artigo (ou daí o subtópico relevante) puder ser plausivelmente referido essencialmente pelo mesmo nome que o termo desambiguado em um contexto suficientemente genérico — independentemente do título do artigo. Por exemplo, o artigo Rio Mississippi não poderia, de forma viável, ser titulado Mississippi, pois esse nome é usado pelo artigo do estado dos EUA, mas está incluído em Mississippi (desambiguação) porque é frequentemente chamado de "o Mississippi".

Nomes de lugares são geralmente divididos entre uma parte específica e genérica: "Carolina do Norte" (onde "Carolina" é a específica, e "Norte" é a parte genérica). Outros genéricos comuns são pontos de bússola, superior/inferior, antigo/novo, grande/pequeno, etc. É totalmente apropriado incluir nomes de lugares em páginas de desambiguação com o título específico (Carolina do Norte está corretamente listada em Carolina); mas apenas excepcionalmente no título genérico (não esperamos ver a Carolina do Norte em Norte (desambiguação), assim como não esperamos ver o Rio Mississippi em Rio (desambiguação)).

Em vez de listar correspondências de títulos parciais, considere adicionar as predefinições {{lookfrom}} ou {{intitle}} na seção "Ver também", que têm links para todos os artigos que começam com ou contêm um termo específico, respectivamente.

Listas de nomes em páginas de desambiguação[editar | editar código-fonte]

Para evitar que páginas de desambiguação fiquem muito longas, artigos sobre pessoas devem ser listados na página de desambiguação para seu primeiro nome ou nome de família somente se eles forem razoavelmente bem conhecidos por ela. Esperamos razoavelmente ver Mahatma Gandhi em Gandhi (desambiguação), mas poucas fontes referem-se à política Sonia Gandhi por um "Gandhi" não-qualificado. O consenso entre editoras(es) determina se um artigo deve ser listado na página de desambiguação.