Usuário:Marcelo Abreu Gomes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vila Nova (Conceição de Macabu)[editar | editar código-fonte]

Vila Nova é o segundo maior bairro da cidade fluminense de Conceição de Macabu[1].

Toponímia e História do bairro Vila Nova[editar | editar código-fonte]

Vila Nova, bairro de Conceição de Macabu em 1945.

Quando Conceição de Macabu era conhecida informalmente como Vila de Macabu, surgiu, no ano de 1923, uma residência construída pelo senhor José Maria Daumas, que logo foi seguida pela construção de muitas outras casas e pontos comerciais. Formou-se então uma pequena vila, que cresceu e foi chamada de Vila Nova, dando origem ao nome do bairro.Formalmente, foi no ano de 1927, o prefeito de Macaé (Conceição de Macabu era distrito desse município) ordenou uma nova delimitação da área urbana do então 5° distrito, Conceição de Macabu. Chamado a opinar quanto ao nome do bairro que se formava, o Sr. José Maria Daumas, batizou-o oficialmente de Vila Nova[1].

Até a década de 20 do século XX, o atual bairro da Vila Nova era constituído de propriedades rurais servidas pela Estrada Geral de Cantagalo (construída em 1842). Além das propriedades rurais, havia uma estalagem, que servia aos tropeiros desde o século XIX. Muitos chamavam a Vila Nova de “Arrabalde da Estalagem”, sendo esse portanto, seu primeiro nome[2].

O bairro é subdividido em Chácara de Santana, Morro da Biquinha, Subida do Malibu, Campo do Rio Branco e Inferninho (Rua XV de Março).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • ABC de Macabu - Dicionário de Topônimos. Marcelo Abreu Gomes. 2ª Edição. Conceição de Macabu: AsM Editora, 2019. Consultado em: https://issuu.com/marcelo15002/docs/abc_de_macabu
  • GOMES, Marcelo Abreu. Macabu - a história até 1900. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 1997.
  • GOMES, Marcelo Abreu. Geografia Física de Conceição de Macabu. Conceição de Macabu. Gráfica e Editora Poema, 1998.

Referências[editar | editar código-fonte]


  1. a b GOMES, Marcelo Abreu. ABC de Macabu – Dicionário de Topônimos e Curiosidades. Conceição de Macabu: ASM Editora, 2019.p.269.
  2. GOMES, Marcelo Abreu. Macabu - a história até 1900. Conceição de Macabu. Gráfica Macuco, 1997.p.165.