Saltar para o conteúdo

Usuário:Miguelferreiraraposo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Profeta Morbus
Profeta Morbus

Profeta Morbus
Informação geral
Origem Ponta Delgada
País Portugal
Gênero(s) Rock, Metal, metal industrial, Eletrônica, Hardcore techno, Industrial, Electropunk
Período em atividade 2020-
Integrantes Morbus, Shaitan, Lucius e Siren
Página oficial https://www.instagram.com/profetamorbus, https://www.tiktok.com/@profetamorbus, https://www.facebook.com/profetamorbus

Profeta Morbus é uma banda portuguesa formada em Ponta Delgada, em Janeiro de 2020. É formada por Morbus, Shaitan, Lucius e Siren. A casta familiar provém de lugares desconhecidos, de um tempo indefinido e não se sabe onde começou, nem onde terminará.

Velhos escritos emaranhados, mergulhados numa consciência profunda - quase infinita -, são centrifugados numa sonoridade única, com batidas obscuras aliadas a um rock/metal industrial com nuances de techno e electro

História[editar | editar código-fonte]

Shaitan, Morbus e Siren

Vagueia por caminhos paralelos ao mundo lógico, procurando as vicissitudes universais e o rasto radioativo deixado por sociedades decadentes.

A arte lírica e de composição é trabalhada num mundo paralelo, mas trazido à realidade para que seja contemplada por aqueles que se sentem críticos e criticados.

Profeta Morbus produz excessos invulgares no seu laboratório digital. Sons elétricos que penetram nas cavidades mais profundas, acorrentados às histórias inevitavelmente impopulares: Fórmulas musicais matemáticas e provas escritas forenses que dão corpo ao profeta. É aqui que tudo culmina.

Profeta Morbus

A sua componente misteriosa e ambígua, aliada a uma poderosa composição eletrónica, coloca Profeta Morbus num nível subliminar no mundo da poesia/música.

Com recurso a temas provocadores e sensíveis, aborda os aspetos e características mais negativos e imprevisíveis das sociedades modernas, sem esquecer o indivíduo e a sua autodestruição. Fá-lo de uma forma lírica com traços obscuros adornados de melancolia.

Colocar este projeto dentro de alguma categoria ou subgénero musical é, no mínimo, desafiante. A inspiração e criatividade buscam nas entranhas da sua composição e traduzem-se numa explosão de sonoridades: uma mescla entre o rock, o metal, e a música industrial. Um som electro metálico compacto que ressoa declamações profundas, convidando o ouvinte à curiosidade.

Membros[editar | editar código-fonte]

Profeta Morbus faz-se rodear por outros cúmplices nesta vasta atmosfera criativa. Ele, o que exorta a mensagem, que é o cenário visual dos curiosos, e que produz as sonoridades e o eco dos insatisfeitos, recebe a confiança de outros três.

Siren

Shaitan reveste-se como a máquina. Uma força destruidora, todavia, melódica e melancólica. É o feitor de Profeta Morbus, o que dança nas cordas e habita no subconsciente de cada individualidade.

Lucius é o intelectual batedor de terreno fértil. O observador social da nova era. É o escrivão de Profeta Morbus e quem dissemina a opinião analítica. Personagem solitária que se deixou absorver pela poesia.

As operações sociais ocultas de Profeta Morbus permanecerão em mistério, guardadas com pertinácia e o rigor de Siren, a chefe do gabinete oculto. É onde tudo se decide.

Nova fase da profecia[editar | editar código-fonte]

Shaitan

Como é que viveu esta coisa maldita? Esta atmosfera com vida que renega o progenitor e rasga as trevas para incendiar os nossos corações de escravidão. É este o manifesto que perdurou na primeira fase. O estádio um da abnegação, do sofrimento, da clausura e do engano. Déspotas que nos veem. Ecrãs que nos controlam. São como provérbios moribundos e histórias de salvação. Os tiranos que nos vendem a sua Reza como manifestos da verdade. Mas tudo agora está perdido, completamente destruído.

Uma diferente harmonia, rasgada e desapegada de subterfúgios, irá surgir e manifestar-se ao alcance de um ouvido. As cordas de Shaitan, desde 2024, distorcidas e sem afeto, vão dar corpo a uma nova mensagem. Será a nova fase.


Discografia[editar | editar código-fonte]

Sacrilégio EP[editar | editar código-fonte]

Sacrilégio 2021

A 25 de Dezembro de 2021 é lançado nas plataformas de streaming ao EP Sacrilégio.

  1. A Reza
  2. (des)humano
  3. A Privação


EP produzido, misturado e masterizado por Miguel Raposo.



Sanguessuga Single 2024[editar | editar código-fonte]

Sanguessuga 2024

A 31 de Janeiro de 2024 é lançado nas plataformas de streaming e no youtube o videoclipe de sanguessuga. Tema que conta com o contributo de Zeca Medeiros.

Produzido, misturado e masterizado por Miguel Raposo.