Usuário:Pressi/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Inocência Manoel
Pressi/Testes
Nascimento 2 de agosto de 1953 (70 anos)
Alvorada do sul, PR
Nacionalidade Brasil brasileira
Filho(a)(s) Alexandre Manoel Nascimento Aroza
Alma mater Faculdade de letras - Universidade Estadual Paulista – UNESP
Ocupação Co-fundadora e chief marketing da Inoar Brasil, fundadora do projeto social Beleza Solidária, presidente da OMEF – Organização Mundial de Empreendedorismo Feminino

Inocência Manoel (Alvorada do sul, 02 de agosto de 1953) - A mulher que revolucionou o mercado da beleza no Brasil. Co-Fundadora e Chief Marketing da Inoar , fundadora do projeto social Beleza Solidária, cursou a Faculdade de Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP e é graduada em Teologia pela Igreja Batista de São Paulo. Presidente da OBME de São Paulo, é autora das publicações Desvendando os Segredos do Argan (2012)[1] e coleção Manual dos Cabelos (2013)[2]. Atua como palestrante nacional e internacional e detém os títulos de Dama Comendadora e Baronesa[3], pela Câmara Brasileira de Cultura, e Embaixadora da Paz[4], pela Associação das Mulheres pela Paz Mundial – Women’s Federation for World Peace –, uma ONG internacional reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas cujo principal objetivo é incentivar as mulheres a trabalhar mais ativamente na promoção da paz em suas comunidades e sociedade.

[5] Biografia[editar | editar código-fonte]

Inocência Manoel iniciou sua trajetória profissional aos 13 anos de idade, na cidade de Assis, no interior de São Paulo. Nesta época andava bastante insatisfeita com seu cabelo (que tinha de 5 a 7 texturas diferentes) e, principalmente, com as alternativas que havia para cuidar dele. Perto de sua casa, havia um salão de beleza, o Salão da Nilta, onde foi pedir emprego. Ali varria o chão, comprava lanches para o pessoal, ajudava a segurar grampos enquanto os profissionais faziam os penteados.

Pegava todos os fios de cabelos que caíam dos cortes e levava para sua casa. Separava por cor, por textura e começou a trabalhar nas primeiras amostras de produtos. Fazia testes nas mechas e em seu cabelo.

Aos 25 anos de idade, se mudou para a cidade de São Paulo, decidida a trabalhar no maior salão de beleza da América Latina, o Shirley Cabeleireiro. Os melhores profissionais do Brasil passaram por lá, e aquilo tudo era um verdadeiro laboratório.

Foram três anos de aprendizado, quando decidiu que era hora de ter seu negócio. Abriu um salão na Alameda Tietê, o Biba Cabeleireiro. Por conta dos preços dos produtos da época, começou a fazer tratamentos capilares. No Biba, atendia muitas clientes que pediam encomendas dos seus cremes, que à época eram blends de produtos que comprava e misturava para chegar a melhores resultados. Elas indicavam amigas, que indicavam para outras amigas. Ela embalava tudo e colocava uma etiqueta com o nome "Inô". Seus produtos chegaram a chamar a atenção do renomado Alexandre de Paris, que elogiou os resultados.

Anos depois, se mudou para um salão no Real Parque, quando a escova japonesa, direcionada para a elite, ficou famosa. Muito cara, conseguiu contratipar sua fórmula. Fiz suas próprias misturas e acabou dando certo. Gastava seu dinheiro comprando matérias-primas. Começou a fazer novos estudos para aprimorar ainda mais o produto, que tinha resultados muito superiores a qualquer outro produto do mercado. Vendia para pequenos salões de bairro e dava treinamentos sobre os protocolos de uso.

Nesta época, seu filho, Alexandre Nascimento Manoel Aroza, foi para a Argentina estudar medicina e ao mesmo tempo se tornou representante de cosméticos. Ele veio ao Brasil e começou a vender o meus produtos pela internet. O sucesso foi tamanho, que Alexandre abandonou a faculdade de medicina na Argentina para juntos fundar a Inoar Cosméticos.

Foi nesta época que fizeram o primeiro anúncio da Inoar Cosméticos. Como não tínham verba alguma para a publicidade, ela mesma posou como modelo, com seus cabelos tratados com o produto. Essa foto circulou bom tempo nas revistas especializadas em banners e materiais de treinamento dos primeiros produtos.

Logo as encomendas começaram a chegar. Ela sempre foi focada no desenvolvimento, criação e marketing. Alexandre fazia a parte financeira, administrativa e as entregas.

"Nós procuramos sempre sair sempre na frente, por isso estamos sempre em contínua pesquisa para saber as demandas do mercado. A Inoar tem um jeito que é só dela de fazer negócios e me orgulho muito disso. Não houve um modelo para a gente, pelo contrário: nós nos tornamos modelo para muitas empresas que vieram depois. Hoje a empresa, em um novo momento, segue com a criação e o desenvolvimento de produtos, levando a nossa marca e o nosso jeito único para todo o Brasil e mais de 45 países." Diz Inocência Manoel.

Referências

  1. «Inocência Manoel lança o livro Desvendando os Segredos do Argan». Hair Brasil. 14 de maio de 2012. Consultado em 13 de setembro de 2022 
  2. «Lançamento da Coleção Manual dos Cabelos da assisense Inocência Manoel é sucesso». Assis City. 5 de novembro de 2013. Consultado em 13 de setembro de 2022 
  3. «Câmara Brasileira de Cultura homenageia Inocência Manoel com Título de "Dama Comendadora" por ações do Beleza Solidária». Assis City. 23 de setembro de 2014. Consultado em 13 de setembro de 2022 
  4. «Embaixadora da Paz, Inocência Manoel fala da importância da vontade para mudar o mundo». Assis City. 7 de setembro de 2014. Consultado em 13 de setembro de 2022 
  5. «Inocência Manoel, a Alquimista dos cabelos». Exame. 6 de agosto de 2021. Consultado em 13 de setembro de 2022