Usuário:PauloEduardo/Aos novatos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neste pequeno guia será explicado, mais detalhadamente, os erros cometidos pelos novos editores na criação de páginas que foram posteriormente eliminadas. Para mais informações, por favor, clique nos links azuis de cada parte deste tutorial. Eles lhe darão uma informação muito mais detalhada do que foi dito. Além disso, redirecionam para as políticas oficiais da Wikipédia. Esta página não é uma política oficial. Ela é um tutorial feito por mim (Paulo Eduardo) com o objetivo de auxiliar usuários novos do projeto.

Página eliminada[editar | editar código-fonte]

Quando você cria uma página, ela está sujeita, a qualquer momento, a ser eliminada. Se for seu caso, pode estar se perguntando: "Por que minha página foi eliminada?" e/ou "Onde foi que eu errei?". Bem, existem vários motivos que levam uma página a ser eliminada. As páginas da Wikipédia são eliminadas por eliminadores e administradores após terem sido marcadas para eliminação, tanto por usuários fora quanto dentro desses grupos. Diferente do que alguns possam pensar, esses usuários não são funcionários. Não são pagos para eliminar. São pessoas comuns de todos os gêneros e idades que dedicam parte do seu tempo no projeto voluntariamente. São pessoas de boas intenções que estão zelando pelo bom funcionamento da Wikipédia. Portanto, não seja mal educado. No outro lado, porém, essas pessoas também não têm o direito de serem mal educadas com você. Se algum usuário veterano foi mal educado, certamente ele não é a pessoa mais apropriada para ajudá-lo.

Se a página que criou foi eliminada, primeiramente não se altere. Não há por que: qualquer página eliminada pode ser visualizada e restaurada por esses grupos de usuários a qualquer momento. Todos nós estamos aqui para ajudar a desenvolver um projeto melhor. Quando se cria uma página, ela precisa cumprir com as regras do projeto. Se ela foi eliminada, muito provavelmente que a página não cumpria com essas regras. Nunca recrie uma página eliminada com o mesmo conteúdo. Ela será eliminada novamente e as chances do seu criador ser bloqueado por insistência é alta. Insistir não ajuda: atrapalha. Tente entender por que ela foi eliminada.

Veja abaixo algumas das políticas mais importantes para criação de páginas:

A Wikipédia não é sobre tudo...[editar | editar código-fonte]

...existem assuntos que ela nunca abordará. Para isso, existem os critérios de notoriedade. Esses critérios são simplesmente um dos mais importantes para a criação de uma página. A página que criou deve cumprir com esses critérios. Se não cumprir, infelizmente, não como mantê-la na Wikipédia, mesmo que seja de seu interesse colaborar com isso. O erro de muitos usuários novos é entender que não há como manter o artigo porque ele não é notório para a Wikipédia. Esses critérios não são subjetivos; foram escolhidos pela comunidade após árduas discussões.

É necessário também fontes fiáveis e independentes que comprovem que o assunto cumpre os critérios de notoriedade.

Erros comuns[editar | editar código-fonte]

  • Você criou uma página de usuário (clique aqui para vê-la) de maneira inadequada - Páginas de usuário não servem para escrever artigos enciclopédicos, mesmo que seja sobre você. Ela deve ser uma breve descrição de seus interesses de colaboração no projeto, não devendo conter assuntos fora do mesmo;
  • Artigo duplicado - Já procurou saber se já existe alguma página que fala sobre o assunto que quer abordar?;
  • A página está em formato publicitário, propagandístico, ou de qualquer natureza parcial - É fortemente desencorajado editar artigos cujo o tema envolva-o diretamente. Assegure-se de que a página contenha somente texto enciclopédico. Ou seja, evite criar páginas que falem de você, a empresa onde você trabalha, dentre outros;
  • Você copiou o conteúdo de outro local - Isso não é permitido, escreva o texto com suas próprias palavras;
  • Você não terminou o artigo - Artigos devem ser salvos quando terminados. Se ainda não o terminou, você pode utilizar sua própria página de testes, mas não o salve no domínio principal, nem em sua página de usuário;
  • Não é enciclopédico - Talvez o conteúdo que tenha inserido não seja enciclopédico. A Wikipédia é uma enciclopédia. Não deve conter definições de dicionário, receitas de bolo, notícias de jornal e nem nada do tipo. Veja também: O que a Wikipédia não é.
  • Não recrie o artigo com o mesmo conteúdo ou similar - Ele será apagado mesmo assim. Também não remova a marcação de eliminação; ambas as ações são consideradas grosseiras e podem levar ao bloqueio de sua conta e/ou endereço de IP. Procure dialogar com quem marcou sua página para eliminação e/ou quem a eliminou. Certamente ela não cumpriu com alguma regra do projeto.
  • E o mais importante: compreenda a situação - Sabemos que você pode se sentir injustiçado ou irritado ao ver seu artigo eliminado após um árduo trabalho. Por isso, é muito importante procurar se informar das políticas do projeto antes de criar um artigo, já que, como dito anteriormente, nem tudo pode ficar na Wikipédia. Tente compreender o funcionamento do projeto e como seus colaboradores voluntários trabalham para mantê-lo em boas condições. Nenhum membro do projeto recebe salário ou qualquer tipo de recompensa pelo serviço prestado à Wikipédia. As regras foram criadas para permitir o máximo conteúdo de qualidade aos leitores, assim como ordem e organização no projeto. As doações vão em sua totalidade para a parte de manutenção do projeto, com a compra de servidores e pagamento de funcionários de manutenção que não estão sequer relacionados com o conteúdo prestado.

Estas são as políticas gerais para conhecimento básico do por que uma página foi eliminada. Caso a página cumpra com todos esses critérios, comunique um eliminador/administrador para analisar o caso. Ele irá analisar o caso e restaurar a página se for o correto a se fazer. Caso contrário, ele irá expôr os motivos para negar sua solicitação. Adicionalmente, caso queira ver o conteúdo eliminado, qualquer eliminador/administrador pode fazer isso para você, e enviar este conteúdo pelo meio que ele(a) considerar adequado. Se ainda restam-lhe dúvidas, sinta-se livre para enviar uma mensagem para um usuário experiente. Coloco-me à disposição. Boa sorte!