Usuário:Juan90264/Tutorial/Edição

Esta é uma versão em áudio do artigo. Clique aqui para ouvi-lo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Introdução Criar conta Edição Formatação Ligações internas Referências Ligações externas 
 Discussão A reter Domínios Projetos relacionados Tópicos avançados Regras simplificadas 

Editar é a parte mais divertida da Wikipédia! Logo abaixo terá uma visão geral do processo de edição, se procura um guia completo veja o nosso Guia de edição.

Editar artigos[editar | editar código-fonte]

Botão Editar
Todo editor também tem também a sua página de testes pessoal, veja o vídeo acima e saiba como acessa-la

Vamos começar por uma das tarefas mais básicas de um wíki: editar páginas. Aqui na Wikipédia isso se faz mediante o separador "Editar" (no topo da página). Abra, outra janela ou aba, na Página de testes, escolha uma página que esteja Página de testes livre Livre e clique no separador "Editar", ou acesse a sua página de testes pessoal seguindo as instruções citadas no vídeo à direita.

Verá então o seu conteúdo. Uma parte será texto, outra parte pode não entender, por enquanto, especialmente. Escreva qualquer coisa, e clique no botão "Publicar alterações". Viu como é fácil editar? Pode fazer isto com qualquer página! Já agora, repare no separador "Ver histórico". Note, na página de testes, que a sua alteração ficou armazenada. Aproveite e compare as diferenças.

Mais detalhes acerca da edição podem ser consultados em Como editar uma página.

Previsão de edição[editar | editar código-fonte]

Para o editor poder confirmar o resultado da sua edição, existe o botão Mostrar previsão disponível. Assim, torna-se possível testar a nossa intervenção antes de submetê-la. Verá, a seu tempo, que errar é muito frequente e é boa política não fazer muitas pequenas alterações, já que aumenta o histórico desnecessariamente. Usuários experientes também utilizam o botão Mostrar previsão. Pressione o botão quantas vezes desejar para verificar como ficarão as alterações feitas.

Um dos erros mais frequentes é corrigir os interlinks, que falaremos mais adiante, pelo que este botão é especialmente útil. Não se esqueça, porém, de ir gravando as suas alterações. É muito frequente um editor carregar no botão, seguir por outras páginas (talvez para confirmar os interlinks) e fechar a janela de edição sem ter salvo as alterações, portanto vá salvando-as aos poucos. Um parágrafo de cada vez é uma boa política.

Nota: se lhe acontecer de a edição não ficar gravada, mas ter-se deslocado para outras páginas, utilize o botão de retroceder do seu navegador e confirme então as suas alterações.

Sumário[editar | editar código-fonte]

Área do sumário de edição quando se edita uma página

Em cada caixa de edição existe uma pequena linha chamada de resumo ou sumário onde deverá inscrever um resumo das alterações que acabou de fazer. Este sumário irá aparecer no histórico da página que nas mudanças recentes. Costuma-se assumir que existe sempre alguém de olho posto nesta página em busca de alterações inadvertidas e incorretas (também conhecido como vandalismo); se a sua alteração for identificada, é meio caminho andado para confiarem no seu trabalho.

Mostrar alterações[editar | editar código-fonte]

Se quiser rever as alterações feitas antes de salvar pressione o botão Mostrar alterações.

Publicar edição[editar | editar código-fonte]

Quando estiver satisfeito com a sua edição, pressione Publicar alterações.

Vídeo resumo[editar | editar código-fonte]

Ouça o artigo (info)

Sound-icon.svg
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 27.01.2010 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda).
O vídeo acima, mostra como se editar, realizar uma previsão e salvar através do editor de código-fonte, no separador "Editar código-fonte" (no topo da página)

Características de um artigo[editar | editar código-fonte]

Um artigo da Wikipédia deve conter, além de um título bem concebido e o conteúdo que deseja inserir, as seguintes partes:

  1. Os interlinks ou ligações internas;
  2. As referências; e
  3. A(s) categoria(s);

Todas elas serão expostas nos artigos seguintes deste tutorial.

Pratique o que aprendeu na página de testes