Ir para o conteúdo

Assis (São Paulo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Assis
Município do Brasil
Vista parcial da Avenida Rui Barbosa em 2021
Vista parcial da Avenida Rui Barbosa em 2021
Vista parcial da Avenida Rui Barbosa em 2021
Hino
Lema Deo et terræ matri
"Deus e a mãe terra"
Gentílico assisense
Localização
Localização de Assis em São Paulo
Localização de Assis em São Paulo
Localização de Assis em São Paulo
Assis está localizado em: Brasil
Assis
Localização de Assis no Brasil
Mapa
Mapa de Assis
Coordenadas 22° 39′ 43″ S, 50° 24′ 43″ O
País Brasil
Unidade federativa São Paulo
Municípios limítrofes Norte: Lutécia
Sul: Cândido Mota e Tarumã
Leste: Platina e Echaporã
Oeste: Paraguaçu Paulista e Maracaí.[1]
Distância até a capital 434 km[2]
História
Fundação 1 de julho de 1905 (120 anos)
Emancipação 20 de dezembro de 1917 (108 anos)
- de Platina
Administração
Prefeito(a) Telma Spera (PL, 2025–2028)
Características geográficas
Área total [3] 460,609 km²
População total (Estimativa IBGE/2024[4]) 104 642 hab.
 • Posição SP: 76º
Densidade 227,2 hab./km²
Clima Tropical com estação seca (Aw)
Altitude 546 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
CEP 19800-000
Indicadores
IDH (PNUD/2010[6]) 0,805 muito alto
Gini (2003) 0.42[5]
PIB (SEADE/2017[7]) R$ 3 303,948 mil
PIB per capita (IBGE/2021[8]) R$ 38 598,78
Sítio www.assis.sp.gov.br (Prefeitura)
www.assis.sp.leg.br (Câmara)

Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Pertence à Região Geográfica Imediata de Assis e Região Geográfica Intermediária de Marília, localiza-se a oeste da capital do estado, distante 434 km da capital estadual[2] e abriga uma população total estimada de 104 642 habitantes (Censo IBGE/2024)[4][9] em seus pouco mais de 462 km².

É o município de sua Região Geográfica Imediatária, além de ser a terceira da Região Intermediária de Marília, atrás de Ourinhos e Marília, além disso ocupa a posição de 77º maior município do estado (estimativa IBGE/2020), situa-se a 22º 39' 42" de latitude sul e 50º 24' 44" de longitude oeste. A sede tem uma temperatura média anual de 21,37 °C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo uma zona de transição de vegetação e solo, diferenciando-se da região, possuindo uma coloração avermelhada porém arenoso.

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) segundo a ONU é de 0,805, considerado como elevado em relação ao do estado, em 28º lugar entre cidades de maior IDH do país.[10]

Para a FIRJAN em 2014, o município estava em 190º a nível nacional e em 49º segundo a FGV em 2012[11], ficou com o 237º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todos os municípios brasileiros em 2014 e no estado ficou na 72º posição.[12]

Também em uma pesquisa do Pnud, o município estava entre as 25 melhores cidades do estado para se viver[13] e a no 90º lugar entre as melhores cidades para realizar investimentos em 2019 segundo a UrbanSystems.[14][15]

Assis foi emancipada de Campos Novos do Paranapanema na década de 1910. A sua etimologia é que o seu nome é uma referência ao Capitão Assis, que explorou as terras da região.

O município é formado apenas por sua sede - desde a emancipação de Tarumã na década de 90.[16]

Assis é conhecida pelo seu título de Cidade Fraternal e pelos cursos de graduação da Unesp de Assis, a FEMA e Unip.[17]

Além disso, é uma polarizadora regional de desenvolvimento servindo de referência para os municípios da Região de Assis, de alguns municípios das regiões de Ourinhos, Marília e do Norte do Paraná por seu comércio, serviços, referência cultural, esportiva, tecnológica e científica que fazem com que Assis ostente o título de Capital do Paranapanema.

Topônimo

[editar | editar código]

O nome Assis, o qual o município é conhecido hoje, era originalmente Acis e foi batizada assim em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Acis Nogueira. Assis teve sua grafia alterada por força do decreto-lei estadual nº 14334, de 30/11/1944.

História

[editar | editar código]

Antecedentes históricos e doação de terras (até 1914)

[editar | editar código]

A origem do povoado remonta a viajantes como José Teodoro de Souza, que explorou a região a partir de Botucatu.[18][19] A cidade se formou efetivamente após a doação de terras de fazendeiros da região, em especial o "Capitão Assis", para a Igreja. O povoado foi crescendo no entorno desta capela (atual Catedral de Assis), criando o Patrimônio do Assiz.

Até então, o desenvolvimento era a passos pequenos. Assis era um pequeno povoado, secundário em relação aos antigos polos regionais da época, como Campos Novos do Paranapanema, Platina e Conceição do Monte Alegre (atual distrito de Paraguaçu Paulista).

Chegada da ferrovia e crescimento (1914 - 1930)

[editar | editar código]
Linha férrea em 2014 com trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana

O desenvolvimento de Assis foi impulsionado pela chegada da linha férrea da Estrada de Ferro Sorocabana em 1914.[16] A Estação de Assis tornou-se um importante eixo ferroviário, trazendo consigo os ferroviários e fazendo o comércio local crescer, passando a atender a região e também o Norte do Paraná, que ainda estava sendo desbravado.

A ferrovia mudou o eixo urbano da cidade. O centro, antes localizado próximo à atual Casa de Taipa e à Catedral (Rua Capitão Assis), deslocou-se para a "Rua da Estação". Este novo eixo foi planejado por Lars Swesson[20] para ligar a antiga capela até a Estação de Assis.

Em 3 de março de 1923, este logradouro foi reinaugurado como Avenida Rui Barbosa, em homenagem ao jurista,[21] concentrando o comércio e os edifícios no seu entorno. Um código de posturas de 1918 já marcava o planejamento das vias centrais no padrão "tabuleiro de xadrez".[22]

O crescimento rápido levou à autonomia político-administrativa: Assis tornou-se Distrito de Paz em 1915[23] e foi elevada à Comarca em 1918.[24]

Com isso, recebeu instituições como: Delegacia de Polícia, Grupo Escolar, Fórum, Diocese de Assis, Santa Casa de Misericórdia, Seminário e Bispado

Em 1926, a Sorocabana instalou em Assis a segunda maior oficina de vagões do interior do estado, atrás apenas de Botucatu, com capacidade para 100 locomotivas e empregando 400 ferroviários para reparos.[24]

Nos anos 1920, o mapa territorial também mudou, com a emancipação do município de Cândido Mota e a criação do distrito de Tarumã.


Expansão estatal (1930 - 1970)

[editar | editar código]

No início da década de 30, o município participou da Revolução Constitucionalista, tendo ocorrido diversos atentados ao município, principalmente em seu centro comercial e oficinas da Sorocabana, como uma explosão de dinamites, tendo ocorrido a morte de três ferroviários.[25]

No período entre 1930 e 1970, a criação de bancos, correios, hospitais, escolas e a universidade passaram a sustentar a economia do município de forma paralela à agricultura e à nascente indústria. Na década de 1940, a cidade recebeu a instalação da Escola Normal de Assis; seu prédio original hoje abriga a EE Carlos Alberto de Oliveira, mas ela seria desmembrada para a criação do Instituto de Educação de Assis (atual EE Clybas Pinto Ferraz).

Em 1941, foi instalada a primeira estação de rádio AM, a Rádio Difusora, após uma mobilização de famílias e empresários locais.[26]

Em 1944 é criado o distrito de Florinea.

O município também participou da Segunda Guerra Mundial[27], tendo um monumento em homenagem aos combatentes na Praça Arlindo Luz. Esta década também marcou o declínio da cultura do café na região, devido ao clima instável, levando à migração dessa cultura para o Norte do Paraná.[25]

A Escola Artesanal de 1951 tornou-se Escola Industrial e, por fim, a Etec Pedro D'Arcádia Neto.

Os anos 1950 foram decisivos para consolidar Assis como o principal município do Vale do Paranapanema, superando Santa Cruz do Rio Pardo. O período foi marcado por inaugurações importantes:

  • A Escola Artesanal na Vila Xavier (1951), que se tornaria a Etec Pedro D'Arcádia Neto;
  • A implantação da quarta divisão da Estrada de Ferro Sorocabana;
  • A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, embrião da Unesp local;
  • A Cervejaria Malta (1956), conhecida por suas cervejas e pela linha de refrigerantes Cristalina;[28][29]
  • O Mercado Modelo Municipal (1957), que abrigou a primeira loja em formato de supermercado da rede Avenida na cidade.[30]

Em 1953, Florinea, então distrito de Assis é emancipada.

Em 1956, a cidade sediou o Congresso Ruralista Brasileiro, com a presença de Jânio Quadros, Juscelino Kubitschek e Moisés Lupion, evento documentado em um vídeo histórico restaurado pelo Clube de Cinema Exílio.[31]

Apesar do progresso, problemas ambientais decorrentes da má ocupação do solo já eram evidentes nos anos 1950, notadamente duas grandes erosões: uma aos fundos da Catedral e outra na Vila Operária.[32] A primeira foi contida com galerias, mas a segunda se expandiu.

Um plano de 1951, proposto por Amarílio Ribeiro, sugeria a criação de um parque no local. No entanto, foram necessárias décadas de obras de engenharia para conter a erosão, e o local só foi inaugurado no final dos anos 1990 como Parque "Buracão".[33][34][35][36]

Vista do Centro de Assis no alto da Avenida Rui Barbosa em 1960.

A década de 1960 viu a criação do Ginásio Estadual de Assis (atual EE Ernani Rodrigues) na Vila Xavier (1960)[37] e do Hospital Psiquiátrico (1961).[38] Neste ano também surgiu o primeiro prédio de seis pavimentos, o Santa Rosa Pallace Hotel. O município possuía leis de incentivo à verticalização desde 1948, que isentavam de impostos edifícios com mais andares.[39][40][41][42] Apesar disso, a verticalização demoraria para ganhar tração.

Alguns projetos criados por lei estadual, como a Faculdade de Farmácia e Odontologia (1962)[43] e um Conservatório Dramático e Musical (1963)[44], nunca foram implantados por desavenças políticas.[45]

Com o início do Regime Militar de 1964, o município perdeu importância política. Diversos cidadãos sofreram repressão, sendo Helenira Rezende[46] e o político de oposição José Santili Sobrinho[47] os casos mais conhecidos, além de estudantes da Faculdade de Filosofia e trabalhadores da Estrada de Ferro Sorocabana.[48][49]

Mesmo assim, a cidade cresceu de 32 mil habitantes (anos 1950) para quase 60 mil (início dos anos 1970).

A Avenida Dom Antonio foi criada para integrar a área urbana ao câmpus da universidade e dar acesso às rodovias SP-270, SP-333 e SP-284.

A indústria de cana-de-açúcar também surgiu com a Usina Nova América em Tarumã, então distrito de Assis.[50]

No final da década, Assis passou a receber sinal de televisão com repetidoras da TV Coroados (Londrina) e, mais tarde, da TV Tibagi (Apucarana).[51]

Em julho de 1969, a linha férrea foi eletrificada, e em 1971, a Estrada de Ferro Sorocabana foi incorporada pela FEPASA.[52]

Tentativas de diversificação, urbanização e expansão do ensino (1970-1990)

[editar | editar código]
Avenida Floriano Peixoto em 1960, com a nova agência do Banco do Brasil.

O período foi marcado por um esforço de diversificação econômica e pela expansão do perímetro urbano e do ensino superior.

Expansão do Ensino Superior

[editar | editar código]

Na década de 1970, foram criadas a Escola Superior de Educação Física (1970) e a Faculdade de Educação (1971), que anos depois formariam o IEDA (Instituto Educacional de Assis), posteriormente parte da UNIESP, instituição que encerrou suas atividades em Assis no ano de 2024.

Entrada da FEMA na Avenida Getúlio Vargas.

Em 1985, foi criada a FEMA com o propósito de ser uma universidade de interesse regional, uma forma de tentar desenvolver a região e evitar a migração para outros centros com os cursos de matemática e o pioneiro curso de Processamento de Dados.

Industrialização e Diversificação Agrícola

[editar | editar código]

O município já tinha como meta seu desenvolvimento industrial nos anos 1970, contudo, a erosão do "Buracão" da Vila Operária continuava a consumir grandes recursos para sua contenção.[53]

Somente em meados dos anos 1980 houve a criação do Distrito Industrial, chamado de Centro de Desenvolvimento de Assis (CDA I e II).[54][55]

Paralelamente, a economia foi impulsionada pela agroindústria, com a expansão da cultura da soja[56], trigo e cana-de-açúcar pela região.[57] Em 1987, a cidade ganhou uma Estação Experimental para auxiliar nas potencialidades agropecuárias da região.[58]

Urbanização e Verticalização

[editar | editar código]
A Otto Ribeiro, também conhecida como Perimetral e Avenida Marginal do Jacu, saiu do papel nos anos 1980.

O período viu uma grande expansão horizontal com a formação de diversos bairros, como a Vila Prudenciana, Vila Ribeiro, BNH, Progresso, Jardim Europa, Tênis Clube, Assis IV, Parque Universitário e Jardim Morumbi.[59]

Ao mesmo tempo, o município iniciou seu processo de verticalização, com a construção dos primeiros edifícios acima de seis andares:

  • 1975: Edifício da TELESP (9 pavimentos).[60][61]
  • 1977: Edifício Roberto de Mello (9 pavimentos da Melior Construtora), o primeiro de uso totalmente comercial.[62][63]
  • 1981: Edifício do Banco do Brasil (7 pavimentos).[64]
  • 1983: Edifício Burali (13 pavimentos), primeiro grande residencial, da Construtora Melior.[65][66]
  • 1985: Impulsionado pelo Plano Cruzado, o jornal Voz da Terra noticiou um "boom" de lançamentos, incluindo o Edifício Capitão Assis (da Sancarlo), o Carina (nunca construído) da construtora Ribe, o Alvorada (da Melior) e o Riachuelo (atual Assis Plaza Shopping).[67] O Edifício Capitão Assis, lançado neste período, só seria concluído em 1993.[68]
  • 1986: Edifícios San Remo (13 pavimentos, da Motta Engenharia)[69][70] e Residence (13 pavimentos, Melior/Habitat),[71] Edifícios Portinari (14 pavimentos, Melior)[72][73], Florença (16 pavimentos + subsolo, Oto Bolfarini/Ribe Construtora)[74] Assis Center (12 pavimentos, da Melior/Habitat)[75] e Maison de Ville (17 pavimentos planejados mas apenas 15 entregues, da Melior/Habitat)[76]. Todos foram desdobramentos do Plano Cruzado - também foram anunciados edifícios como o Salvador Hernandes (15 pavimentos, Construtora Batista)[77], bem como o Vila Real (12 pavimentos) e o Vila Rica (6 pavimentos) que jamais sairam do papel[78] - sendo que o Vila Rica gerou protestos por moradores do Jardim Europa devido a regras privadas sob o bairro residencial aberto que vedava a construção de edifícios naquela localidade.[79]

Fatos Diversos

[editar | editar código]

Em 1985, o jornal Voz da Terra publicou reportagem confirmando que o cientista nazista Josef Mengele havia se escondido em Assis durante a década de 1970.[80]

Emancipação de Tarumã e desindustrialização (1991 - 2000)

[editar | editar código]

O início da década de 1990 foi marcado por um forte reajuste econômico, impulsionado pela emancipação do distrito de Tarumã (onde grandes indústrias estavam instaladas) e pela crise nacional do Plano Collor.

Choque econômico e rearticulação agrícola

[editar | editar código]

A emancipação de Tarumã fez com que parte da arrecadação de impostos caísse e o município perdesse parte de seu parque industrial, justamente quando o Distrito Industrial (CDA I e II) ainda estava em fase inicial.[81]

Na agricultura, o cultivo de trigo sofreu uma queda brusca em 1991 devido a problemas na plantação; na época, a região era responsável por 90% da produção estadual.[82] Em contrapartida, a produção de álcool cresceu 30% no mesmo ano, consolidando a cana-de-açúcar como a atividade mais importante da região desde então.[83] Com a economia nacional em dificuldades, muitas empresas locais foram levadas à falência, como a Construtora Melior, Mecapel e o Frigorífico Cabral. Algumas franquias também deixaram a cidade, como a Riachuelo.[84]

Grandes Obras e Infraestrutura

[editar | editar código]
Parque Buracão em 2020, inaugurado em 1999.

Apesar da crise, a década teve a conclusão e o início de grandes obras de infraestrutura:

Saúde: Em 21 de setembro de 1991, foi inaugurado o Hospital Regional de Assis. Suas obras haviam sido iniciadas em 1972 pelo Rotary Club local e, após 16 anos, foram entregues ao governo do estado.

Energia e Transportes: Ocorreu a instalação das usinas Canoas I e Canoas II; também foi iniciado o longo processo de duplicação da SP-270 (1990-2003).[85]

Urbanismo: Em 1999, foi inaugurado o Parque Buracão na Vila Operária, resolvendo o problema de erosão que afetava a área desde os anos 1950. Junto com o parque, foi aberto o Museu de Arte Primitiva de Assis.

Declínio Ferroviário: Em contraste, a FEPASA foi concedida à Rumo Logística. O município perdeu os trens de passageiros em 1999 e, posteriormente, o tráfego de trens de carga foi paralisado, embora a linha férrea continue cortando o município.

Expansão do Ensino e Comunicações

[editar | editar código]

Em 1995, foi instalada a TV A Cabo de Assis, empresa que cresceu e, em 2000, formou a Cabonnet, pioneira em serviços de TV e internet na região.[86]

A FEMA expandiu sua atuação:

  • 1996: Instalou o curso de Publicidade e Propaganda.
  • 1998: Implantou os cursos de Administração, Jornalismo, Direito e Química Industrial.
  • 2000: Teve um curso de Secretariado.[87]
  • 2005: Teve um curso em Telecomunicações.[88][89]

Migração para o setor de serviços (2000 - atualidade)

[editar | editar código]

Na primeira década dos anos 2000, o município vivenciou a parcial estabilidade econômica que o Brasil vivia. Em 2003, a duplicação da Raposo Tavares foi concluída no trajeto Assis-Ourinhos, criando uma conexão rápida e segura por meio de uma autoestrada com Ourinhos e implementando pedágios, pondo fim ao chamado "corredor da morte".

Anos 2000: Expansão do Ensino e Serviços

[editar | editar código]

O período foi marcado pela chegada de novas instituições de ensino e pela expansão do comércio:

Ensino Superior:

Universidade Paulista (UNIP), cujo campus foi inaugurado em 2002.

Em 2001, ocorreu o primeiro vestibular da UNIP, que usou a infraestrutura do IEDA até seu campus ser construído pela Duaço.[90]

Em 2002, o campus às margens da Rodovia Raposo Tavares foi inaugurado com diversos cursos.[91]

Paralelamente, houve pressão por novos cursos na UNESP (como Pedagogia, Direito, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Farmácia, Bioquímica e Física ),[92] em meio a rivalidades sobre a instalação do campus de Ourinhos[92] e a proposta de trazer a reitoria da universidade para Assis.[93]

Em 2009, foi instalada uma unidade do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento.



Comércio e Serviços:

A cidade ganhou concessionárias como a Renault Via Norte (2000)[94] e a Fiat Fênix (2001).[95]

A Zona Azul foi instituída no centro (2001).[96]

O Assis Plaza Shopping abrigou uma unidade do Supermercados Pavão, que fechou em 2002 com a falência da rede.[97][98]

O município recebeu seu primeiro fast-food (marca própria do Supermercados Avenida Plus) em 2004,[99] seguido pelo Bob's em 2007.

A chegada do Supermercado Amigão (2007)[100] iniciou uma fase de hipermercados, pressionando o Supermercados Avenida a inaugurar a unidade Max no mesmo ano.[101]

Tecnologia e Mídia:

A FEMA anunciou parceria com a Telefônica para oferecer internet banda larga Speedy (2002).[102] Foi realizada a 1ª Assis Tech (2002), parceria da FEMA com uma loja de informática.[103]

Empresas de tecnologia como PRX e VSM, e de publicidade como NovaMCP[104] e Quest,[105] ganharam relevância nacional.[106][107][108][109]

Urbanização e Fatos Diversos:

A Imprensa Oficial do Município foi aprovada (2001).[110] Iniciaram-se as vendas dos edifícios Saint Tropez[111] e Royal Park (obras retomadas).[112]

Em 2003, novos bairros e condomínios foram criados, como o Residencial D'Ville e o Renascence Residencial, que redefiniu o alto padrão local. O prédio do centro cultural Dona Pimpa foi efetivamente transferido ao município (2002).[113]

A XV FICAR de 2002 destacou o lançamento da cerveja Primus da Schincariol[114] e a apresentação do Fiat Stilo pelo SBT.[115]

Anos 2010: Crescimento, Crise e Retomada

[editar | editar código]
Supermercados Avenida Max, inaugurado em 2007, consolidando a expansão de hipermercados.

A década iniciou com a expansão de redes de varejo, como o São Judas Tadeu Supermercados (2011)[116][117] e o Walmart (2013).[118] Em 2013, a PRX, empresa de tecnologia local, teve parte de sua participação comprada pela TOTVS.

A crise econômica de 2014 no país, essa bolha de crescimento de Assis estourou e investimentos passaram a ser mais raros e em menor grau, como uma redução brutal na construção cívil, na expansão supermercadista e automotiva durante algum tempo.

Ainda assim, aconteceram os lançamentos de residenciais verticais e horizontais, bem como a criação de novos cursos na FEMA tendo o curso de Medicina em meados de 2015 como um dos mais importantes na segunda metade desta década,[119] a criação da Faculdade de Tecnologia de Assis em 2014 e a expansão do ensino superior privado regulado principalmente com faculdades com cursos EADs ou semipresenciais.

Serviços e Indústria: Inauguração do Poupatempo (incorporando a CIRETRAN) em 2012,[120] do Instituto Médico Legal em 2016.[121] A Blat Estruturas Metálicas ganhou o prêmio nacional "Brasil Galvanizado" (2015).[122] Novas concessionárias chegaram, como a Toyota Mirai (2015)[123] e Jeep Way em 2018.[124]


Urbanização e Tecnologia:

A Duaço entregou o residencial Barão (18 pavimentos) em 2016, então o mais alto da cidade.[125]

Em 2017 a Duaço anuncia o empreendimento Residencial Ouro Verde com duas torres de 12 andares[126][127] e a CAS de Paraguaçu Paulista apresenta o Residencial Premium.[128]

No final de 2017 a Construtora Pacaembu entrega o Vila Nova Assis[129] e a Prefeitura abre passagens sob a linha férrea.[130]

A chegada da Webby Telecom (2017) impulsionou a oferta de internet fiber-to-the-home por várias empresas.[131][132][133][134]

Novos Empreendimentos (2018-2019): Foram anunciados o Vila Nova Assis 2 (Pacaembu),[135] o Morumbi Garden (Pilar)[136] e o Solar das Palmeiras (Duaço).[137]

Aplicativos de transporte como Uber (2018)[138] e 99 Pop (2019)[139] começaram a operar. Em 2019, foi criada a Fomenta Vale para estimular a inovação e reter talentos,[140] lançando seu primeiro hackathon no mesmo ano.[141]

Anos 2020: Nova Verticalização e Fatos Recentes

[editar | editar código]

A década de 2020 iniciou-se sob o impacto da Pandemia de COVID-19, que levou à montagem de um hospital de campanha em parceria com a FEMA em maio de 2020.[142] A vacinação começou em janeiro de 2021.[143]

Economia e Varejo:

O Walmart tornou-se Big (2020)[144] e, em 2021, foi anunciado que viraria Maxxi Atacado.[145]

Em junho de 2022, a rede Supermercados Avenida foi vendida para o fundo de investimento Pátria,[146][147] encerrando a história do controle acionário pela família Binato.[148]

Novas lojas como Kalunga (anunciada em 2020),[149] Burger King (2021),[150] The Best Açaí (de Londrina[151]) e da Gelaboca,[152] Pizza Hut (2021),[153] Farmácia Catedral (com drive-thru, 2021),[154] e a primeira loja de games com temática pós apocalíptica do Brasil - a Vozão Games (2021).[155]

Em 2022, foram inauguradas a Autozone, a farmácia Nissei[156], o atacadista Aki Tem[157] e uma unidade do Pão de Açúcar.[158][159]

Em 2023, o Grupo Muffato anunciou uma loja Max Atacadista.[160][161]

A concessionária Ford Renova (inaugurada em 2019)[162] tornou-se Nissan Supra (2021)[163] devido à retração da Ford no país. A loja Swift encerrou atividades (2024).[164]

Em dezembro de 2024, foi anunciada a venda da Cervejaria Malta.[165]

Boom Imobiliário e Urbanização:

A década viu uma explosão de lançamentos imobiliários.

  • 2020: Paulista Garden (Mazzia de Londrina com R$ 85 milhões em investimentos)[166], Loteamento Jardim Sul (Duaço),[167] Terras de Santa Cruz (LBX de Maringá).[168]
  • 2022: Edifício Jardim Europa (ASN de Marília, 23 pavimentos, projetado para ser o novo mais alto, sucedendo o Edifício Paris (2014-2022) e o Barão),[169][170][171] Jardim das Nogueiras (Duaço),[172][173] Bela Vista (Pacaembu)[174] e Jardim Versalhes (ASN).[175][176]
  • 2023: Novo Parque Universitário (Interquali),[177] Residencial Solaris (ASN, 24 pavimentos),[178] Edifício Atacama (Duaço, 25 pavimentos, visando recuperar o posto de mais alto)[179] e Studio Light (Suli/Messen), primeiro do tipo "studio" no centro.[180][181]
  • 2024: Condomínio Alea (casas em wood-frame),[182] Forte Village (LBX, 1º médio padrão da zona norte)[183] e Renascence II (Duaço).[184]

Infraestrutura e Tecnologia:

A FATEC ofertou o curso de Gestão de TI (2020).[185]

A FEMA obteve autorização para o curso de Arquitetura e Urbanismo (2021).[186] A prefeitura instalou câmeras de monitoramento (2020),[187] iniciou a troca da iluminação pública por LED (2021)[188] e obteve licença para regularizar o CDA (2020),[189] aprovando seu asfaltamento e saneamento no fim de 2023.[190][191] Foi anunciado um novo pólo industrial (2021),[192] a implantação do SENAI (2022),[193] a concessão do Aeroporto de Assis (2022)[194] e a cobertura do Tonicão (2022).[195]

A duplicação da SP-333 (Assis-Marília) entrou na reta final (2022)[196] e a TAESA recebeu licença para linhas de transmissão Assis-Ponta Grossa (2023).[197]

A cidade recebeu aval para o 5G em março de 2023.[198]

O projeto do anel viário foi reprovado por questões técnicas (2022),[199][200][201][202] mas a primeira parte do Eixo Sul foi entregue no fim de 2023,[203] e uma passarela foi anunciada pela Entrevias (2023).[204]

A primeira Usina de Geração de Energia com resíduos sólidos do Brasil foi anunciada pelo CIVAP (2022)[205] com obras iniciadas em Palmital (2023).[206]

Em 2025, foi anunciado um Centro de Inovação Tecnológica[207] e o lançamento da startup Compare Games (braço da Vozão Games).[208][209]

Sociedade e Cultura:

A Rádio Difusora migrou para o FM (2024).[210]A FEMA FM mudou sua frequência (2023).[211] A Santa Casa inaugurou uma unidade no Jardim Europa (2023).[212]

Uma unidade da escola Maple Bear foi inaugurada (2023).[213]

Em 2024, foi inaugurado o Parque Colinas-Eldorado[214] e uma unidade do Coren.[215]

Nas eleições de 2024, Telma Spera foi eleita a primeira prefeita da história do município.[216]

No final de 2024, o assassinato de Mateus Bernardo Valim chocou a cidade e teve repercussão nacional.[217][218][219][220]

Em 2025, curtas-metragens com parceria local ("Marmita" e "Veredas") foram premiados na Mostra de Tiradentes, colocando a região em evidência no audiovisual[221][222][223][224], além dele, o longa-metragem Não Nasci para Esta Cidade iniciou suas gravações em novembro[225][226][227]

Geografia

[editar | editar código]

Localiza-se a uma latitude 22º39'42" sul e a uma longitude 50º24'44" oeste, estando a uma altitude de 546 metros, possui uma área de 462,705 km².[228]

Planalto Ondulado Suave.

O clima de Assis é tropical com estação seca, fronteiriço com o clima subtropical úmido.

Segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), desde 1991 a menor temperatura registrada em Assis foi de −3,2 °C em 26 de junho de 1994 e a maior atingiu 40,4 °C em 7 de outubro de 2020. O maior acumulado de chuva em 24 horas chegou aos 138 mm em 8 de janeiro de 2007. Outros acumulados iguais ou superiores a 100 mm foram: 135,1 mm em 20 de junho de 2012, 112,5 mm em 14 de novembro de 1991, 105 mm em 10 de fevereiro de 2000, 104,1 mm em 5 de janeiro de 2019, 100,6 mm em 10 de setembro de 2009, 100,4 mm em 10 de dezembro de 1993 e 100 mm em 20 de abril de 1992.[229]

Dados climatológicos para Assis
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima recorde (°C) 37,3 37 36,6 38 32,6 30,8 34,8 37,1 38,7 40,4 38,7 37,2 40,4
Temperatura máxima média (°C) 29,9 30,1 30,1 28,7 25,3 24,6 25,1 27,4 28,4 29,6 30 30,3 28,3
Temperatura mínima média (°C) 19,2 19,1 18,3 16 12,5 11,2 10,4 11,2 13,8 16,3 17,3 18,6 15,3
Temperatura mínima recorde (°C) 11,2 12,2 11,8 3,6 2,2 −3,2 −3 −0,1 0 7,3 9,4 10,4 −3,2
Precipitação (mm) 238,6 178 129,5 93,7 86,5 63,6 44,1 39 90,5 134 140,1 172,2 1 409,8
Fonte: CIIAGRO-SP (médias climatológicas: 1991-2020;[230][231][232] recordes de temperatura: 01/01/1991-presente)[229]

Hidrografia

[editar | editar código]

A hidrografia do município é pertencente à bacia hidrográfica do Médio Paranapanema - Rio Paranapanema.[228]

  • Capivara
  • Cervo
  • Jacu
  • Pavão
  • Tucuruvi
  • Palmitalzinho
  • Fortuna
  • Matão

O solo do município é arenoso com cor predominante vermelho-escuro que também está presente em toda a região.[233]

Vegetação

[editar | editar código]

Mata atlântica, cerrado[234] e pastagem, no início da primavera pode-se apreciar os leiteiros, típicos desta região repletos de suas pequenas flores brancas, muitas vezes infestando as pastagens. Cada vez mais comum na região são as florestas comerciais de eucaliptos.

Municípios próximos

[editar | editar código]

As distâncias a seguir são em linha reta e não via rodovia. Em destaque para os centros regionais próximos e que exercem influência sob Assis:

Localidades na vizinhança
Localidades na vizinhança
AssisAssis
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Cândido Mota (10 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Andirá (48 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Bandeirantes (50 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Maracaí (26 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Tarumã (19 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Palmital (25 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Echaporã (34 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Marília (70 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Lutécia (40 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Florínea (36 Km)
Localidade com 5.568 habitantes (IBGE: 2010)Londrina (105 Km)

[228]

Arquitetura

[editar | editar código]
Skyline de Assis visto da Avenida Nove de Julho
Skyline de Assis visto da Zona Oeste na Avenida da Integração no Jardim Nossa Senhora de Fátima

Assis possui aproximadamente 69 prédios acima de 4 andares segundo levantamento de usuários do SkyscrapperCity em junho de 2025, sendo que boa parte deles são do final dos anos 2000 e meados dos anos 2010, onde diversas construtoras locais, majoritariamente a Melior e a Duaço ergueram diversos edifícios residenciais de baixo, médio e alto padrão na cidade em praticamente todas as direções da cidade, principalmente após os anos 1980.[235]

O mais antigo edifício da cidade é o Edifício Vieira Dias (1956-1957) [236] e que também foi o primeiro a contar com um elevador, sendo instalado no largo da estação ferroviária e 5 pavimentos, incluindo espaço comercial no térreo e cobertura, tendo como uso original como um edifício comercial.[237]

Segundo dados do O Globo de 2024, o município possuí 5,82% de sua população vivendo em apartamentos contra 1,68% de Ourinhos, por exemplo, condizente com cidades como Arapongas (7,13%), Apucarana (5,76%) e Botucatu (9,71%) que possuem porte similares.[238]

O título de mais alto edifício de Assis pertecence, atualmente, ao Barão que teve o início de suas obras em 2011 e sua entrega em agosto de 2016 pela Construtora Duaço com 18 pavimentos, superando o Capitão Assis de 1993.[239][240][241]

Quando estiver terminado, o Edifício Jardim Europa da construtora ASN com seus 19 pavimentos (+ 2 no subsolo) e um terreo mais elevado que a média irá superar o Barão. Em outubro de 2023, a Duaço anunciou seu novo edifício de alto padrão: o Atacama, que será o sucessor do Barão com seus 25 pavimentos (+ 2 no subsolo) e que será instalado em uma posição privilegiada do município no bairro planejado denominado de Terras de Santo Antônio.[179]

Casa de Taipa em Assis é a edificação mais antiga do município

O município conta com outras edificações importantes e históricas como a Casa de Taipa que foi propriedade de Capitão José de Freitas Garcez, que foi o primeiro escrivão de paz do distrito.

Ela foi edificada entre 1914 e 1915 para abrigar o Cartório de Paz, possui estrutura de madeira, paredes de pau-a-pique e revestimento de argamassa.

Entre 1968 e 1999 foi sede da Sociedades de Estudos do Paranapanema e em 1999 com sua desativação foi transferida a FAC atual Secretaria Municipal de Cultura[242][243][244]

Além da casa de Taipa, também é de destaque a arquitetura da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Assis e o Clube Recreativo sendo ambos dos anos 60[245] que possuem linhas da arquitetura moderna com desenho limpo, sendo que a faculdade utiliza-se de concreto e fachada envidraçada e o clube de uma estrutura em aço e vidro[246] foram projetados por João Walter Toscano. Também pertence ao grupo de edificações com arquitetura moderna a EE Ernani Rodrigues, diversas casas e casarões.

Visão noturna do prédio de Letras da FCLAs

Outras edificações importantes e que definem a arquitetura de Assis são: as Oficinas de Locomotivas de 1926 e possui hoje uma parte de uma incubadora de empresas; o Mercado Modelo Municipal dos anos 60;[247] o Colégio Santa Maria; a EE Carlos Alberto Oliveira; o Paço Municipal; o Museu de Arte Primitiva (MAPA); a Biblioteca Municipal; o Fórum; a sede do DER; o Edifício Assis Center; o estádio do Jairão; a Concha Acústica; a Estação de Assis; a Curia Diocesana; a Primeira Igreja Presbiteriana Independente; a Diocese de Assis; a Basilica São Vicente de Paulo; a Catedral de Assis e também da estatua Capitão Assis instalada no cruzamento entre a Avenida Rui Barbosa e Avenida Dória.

Demografia

[editar | editar código]

Os dados do Censo do IBGE em 2022 afirmam que o município possui 101 409 habitantes.[4]

Crescimento populacional
Censo Pop.
192013 047
194023 70381,7%
195032 95939,0%
196042 66629,5%
197057 22034,1%
198067 35717,7%
199185 39126,8%
200087 2512,2%
201095 1449,0%
2022101 4096,6%
Est. 2024104 6423,2%
1920, 1934, 1940, 1950, 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010

NOTA: - Em 1923 o então Distrito de Cândido Mota é emancipado
- Em 1953 o Distrito de Florínea é emancipado
- Em 1993 o Distrito de Tarumã é emancipado
A população acima leva somada a população urbana e rural da sede e distritos

Fonte: IBGE[248][249][250][251]

O Censo do IBGE, realizado em 2010, fornece os seguintes dados sobre Assis[252]:

População total: 95.144

  • Urbana: 90.991
  • Rural: 4.153
População por sexo
  • Homens: 46.317
  • Mulheres: 48.827

O censo do ano 2010 do IBGE apresenta a seguinte composição etnográfica no município de Assis[253]:

Cor/Raça Porcentagem
Branca 72%
Negra 8%
Parda 18%
Amarela 1%
Sem declaração 1%

Religião

[editar | editar código]
Catedral de Assis.

A maioria da população do município é adepta do catolicismo. Logo em seguida, em número, vêm os evangélicos de diversas orientações. Segue o quadro com as principais denominações religiosas encontradas em Assis, segundo dados do censo 2010 do IBGE:

Religião Porcentagem Número
Católicos 65% 60.865
Protestantes 25% 18.526
Sem religião 5% 3.943
Espíritas 1% 867

Fonte: IBGE 2010 (dados obtidos por meio de pesquisa de autodeclaração).[254]

O Cristianismo se faz presente na cidade da seguinte forma:[255]

Igreja Católica

[editar | editar código]

A igreja é sede da Diocese de Assis.[256]

Igrejas Evangélicas

[editar | editar código]

Política e administração

[editar | editar código]
Paço Municipal
Câmara Municipal

De acordo com a Constituição de 1988, Assis está localizada em uma República federativa presidencialista. Foi inspirada no modelo estadunidense, no entanto, o sistema legal brasileiro segue a tradição romano-germânica do Direito Positivo. A administração municipal se dá pelo poder executivo e pelo poder legislativo.

Antes de 1930 os municípios eram dirigidos pelos presidentes das câmaras municipais, também chamados de agentes executivos ou intendentes. Somente após a Revolução de 1930 é que foram separados os poderes municipais em executivo e legislativo. Nas Eleições de 2020 o candidato re-eleito foi José Fernandes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), ele obteve 56,81% dos votos válidos, o que corresponde a 25.811 dos 71.685 eleitores.[262][263]

Consórcio intermunicipal

[editar | editar código]

Assis é município sede de Região Imediata e do Consórcio Intermunicipal Vale do Paranapanema - CIVAP que congrega 21 municípios, somando aproximadamente 400 mil habitantes, até meados de 2020, o CIVAP era composto por 37 cidades, algumas dentro e outras foras do limite da Região de Assis, sendo as cidades consorciadas Agudos, Assis, Borá, Cândido Mota, Campos Novos Paulista, Cruzália, Duartina, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Florínea, Ibirarema, Iepê, João Ramalho, Lutécia, Lupércio, Manduri, Maracaí, Nantes, Narandiba, Ocauçu, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paulistânia, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Sandovalina, Santa Cruz do Rio Pardo, Taciba e Tarumã.[267]

Subdivisões

[editar | editar código]
  • Alto dos Ipês[268]
  • BNH
  • Centro de Desenvolvimento de Assis I
  • Centro de Desenvolvimento de Assis II
  • Centro de Desenvolvimento de Assis III
  • Centro
  • Cervinho
  • Conjunto Habitacional Assis IV
  • Conjunto Habitacional Nelson Marcondes (Inocoop)
  • Condomínio Residencial Alvorada
  • Condomínio Residencial Aquarius
  • Condomínio Residencial Casablanca
  • Condomínio Residencial Damha I[269]
  • Condomínio Residencial D'Ville
  • Condomínio Residencial Esmeralda Park
  • Condomínio Residencial Monte Carlo
  • Condomínio Residencial Monte Verde
  • Condomínio Residencial Provence[270]
  • Condomínio Residencial Renascence[271]
  • Condomínio Residencial Vale do Sol I
  • Condomínio Residencial Vale do Sol II
  • Condomínio Residencial Viverdi I
  • Condomínio Residencial Viverdi II
  • Jardim 3 Américas I
  • Jardim 3 Américas II
  • Jardim Aeroporto
  • Jardim Alvorada
  • Jardim Amaury
  • Jardim América
  • Jardim Canadá
  • Jardim Eldorado
  • Jardim Europa
  • Jardim Faria
  • Jardim Monte Carlo
  • Jardim Morumbi
  • Jardim Nossa Senhora de Fátima
  • Jardim Olinda
  • Jardim Paraná
  • Jardim Paulista
  • Jardim Rezende
  • Jardim Santa Amélia
  • Jardim Santa Clara
  • Jardim São Nicolau
  • Jardim Sul
  • Jardim Taquaral
  • Park Colinas
  • Parque das Acácias
  • Parque do Bambu I
  • Parque do Bambu II
  • Parque das Flores
  • Parque Universitário
  • Portal São Francisco
  • San Fernando Valley
  • Vida Nova Assis
  • Vila Adileta
  • Vila Arlindo Luz
  • Vila Boa Vista
  • Vila Brasileira
  • Vila Cambuí
  • Vila Carvalho
  • Vila Cláudia
  • Vila Clementina
  • Vila Ebenézer
  • Vila Fabiano
  • Vila Fiuza
  • Vila Fortuna
  • Vila Funari
  • Vila Galvão
  • Vila Glória
  • Vila Independência
  • Vila Maria
  • Vila Maria Isabel
  • Vila Marialves
  • Vila Mercedes
  • Vila Nova Assis
  • Vila Nova Florínea
  • Vila Nova Santana
  • Vila Operária
  • Vila Orestes
  • Vila Ouro Verde
  • Vila Palhares
  • Vila Paraíso
  • Vila Piedade
  • Vila Progresso
  • Vila Prudenciana
  • Vila Ribeiro
  • Vila Rodrigues
  • Vila Rosângela
  • Vila Santa Cecília
  • Vila Santa Elisa
  • Vila Santa Rita
  • Vila Santana
  • Vila Silvestre
  • Vila Soubhie
  • Vila Souza
  • Vila Tênis Clube
  • Vila Triângulo
  • Vila Xavier
  • Vila Zulmira
  • Villa Bela
Exportações (2012)[273]

A composição do PIB do município demonstra a força do setor de serviços na economia local, sendo relativamente bem diversificado, porém altamente concentrado no setor de comércio e serviços. O desenvolvimento do município iniciou-se com a ferrovia. Devido ao solo arenoso, a atividade que sempre teve destaque na economia foi o setor terciário e de comércio, uma vez que o desenvolvimento agrícola seria maior em outras áreas da região que possuíam melhor qualidade de terra. Com isso, o município passou a ser referência de comércio, prestação de serviços de Educação, Saúde e Comunicações para a sua microrregião (na época a Alta Sorocabana), ajudando os pioneiros a desbravarem o Oeste Paulista e o Norte do Paraná.

Até hoje o comércio possui papel importante, sendo o que mais emprega e compõe a maior parte do PIB do município. Em termos de renda, segundo o site Atlas Brasil com dados do Pnud, Ipea e FJP, a renda per capita média de Assis subiu progressivamente de 1991 para 2010, pulando de R$ 585,49 para R$ 967,39; sendo uma das mais altas da região, porém abaixo da média estadual. A extrema pobreza caiu de 2,60% em 1991 para 0,33% em 2010. A porcentagem de pobreza caiu de 12,5% (1991) para 3,24% (2010), e a População Economicamente Ativa em 2010 era de 66,6%.[274]

Setor primário - Agricultura

[editar | editar código]
Zona Rural de Assis na parte sul
Atividades econômicas (2023)[275]

É o setor atualmente menos relevante na composição direta do PIB municipal. A atividade é baseada na pecuária de corte e no cultivo de soja, trigo, milho e, principalmente, cana-de-açúcar.

Setor secundário - Indústria

[editar | editar código]
Cervejaria Malta em Assis
A indústria, apesar de ser o segundo setor mais relevante, é considerada fraca. O Distrito Industrial (CDA - Centro de Desenvolvimento de Assis) sofre com baixa infraestrutura, incluindo a falta de asfalto e serviços de esgoto em várias áreas,[276] o que historicamente ocasionou tentativas de indústrias deixarem a cidade.[277] O CDA é dividido em três zonas (I, II e III), com destaque para empresas de construção civil, alimentícia, concessionárias e transportes.

Diversas autoridades políticas tentam, sem sucesso, definir uma vocação econômica para o município.

Ao longo dos anos, Assis recebeu inúmeras propostas de aprimoramento na agroindústria e tecnologia, sendo a maioria por meio de intervenção estatal, com a criação de zonas econômicas ou outros meios legais, que não obtiveram efetividade, sendo geralmente abandonadas após o uso político.[278] O debate sobre o desenvolvimento local frequentemente envolve a alta regulação e intervenção estatal, que é apontada por alguns setores como uma barreira para novos investimentos.

As indústrias mais relevantes da cidade são: a Cervejaria Malta (bebidas),[29] a Inter Brasil Alimentos (bebidas), [279] a Brasinter (química),[280] Blat (estruturas metálicas), Altolim (química),[281] a Ramertec (estruturas industriais),[282] a Sollus (mecanização agrícola),[283] a AFG do Brasil (agroindústria),[284] a Regional Telhas (construção cívil),[285] a Duaço (construção cívil e urbanização),[286] a Taiga (eletrônica, áudio profissional),[287] a Frigorífico Santa Amélia (Abatedouro de Frangos),[288] o Grupo Siqueira (minérios e pavimentação),[289] Hengel (biomassa),[290] a Sudract (suplementos),[291] a Moinho Nacional (alimentos),[292] a Gelcrem (alimentos),[293] Glutadela (alimentos),[294] Panneto (alimentos),[295] Soluções de Armazenagem (estruturas industriais),[296] Carvoaria Ipê,[297] Bencoaço (aço e minério),[298] Gráfica Conosco (gráfica),[299] e Concreforty (concreto).[300]


A cidade passou ao longo dos anos por um processo de desindustrialização após meados dos anos 1990. Nos anos 80, a cidade abrigou a Mecapel, que obteve sucesso com sua linha M sob a marca EMC.[301][302] Anteriormente, teve a Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro,[303] CEAGESP, além de empresas locais como a Frigorífico Cabral, Colchões Lord, Latícinios Leco e outras.

Contudo, são das indústrias de cana-de-açúcar da região, sobretudo aquelas de Tarumã, Paraguaçu Paulista e Maracaí as mais relevantes e de maior peso regional, são representadas pela Raízen, Zilor e Agroterenas.

Setor terciário - Comércio e Serviços

[editar | editar código]

Assis é destaque regional no comércio, sendo o setor mais importante de sua economia.

Comércio e Varejo

[editar | editar código]
Mercadão de Assis é parte do comércio do município
O segmento de supermercados é historicamente forte. A Rede de Supermercados Avenida[304] foi a maior rede local por décadas, chegando a 7 lojas na cidade e unidades no Norte do Paraná.[305]

Em 2020, era a 55ª maior rede do Brasil.[306] Em 2016, a rede mudou seu centro de distribuição e sede administrativa para Cândido Mota.[307]

A chegada de redes externas intensificou a concorrência:

2007: Supermercados Amigão (30 de abril)[308] e Avenida Max (20 de dezembro).[309]

2011: São Judas Tadeu Supermercados (5 de novembro).[310]

2012: O Assis Plaza Shopping é reestruturado (12 de junho).[311]

2013: Walmart (6 de junho)[312] e McDonald's (22 de dezembro).[313]

2014: Burger King.[314] (Houve previsão de instalação do Habib's, que não ocorreu).[315]

2020: A unidade do Walmart é transformada em BIG.[144] No segmento automotivo, conta com concessionárias da Fiat (Gaivota),[316][317] Chevrolet (Suprema),[318] Toyota (Mirai),[123] Volkswagen (Comasa),[319] Jeep (Way)[124] e Nissan (Supra),[320] além de outras de caminhões e veículos agrícolas. Outras empresas de serviços com projeção nacional incluem a Karony (outdoors)[321] e o Grupo TCM (terceirização).[322]

Tecnologia da Informação

[editar | editar código]

Em meados dos anos 2010, a cidade passou a contar com um número respeitável de empresas de Tecnologia da Informação (estimativas de 2015 apontavam 65 empresas).[323] Assis é a maior concentradora de empresas de TI no Vale do Paranapanema.[324]

O destaque é a antiga PRX, adquirida pela TOTVS em 2013, focada em soluções para o agronegócio.[325] Outras empresas relevantes atuam em Sistemas de Informações Geográficas (Engemap[326]), gestão de farmácias (VSM)[327] e desenvolvimento web (Web Managers).

O principal fator para o crescimento do setor é a mão de obra qualificada formada pela FEMA, pioneira na região com cursos de Análise de Sistemas (1988) e Ciência da Computação (1998), além de outras instituições. O setor também é beneficiado por melhorias nas redes de comunicação e por uma regulação de mercado historicamente baixa.

Há debates locais sobre a criação de Arranjos Produtivos Locais (APL) para unir empresas e universidades,[328] embora existam críticas de que tais medidas poderiam ser usadas para restringir a competição no setor.

E-commerce

[editar | editar código]

Impulsionado pela vocação comercial, o e-commerce se desenvolveu nos anos 2010. A maior expoente é a Leveros, do segmento de ar condicionado. Fundada em 1978 (como Gelosom), iniciou seu e-commerce em 2007 (como Multi-Ar). Em 2016, o Bradesco adquiriu 30% da empresa,[329] e em 2017 a empresa adotou o nome Leveros, visando um faturamento de R$ 1 bilhão até 2020.[330][331] Outros e-commerces locais incluem Moove Nutrition (suplementos),[332] VSM Shop (informática e náutica),[333] Útil & Lazer (utilidades domésticas),[334] Autotudo (automotivo)[335] e Vozão (games).[336]

Telecomunicações

[editar | editar código]

A internet chegou na cidade em meados dos anos 1990 através do provedor discado FEMANET (mantido pela FEMA) e da rede acadêmica UnespNET. Atualmente, a cidade possui uma infraestrutura de fibra óptica com velocidades competitivas (acima de 100 Mbps). As principais provedoras locais são OAI,[337] Olá Telecom,[338] Cabonnet,[339] iFastnet,[340] Webby Telecom, e InfoAssis.[341] As operadoras nacionais Vivo, TIM e Claro também atuam, com cobertura 4G. Assis é coberta pela rede de backbone da estatal Eletronet.[342]

A cidade possui um potencial turístico focado em história e lazer, centrado em locais como a Casa de Taipa, o Parque Buracão, o Museu de Arte Primitiva de Assis, o Ecoparque,[343] o Ecolago, a Aprumar, o Centro de Convivência ao Idoso (CDI), o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e o Parque de Exposições "Jorge Alves de Oliveira".[344]

Incubadoras e Inovação

[editar | editar código]
Estação de Assis
O município é servido pela Incubadora de Empresas de Assis - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Renato de Rezende Barbosa",[345] criada em 25 de junho de 2004, com apoio da FIESP, SEBRAE, FEMA e Prefeitura. Ela está localizada no antigo prédio das Oficinas de Locomotivas da FEPASA, oferecendo espaço e apoio gerencial para micro e pequenas indústrias em processo de incubação, como as listadas em um artigo de 2009 (CANTEC, Brasileirice, Dom Spinosa, BioHengel, etc.).[346]

Além desta, a Unesp Assis mantém a PreInova (Programa de Pré-Incubação) para projetos de alunos de graduação[347] e uma Incubadora de Cooperativas Populares, uma das poucas do tipo mantidas por universidades estatais.[348]

Infraestrutura Urbana

[editar | editar código]

Educação

[editar | editar código]
EE Carlos Alberto de Oliveira em 2020

A educação oficial no município iniciou-se em 1917 com a criação da chamada Escola Isolada de Assis, por meio de transferência de uma escola de Campos Novos do Paranapanema, essa daria origem futuramente ao Grupo Escolar João Mendes Júnior. Em 22 de Maio de 1950 é instalada a Escola Normal Oficial de Assis, destinada a formação de professores que seria transformada em Instituto Estadual de Educação, em 1957 e na década de 70, com a extinção dos Institutos de Educação no Estado de São Paulo, assumiu a denominação de EEPSG Dr. Clybas Pinto Ferraz, atual EE Dr. Clybas Pinto Ferraz, sediada na Vila Santa Cecília.[349]

O prédio original da Escola Normal Oficial de Assis passou por diversas denominações, porém hoje abriga a EE Carlos Alberto de Oliveira com os cursos de Ensino Fundamental, Médio e o Centro de Estudos de Línguas (CEL)[350]

A cidade é uma das sete que possuem o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que atende crianças e adolescentes talentosas.[351]

Destaca-se atualmente entre as escolas de Ensino Médio estatais, a instituição mantida pelo Centro Paula Souza a Etec Pedro D'Arcádia Neto, que oferece cursos de ensino técnico como Enfermagem, Administração, Contabilidade, Açúcar e Álcool, Química, Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Comércio (EAD), Turismo (EAD), Secretariado (EAD), Mecânica e o Ensino Médio.[352]

Existiu na segunda metade dos anos 2010 uma unidade do IFSP no campus do IMESA com os Cursos Técnicos de Administração e Manutenção e Suporte em Informática[353] porém devido a ausência de um campi universitário, pois a instituição utilizava a estrutura do IMESA para operar e nem uma regularização do mesmo, a unidade acabou por ser fechada.

Institutos Superiores

[editar | editar código]
Fachada da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - FCLAs em 2025
O município é considerado um importante centro educacional e tecnológico. Nos anos 50 foi criada a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (FAFIA) na condição de Instituto Isolado de Ensino Superior.[354] A FAFIA foi a primeira instituição de ensino estatal superior de todo o Oeste Paulista já que a mais próxima, naquele tempo, era a Faculdade de Filosofia de Londrina. Seu modelo, indiretamente inspirou as demais faculdades que seriam criadas posteriormente em um raio de 100 km de Assis.

A Faculdade de Filosofia de Assis, entretanto, é apontada em diversas literaturas como uma faculdade de inspiração no modelo clássico da USP, com uma Faculdade de Filosofia para ser usada futuramente como núcleo de uma universidade e produção acadêmica voltada para pesquisas de alto nível, já o corpo docente do curso de Letras foi um dos mais expressivos de seu tempo.

Nessa época a cidade teve sua onda de modernidade e vislumbrava um futuro através da educação. Outras tentativas de criação, da Faculdade de Agronomia, Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Odontologia e Farmácia fracassaram, nas palavras de José Santilli Sobrinho devido "a falta de tempo".

Em um vídeo em seu site e em uma entrevista para o programa Jogo Aberto com Vera Piovezan em 2003, Santilli diz que se tais instalações tivessem ocorrido, era provável que os Institutos Isolados tivessem sido transformados na hipotética Universidade Estadual de Assis.[355][356]

Após a FAFIA, demorariam mais de 50 anos para ser instalada uma nova instituição estatais de ensino superior, com a chegada da Faculdade de Tecnologia de Assis.

Nos anos 70, criada com vínculo ao Pontifício Instituto das Missões Exteriores a Escola de Educação Física de Assis, a atual Faculdade de Educação Física do IEDA, desde janeiro de 2014 a instituição pertence à UNIESP.[357]

No final dos anos 80 é instalado o Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), mantido pela Fundação Educacional do Município de Assis a FEMA[358] como parte do sistema estatal municipal de ensino ministrando cursos superiores, naquele tempo com Matemática e Tecnologia em Processamento de Dados, tornando-se referência regional em educação superior.

Além das faculdades e universidades referidas, a cidade de Assis possui um polo de Pós Graduação da USP - ESALQ,[359] recebe o curso de Pedagogia pela parceria da Unesp/Univesp e foi anunciado recentemente a parceria entre a Prefeitura Muncipal e o CEETEPS para a implantação de uma unidade da Fatec na cidade, após a perda da Classe Descentralizada da Fatec Ourinhos nos anos 2000.[360]

No dia 17 de Março de 2014, foi anunciada a instalação da Faculdade de Tecnologia de Assis, publicada no Diário Oficial, com previsão de início das atividades no 2º semestre de 2014 com o curso de Tecnologia em Gestão Comercial.[361] A Fatec foi instalada inicialmente dentro da Etec Pedro D'Arcádia Neto e posteriormente mudou-se para o campos da Unesp Assis em 2018[362].

O município conta com uma unidade de pesquisa científica agrícola da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - a APTA Regional de Assis[363].

Segurança Pública e Criminalidade

[editar | editar código]
Brasão da PMSP.
Roubos/Furtos por 100 mil habitantes[364]
Ano Roubo Furto
1999 287,89 2.789,11
2000 288,41 2.376,22
2001 216,96 2.829,52
2002 191,33 2.591,92
2003 197,40 2.328,62
2004 205,62 2.192,23
2005 208,84 3.019,49
2006 178,76 2.129,76
2007 182,34 1.252,62
2008 215,10 1.336,63
2009 310,93 1.520,68
2010 245,07 1.561,93
2011 250,69 1.450,90
2012 261,42 1.340,29
2013 276,10 1.280,59

Como na maioria dos municípios médios e grandes brasileiros, a criminalidade ainda é um problema em Assis. Apesar de a taxa de homicídios ter abaixados nos últimos anos, os roubos se mantiveram estáveis e ainda é o principal problema de criminalidade na cidade.[365] Em 2008, a taxa de homicídios no município foi de 14 para cada 100 mil habitantes, ficando na 97ª posição a nível estadual e no 1293° lugar a nível nacional.[366] Em 2013, foi de 8,24 assassinatos para cada 100 mil habitantes.[367]

O índice de suicídios naquele ano para cada 100 mil habitantes também foi de 6,8, sendo o 66ª a nível estadual e o 735° a nível nacional.[368] Já em relação à taxa de óbitos por acidentes de transito, o índice foi de 28 para cada 100 mil habitantes, ficando na 63ª posição a nível estadual e no 563° lugar a nível nacional.[369]

É sede do 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior (32º BPM/I), criado pelo decreto estadual 24.572, de 27 de dezembro de 1985 e atua em 13 municípios da região (Assis, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Palmital, Tarumã, Maracaí, Cruzália, Lutécia, Pedrinhas Paulista, Florínea, Ibirarema, Platina e Campos Novos).

Está instalado um Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) em Assis pertencente a região do Deinter 4.[370]

Saneamento e energia

[editar | editar código]
Atendimento da Energisa em Assis

O serviço de abastecimento de água de toda o município, em caráter de monopólio, é feito pela SABESP.[371] Já o abastecimento de energia elétrica, também feito em sistema de monopólio, é feito pela Energisa, após a compra da Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema (VALE),[372] que atende ainda a alguns municípios do Vale Paranapanema.[373]

Segundo dados da SEADE de 2010, o nível de atendimento para abastecimento de era de 99,16% da população; o de coleta de lixo era de 99,85% e o de esgoto de 98,5%.[374]

A cidade conta com vários hospitais, clínicas e laboratórios em vários pontos da cidade, sua infraestrutura atende a toda a região, principalmente através do CIVAP Saúde[375] atendendo todo o Vale do Paranapanema.

Segundo dados de 2010 do IBGE,[376] a mortalidade infântil (até um ano) é na casa de 11.75 por mil nascimentos, o IDH-M no aspecto longevidade é de 0.805.

Hospital Regional de Assis - HRA

O município conta com dois hospitais estaduais: Hospital Regional de Assis e o Ambulatório Médio de Especialidades (AME), além disso possui uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) no Jardim Aeroporto (Zona Leste)[377] e uma no Maria Isabel (Zona Oeste)[378] sendo ambos gerenciados pela Fundação Educacional do Município de Assis em conjunto com a prefeitura municipal, sendo que a FEMA, também é responsável pela gestão das chamadas Policlínicas Bonfim, Vitória, Jardim Paraná, Maria Isabel, Vila Operária, Prudenciana e COHAB IV,[379] as unidades básica de saúde (UBS) Bonfim, Fiuza, Jardim Paraná, Maria Isabel, Ribeiro e Vila Operária[380] e as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) da Bela Vista, Jardim III América, Jardim Eldorado, Colinas, Parque Universitário, Vila Cláudia, Vila Progresso, Prudenciana, Glória I, Cohab IV, Vitória, Rural e Santa Clara,[381] além destes possui um Centro de Especialidades com consultas especializadas em: Dermatologia, Oftalmologia, Hematologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neurologia, Ortopedia, Pneumologia, Cardiologia, Angiologia/Cirurgia Vascular, Gastroenterologia, Proctologia, Endocrinologia e Nutrição,[382] um Centro de Especialidades Odontológicas,[383] um Serviço de Atendimento Domiciliar,[384] dois Centros de Atenção Psicossocial,[385] uma GIPA (Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST e HIV),[386] 4 unidades dispensadoras de medicamentos (Central, Sudoeste, Noroeste e de medicamentos especiais)[387] e um Polo Academia de Saúde,[388] um Centro de Convivência do Idoso (CCI) e um Centro Dia do Idoso (CDI),[389] um Núcleo de Assistência Referenciado (NAR). um Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU)[390] e uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.[391]

Além destes hospitais estatais, há também diversos hospitais privados como o Hospital Maternidade de Assis (HMA),[392] Santa Casa de Assis,[393] Hospital dos Olhos Oeste Paulista (HOOP),[394] o Instiuto Médico Médico-Hospitalar de Assis (IAM)[395] entre outras clinicas e laboratórios dos mais diversos tipos e segmentos.

Transportes

[editar | editar código]
Terminal Rodoviário de Assis

Assis possui uma mescla de serviços estatais, concedidos e privados de transportes. O transporte urbano é provido atualmente pela Prefeitura de Assis, tendo sido muncipalizado em 2018[396] após diversas tentativas de empresas após a Auto Viação Ourinhos Assis (AVOA) ter perdido a concessão de operação e liga diversos pontos do muncípio, fazendo uso do Terminal Rodoviario (Zona Norte) e do Terminal Urbano (Central).

Além disso, também há linhas regulares com amplas opções de horários para as principais municípios da região, para o Norte do Paraná e outras localidades do Brasil sendo que a maioria delas possui apenas um operador, tal qual em muitas municípios brasileiros, transporte urbano e interurbano em Assis é regido em carater de monopólio estatal.

Possui também uma linha férrea que cruza o município de sul a norte passando por diversos bairros operada pela Rumo - contudo, não possui linha regular de passageiros desde 1999, o transporte de cargas foi interrompido em meados dos anos 2010.

A Otto Ribeiro (imagem) é uma das avenidas que compõem o chamado de "sistema perimetral" de Assis cruzando as zonas norte, oeste e sul da cidade

Em termos urbanisticos, Assis não é planejada embora possua um sistema de avenidas que cortam o município. Algumas vias que fazem ligações norte-sul e leste-oeste são estreitas e assim como boa parte dos municípios médios e grandes brasileiros, possui congestionamentos. Além destas características, a maior parte das vias do município não possuem sistemas de drenagem adequados, fazendo uso de valetas para escoar água de chuvas, o que torna o transito ainda mais problemático, uma vez que se trata de uma frota de mais de 88 mil veículos de acordo com o Denatran com uma população pouco superior aos 100 mil habitantes.

As vias de maior relevância são: a Avenida Rui Barbosa - principal arteria da cidade e avenidas adjacentes no centro. Parte do sistema viario urbano é por meio da chamada Avenida Perimetral, denominada Avenida Otto Ribeiro que interliga a Rua José Vicente Figueiredo (Zona Sul) e se prolonga até o fim da Av Sebastião Mendes de Brito no cruzamento com a Avenida Abílio Duarte de Sousa (Zona Leste).

Devido a alta concentração comercial no centro, a maior parte dos congestionamentos se concentra na Avenida Rui Barbosa e adjacências. Boa parte do sistema viario de Assis foi planejado entre os anos de 1910 (Avenida Rui Barbosa) e 1980 (Avenida Otto Ribeiro e vias auxiliares), não tendo em vista, portanto o crescimento populacional e de veículos do município.[390]

Fachada do Aeroporto de Assis

Assis possui um aeroporto asfaltado e com equipamentos para voo, porém não é usado para fins de embarque e desembarque por companhias aereas[397] apesar disto, conta com diversos aprimoramentos nos anos 2010 pelo governo estadual, porém é usado por companhias privadas locais, principalmente por companhias agrícolas regionais como a Vale Paranapanema e pelo clube de aviação local.[398]

Criado nos Anos 60, sendo o segundo aeroporto do município, o primeiro era dos Anos 40, ainda de terra feito no atual Jardim Aeroporto construído em uma marginal da Rodovia Raposo Tavares.

Em 10 de outubro de 2019, em matéria publicada pelo AssisCity, o aeroporto foi anunciado no pacote de concessão do Governo do Estado de São Paulo.[399]

Assis também possui serviço de taxi[400][401][402] inclusive fazendo uso de aplicativo - o Four Taxis[402] e transportes por aplicativo como Uber,[138] 99 Pop,[139] CarGP[403] e X49.[404] Para transporte de longa distância, além de diversas companhias de ônibus, também possui o serviço Buser com destino a Londrina e São Paulo.[405]

Dados da própria prefeitura de Assis de 2021 constam que antes de 2020, o município possuía em média entre 11-12 mil embarques ao mês, sendo que em 2020, devido a pandemia, os números foram na ordem de apenas 62200 embarques.[406]

Dados de 2018 constam que em Assis, as empresas homologadas para embarque e desembarque no Terminal Rodoviário eram: Transportes Andorinha, Guerino Seicento, Gontijo, Viação Ourinhos Assis (AVOA), Viação Nordeste, Viação Rotas e Princesa do Norte.[390]

O Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, divulgou informações que apontam um crescimento da frota de veículos em circulação no município. Em dezembro de 2023 haviam 88.800 veículos emplacados no município naquele período, sendo 43886 carros, 20711 motos, 7283 caminhonetes, 5135 motonetas, 2640 caminhonetas, 2141 caminhões, 609 ciclomotores, 440 ônibus e 210 micro-ônibus.[407]

Em Julho de 2014 era a segunda colocada com o maior número de emplacamentos no Estado de São Paulo, sendo que 40 eram carros usados, 18 novos e próximo de 4 motocicletas por dia.[408][409]

Departamento de Estradas de Rodagem em Assis
Rodovia Raposo Tavares no trecho urbano em 2024

Assis é sede do Departamento de Estradas e Rodagens, sendo a 7ª Divisão Regional,[410] que é responsável por gerir estradas do Vale Paranapanema e de parte da Região de Marília. Possui divisões chamadas de residências de conservação em Tupã (7.2), Marília (7.3) e Piraju (7.4)[411]

A primeira estrada construída após sua constituição, foi a Rodovia Raposo Tavares, sendo que seu primeiro trecho pavimentado foi o de Piraju até Ourinhos entre 1954 até 1958.[412]

Hoje a maior parte das rodovias principais são concessões para a CART e a Entrevias, além de rodovias geridas pelo município.

A lista a seguir as rodovias que cortam o município de Assis:

Rodovia Tipo Trecho Nomenclatura Concessionária Estado Tipologia
ASS-245 Municipal Assis Platina Rodovia Assis/Platina Prefeitura Municipal Asfaltada Pista simples
ASS-010 Assis Lutécia Rodovia Manoel Fernandes Prefeitura Municipal Asfaltada Pista simples
SP-270 Estadual Assis São Paulo

Ourinhos

Presidente Prudente

Rodovia Raposo Tavares CART Asfaltada Duplicada
SP-333 Assis Tarumã

Florínea

Sertaneja

Rodovia Miguel Jubran Entrevias Asfaltada Em duplicação
SP-333 Assis Echaporã

Marília

Rodovia Rachid Rayes Entrevias Asfaltada Duplicada
SP-284 Assis Paraguaçu Paulista Rodovia Manilo Gobbi Entrevias Asfaltada Em duplicação
SPA-442

SP-266

Assis Cândido Mota Rodovia Benedito Pires DER-07 Asfaltada Duplicada

Comunicações

[editar | editar código]

Telefonia Fixa

[editar | editar código]
Edifício TELESP em Assis

O sistema de telefones automáticos foi inaugurado na cidade em 1954 pela Empresa Telefônica Paulista (ETP).[413][414] Já o sistema de discagem direta à distância (DDD) foi implantado em 1978 pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP) com o código de área (0183).[415]

Na década de 90 o código DDD da cidade foi alterado para (018), para padronização do sistema telefônico com a telefonia celular que estava sendo implantada em todo o estado.[416]

Telefonia celular e internet

[editar | editar código]

O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido por diversas operadoras com a maioria tendo sinal estável de 4G pelo município, sendo a cobertura da Vivo a maior de todas - a única com cobertura parcial em 5G e a da Oi a única ainda em 3G[417]. O código de área (DDD) de Assis é 018.[418]

Ainda há serviços de internet discada, banda larga (ADSL) e fiber-to-the-home por diversas operadoras locais e nacionais. No dia 8 de janeiro de 2009 o município passou a ser servido pela portabilidade, juntamente com outras cidades de DDDs 018 e estados do Rio Grande do Sul (DDDs 51 e 55), Tocantins (63), Mato Grosso (65) e Amazonas (92 e 97).[419]

Na comunicação celular, em 2024, a Vivo liderava com 84.87% dos acessos, seguido da Claro com 9.06% e da TIM com 5.87%. Na TV por assinatura, a liderança é da SKY com 48.83% e a Vivo com 19.70%. Já na internet fixa, a liderança é da Vivo com 37.03%, seguido da Cabonnet com 31.14% e a Alares com 25.24%.[420]

  • Voz da Terra
  • Jornal de Assis
  • Jornal da Segunda
  • Diário de Assis
  • AssisNews - online
  • AssisCity - online
  • Assis Notícias - online
  • Rádio Interativa - FM - 100,1 MHz
  • Rádio Antena Jovem - FM - 94,9 MHz
  • Rádio Cidade - FM - 107,9 MHz
  • Rádio Difusora - FM - 102,7 MHz
  • Rádio FEMA - FM - 106,9 - MHz
  • Rádio Cultura - AM - 1020 kHz
  • Rádio Escuta - FM - 92,1 Mhz
  • Rádio Matrix FM - Online

Canais de TV

[editar | editar código]

Além de repetidoras das tradicionais redes nacionais como Globo, SBT, Band, Rede Vida, Rede Record, Mix TV , TV Canção Nova, TV Câmara e TV ALESP [421] há as seguintes opções locais:

  • TV FEMA/TV Unesp - pela Cabonnet/online
  • TV COM - pela Cabonnet/online
  • UpTV - pela Cabonnet/online
  • TV Viena - pela Cabonnet/online
  • TV Câmara Municipal de Assis - pela Cabonnet/ar/online
  • TV Mais Assis - pela Cabonnet/online

Desde 29 de Novembro de 2018 o sinal aberto de televisão é feito apenas via TV Digital, tendo sido o sinal analógico desativado desde então.[422]

Cultura e lazer

[editar | editar código]
O Wikivoyage tem um guia de viagens para Assis.

Em Assis há diversas opções culturais e de turismo, como os locais a seguir:

  • Turismo Rural - Água da Fortuna
  • Ecolago Horto Florestal
  • Estação Experimental de Assis
  • Parque Ecológio João Domingos Coelho - Buracão
  • Diocese de Assis
  • CINE FEMA - Piracaia
  • Assis Plaza Shopping
  • Shopping Pertutti
  • Teatro Municipal Pe Enzo Ticinelli
  • Museu e Arquivo Histórico de Assis (MAHA) Casa de Taipa
  • Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi (MAPA)
  • Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Catedral
  • Centro Cultural Dona Pimpa
  • Ecoparque Centro Social Urbano
  • Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa
  • Biblioteca Comunitária Angelina Iarede
  • Biblioteca Municipal Nina Silva
  • Estação de Assis
  • Concha Acústica - Cornélio Fortuna
  • Associação dos Artesões de Assis
  • Ponto de Cultura Galpão Cultural
  • Parque das Águas
  • Parque das Águas - Eldorado/Colinas

Atividades culturais

[editar | editar código]
Cine FEMA

O município de Assis possui diversos pontos culturais articulados, em grande parte pela Prefeitura Municipal de Assis através da Secretaria Municipal da Cultura - a SMC[423], além de iniciativas conjuntas com a FEMA e a UNESP com produções de diversos tipos como: literatura, artes, cinema, teatro e música.

A SMC é a entidade sucessora da Fundação Assisense de Cultura - a FAC, é uma secretaria ligada diretamente a administração do município[424] tendo gerenciamento direto da Biblioteca Municípal que nasceu em 1941[425], o Museu de Arte Primitiva de Assis - o MAPA[426], o Museu da Agricultura[427], a Casa de Taipa que é um patrimônio arquitetônico da região do Vale Paranapanema[428], o Centro Cultural Dona Pimpa[429], o Espaço da Memória[430], o Anfiteatro do Parque Colinas[431], o Barracão das Artes[432], o Cine FEMA Piracaia[433], a Concha Acústica[434], a Escola de Música[435], o Teatro Municípal[436].

Além disso, iniciativas das duas principais instituições de ensino superior - a FEMA e a UNESP[437] também realizam diversas atividades culturais, sendo que a primeira possui uma estação de rádio universitária - que possui sinal por inúmeros municípios do Vale Paranpanema e no norte do estado do Paraná[438] e também existe a TV FEMA que, compartilhada com a UNESP elabora produções locais.[439]

O Museu de Arte Primitiva de Assis é uma das possibilidades culturais do município, com grande acervo do Ranchinho e outras naif-art

Também como marca artística local há produções cinematográficas locais incentivadas pelo POLO Audiovisual do Velho Oeste que movimenta no município um valor superior a 1,3 milhões de reais em produções locais[440] que embora ainda incipiente, possui diversas amostras e workshops no município, tendo interessados de diversas pessoas de inúmeros lugares do Brasil.[441][442][443][444][445][446][447][443]

O curta-metragem Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo, de 2022, foi gravado na periferia de Assis e foi premiado no Festival Internacional de Curtas de São Paulo na categoria de 10 Filmes Brasileiros Favoritos do Público.[448][449][450]

Na música há diversas manifestações e há icones locais de projeção nacional como Mac Rybell[451][452], Jacó e Jacozinho[453] e Jet Boys[454][455]

Em Assis há um feriado municipal, um estadual, oito feriados nacionais e três pontos facultativos.

O feriado municipal é o Aniversário de Assis, comemorado no dia 1º de julho. [456][457]

De acordo com a lei federal nº 9.093 de 12 de setembro de 1995, os municípios podem ter no máximo quatro feriados municipais, já incluída a Sexta-Feira Santa.[458][459]

Estádio Tonicão

Assis também se destaca no esporte, tendo início com a chegada dos ferroviários no município, criando o Ferroviária em 1927 sendo mandante no Estádio Dr Adhemar de Barros.[carece de fontes?] Nos anos 1980 o Vila Operária Clube Esporte Mariano (Tonicão) com capacidade para 10 mil pessoas, chegou a disputar o quadrangular final do campeonato paulista A2, além disso, o VOCEM voltou a competir no ano de 2014 após 12 anos fora dos jogos.[460]

Hoje o Clube Atlético Assisense representa o município no campeonato paulista sub-20.

Há alguns anos uma equipe de ciclismo profissional representa o município nas principais competições brasileiras da modalidade como Roberto Barbosa, Oswaldo Silva Muniz e João Fernando de Maio e Diogo Bonini Marques.[20]

Estádio do Jairão em 2015

O Assis Basket fundado em 2002 conseguiu o acesso a divisão especial do campeonato paulista e ficou com o vice campeonato. Desde 2008, a equipe participava da primeira divisão do NBB; o campeonato brasileiro de basquete, mas em meados de 2011 o clube oficializou suas atividades como suspensas devido à falta de apoio da administração municipal e dos decorrentes problemas financeiros. Havia a previsão de retorno do time em 2020,[461] porém interrompidos pela pandemia de 2020.

Os jogos locais do Conti Assis são feitos no estádio Ginásio Municipal Jairo Ferreira dos Santos (Jairão), que teve recuperação em seu piso em 2015 assim como o estádio Tonicão que foi recuperado na mesma época.[462] Além do Conti Assis, o basquete feminino também teve destaque em Assis nos anos 1960 e anos 1970 em Jogos Colegiais e Jogos Regionais no estado de São Paulo tendo atletas como Cleonice Maria Alves Gonzáles, que chegou até a Seleção Brasileira de Basquete juntamente com Giselda Durigam.

Além delas, também é destaque Cleonice de Lurdes Fillipim, Cleide Maria Fillipim, Elianeth Dias Kanthack, Mariza Melo Moraes, Rita Márcia Moraes, Selma Rizzi, Sueli Tronco e Fernanda de Oliveira Bonini.[20]

Filhos ilustres

[editar | editar código]

Ver também

[editar | editar código]

Referências

  1. http://mapas.ibge.gov.br/divisao/viewer.htm
  2. a b «Distâncias entre a cidade de São Paulo e todas as cidades do interior paulista». Consultado em 26 de janeiro de 2011 
  3. «Assis (SP) | Cidades e Estados | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 5 de julho de 2023 
  4. a b c «Assis (SP) | Cidades e Estados | IBGE». www.ibge.gov.br. Consultado em 5 de julho de 2023 
  5. «Mapa da Pobreza e Desigualdade». 2003. Consultado em 16 de Fevereiro de 2014 
  6. «Atlas do Desenvolvimento Humano». Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 19 de setembro de 2013 
  7. «SEADE 2017». IBGE. Consultado em 13 de Julho de 2020 
  8. «ASSIS 2025». IBGE. Consultado em 17 de Fevereiro de 2025 
  9. «Assis - IBGE». cidades.ibge.gov.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  10. «IDH brasileiro e posições por cidade» 
  11. «O ranking definitivo das cidades mais desenvolvidas do país». Exame. 9 de junho de 2014. Consultado em 14 de julho de 2020 
  12. «IPC Marketing BR as 500 maiores cidades do país em consumo» (PDF). web.archive.org. 8 de maio de 2014. Consultado em 17 de agosto de 2020 
  13. «Assis: uma das melhores cidades de SP para se viver. E que continue assim - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 20 de novembro de 2020 
  14. «Assis entra no ranking das melhores cidades para investir - AssisNews». www.assisnews.com.br. Consultado em 20 de novembro de 2020 
  15. «Melhores cidades para fazer negócios». Urban Systems. Consultado em 20 de novembro de 2020 
  16. a b «História da Cidade». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 14 de julho de 2020 
  17. «Assis-SP - Região 04». www.nossosaopaulo.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  18. «Bernarda Maria de Almeida». www.projetocompartilhar.org. Consultado em 6 de julho de 2024 
  19. «RAZIAS ...: José Theodoro de Souza - 'Tributo ao último bandeirante'». RAZIAS ... 20 de dezembro de 2009. Consultado em 6 de julho de 2024 
  20. a b c De Maio, Maria das Graças (2003). Assis: cidade fraternal. São Paulo: Noovha América. pp. 58–59 
  21. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 355. OCLC 437034258 
  22. Teixeira de Camargo, João (9 de maio de 1918). «DISPÕE SOBRE O CÓDIGO DE POSTURAS DO MUNICÍPIO DE ASSIS.». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  23. «Cria o districto de paz de Assis, no municipio da Platina, da comarca de Campos Novos do Paranápanema». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  24. a b Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 378. OCLC 437034258 
  25. a b Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 379. OCLC 437034258 
  26. «NOSSA HISTÓRIA». Difusora de Assis. Consultado em 25 de fevereiro de 2021 
  27. DANTAS, Antonio de Arruda. Memória do patrimônio de Assis: história
  28. «Malta». www.malta.com.br. Consultado em 2 de julho de 2022 
  29. a b «Malta». www.malta.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  30. «Especial de aniversário de Assis - Casa Avenida: 38 anos crescendo com Assis». Especial de Aniversário. Assis: Jornal Voz da Terra. Voz da Terra: 33. 1 de julho de 1985 
  31. Congresso Ruralista Brasileiro | Assis - SP | 1956, consultado em 2 de julho de 2022 
  32. Menarin, Carlos Alberto (2010). «Leituras do Espaço e da Política: Elementos para uma História Ambiental Urbana». II Colóquio da Pós-Graduação em Letras - UNESP: 267-282 
  33. Neto, Carlos de Castro Neves. «A REVOLUÇÃO VERDE EM ASSIS/SP» (PDF). UNESP. Consultado em 22 de Setembro de 2020 
  34. FRANCISCO, Alyson Bueno (2019). «OS PARQUES ECOLÓGICOS FORMADOS NAS ANTIGAS ÁREAS DEGRADADAS POR EROSÕES URBANAS EM ASSIS E RANCHARIA-SP». Toledo Centro Universitário. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  35. Messias, Cláudio (26 de fevereiro de 2013). «Blog do Messias: Parque Buracão: belezas únicas, largado». Blog do Messias. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  36. Kick, Juliana (22 de fevereiro de 2010). «Oásis no meio do deserto». Descobrindo Assis. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  37. «Lei nº 5.898, de 26 de setembro de 1960». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  38. «Lei n° 7.618, de 05/12/1962». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  39. Ribeiro, José Augusto (30 de outubro de 1948). «Dispõe sobre isenção de impostos para edificações com mais de dois pavimento». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  40. Novaes, Mario (15 de outubro de 1952). «A CAMARA MUNICIPAL DE ASSIS, nos têrmos do artigo 144 do Regimento Interno, decreta e promuga a seguinte». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  41. Ribeiro, Thiago (9 de setembro de 1959). «Dispõe sobre isenção de impostos». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  42. Silva, Ruy (28 de abril de 1966). «Dispõe sobre isenção de Imposto Predial Urbano». Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  43. «Projeto de Lei n° 1.838, de 1958». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  44. «Projeto de Lei n° 3.165, de 1963». www.al.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  45. DINIZ, CÉLIO FRANCISCO (3 de outubro de 2005). «PROJETO DE LEI N° 294/ 2.005 - Dá denominação a próprio municipal» (PDF). Prefeitura Municipal de Assis 
  46. «Repressão militar em Assis-SP-Brasil». www.egydioimprensa.com.br. Consultado em 21 de julho de 2020 
  47. Brasil, CPDOC-Centro de Pesquisa e Documentação História Contemporânea do. «SANTILLI SOBRINHO, JOSE». CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Consultado em 21 de julho de 2020 
  48. Garcia, Júlio Cesar; Filho, Walter Gonçalves (30 de julho de 1979). «O MOVIMENTO DE 1964 EM ASSIS. AS PRISÕES, A VIOLÊNCIA, O DESESPERO.». Subversivos. Consultado em 11 de agosto de 2022. Arquivado do original em 14 de abril de 2004 
  49. «Subversivos». web.archive.org. 1 de abril de 2004. Consultado em 11 de agosto de 2022 
  50. «Família Rezende Barbosa finaliza cisão do Grupo NovAmérica». Canal Rural. 15 de setembro de 2011. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  51. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. pp. 400–401. OCLC 437034258 
  52. Gorni, Antonio Augusto (26 de janeiro de 2003). «A Eletrificação da Estrada de Ferro Sorocabana». www.tsfr.org. Consultado em 22 de outubro de 2020 
  53. «A meta de Assis é a indústrialização». Acervo Estadão. Estadão. 1 de junho de 1976. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  54. Silo, Carlos Roberto (14 de março de 1991). «Assis prepara industrialização». Acervo. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  55. Silo, Roberto (9 de outubro de 1989). «Industrialização é realidade em Assis». Acervo Estadão. Estadão. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  56. «Cultura da soja se expande no Paranapanema». Acervo Estadão. Estadão. 20 de abril de 1973. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  57. «Cultura de soja se expande no Paranapanema». Acervo Estadão. Estadão. 23 de abril de 1973. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  58. «Assis ganha a estação experimental». Acervo. 1 de julho de 1987. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  59. «Mapa da Evolução Urbana» (PDF). Prefeitura Municipal de Assis. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  60. «Telesp s/A Dct04». www.emporis.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  61. Corporation, Phorio Systems. «Edifício TELESP in Assis | low-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  62. «Edificio Roberto de Mello, Assis | 1247022 | EMPORIS». www.emporis.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  63. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 357. OCLC 437034258 
  64. Corporation, Phorio Systems. «Banco do Brasil in Assis | low-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  65. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 356. OCLC 437034258 
  66. «Edifício Burali». www.emporis.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  67. «Assis no rol das grandes cidades». Jornal Voz da Tera. Voz da Terra. 1985 
  68. Corporation, Phorio Systems. «Edifício Capitão Assis in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  69. Corporation, Phorio Systems. «San Remo in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  70. «A melhor aplicação de seu cruzado está no Residencial San Remo». CEDAP Assis. Voz da Terra. 30 de agosto de 1986 
  71. Corporation, Phorio Systems. «Residence in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  72. Corporation, Phorio Systems. «Edifício Residencial Portinari in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  73. «RESIDENCIAL PORTINARI NA SANTA CECÍLIA: O 3 DORMS PARA QUEM NÃO É MILÍONÁRIO, NEM MÁGICO E MUITO MENOS ARTISTA». CEDAP Assis. Voz da Terra. 11 de outubro de 1986 
  74. Corporation, Phorio Systems. «Edifício Florença in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  75. «Habitat: crescendo e acreditando em Assis e apresentando novas e boas idéias». CEDAP Assis. Voz da Terra. 30 de junho de 1986 
  76. «WM apresenta seu sexto lançamento em Assis». CEDAP Assis. Voz da Terra. 17 de outubro de 1986 
  77. «Residencial Salvaador Hernandes». CEDAP Assis. Voz da Terra. 28 de outubro de 1986 
  78. «Dois presentes de natal para você neste final de ano! Vila Real e Vila Rica para você morar bem». CEDAP Assis. Voz da Terra. 9 de dezembro de 1986 
  79. «Jardim Europa é contra prédio de apartamentos». Cedap Assis. Voz da Terra. 17 de dezembro de 1986 
  80. CONFIRMADO: Mengele viveu em Assis em 70 (Impresso). Assis: Voz da Terra (publicado em 22 de junho de 1985). 1985. p. 1 
  81. Silo, Carlos Roberto (10 de maio de 1990). «Assis prepara plano para nova realidade». Acervo Estadão. Estadão. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  82. de Oliveira, Jocelin (21 de setembro de 1991). «Trigo pode ter pior safra em 16 anos». Acervo Estadão. Estadão. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  83. «A produção de álcool deverá ser maior em Assis». Acervo Estadão. Estadão. 14 de abril de 1991. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  84. Marcos Santilli (2 de outubro de 2011), Entrevista de Zeca Santilli parte 1 de 2 - 2003, consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  85. Terra, Jornal Voz da (16 de julho de 2014). «"SOS Corredor da Morte" ganha força em VT». Jornal Voz da Terra. Consultado em 14 de julho de 2020 
  86. «.: Cabonnet :.». www.cabonnet.com.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  87. «RECONHECIMENTO DO CURSO DE SECRETARIADO COM ENFASE EM AUTOMAÇÃO DE ESCRITORIO». Conselho Estadual da Educação. 27 de outubro de 2000. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  88. FILHO, JOAO CARDOSO PALMA (13 de abril de 2005). «AUTORIZACAO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE GRADUACAO TECNOLOGIA EM TELECOMUNICACOES». Conselho Estadual da Educação. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  89. «História». www.fema.edu.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  90. «Duaço vence concorrência para construção da UNIP». Ajorb. Voz da Terra. 13 de setembro de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 13 de setembro de 2002 
  91. «Campi e Polos da UNIP - UNIP - Universidade Paulista | Ensino Presencial e a Distância (EaD)». UNIP.br. Consultado em 9 de julho de 2024 
  92. a b «"Novos cursos para a Unesp"? A união é nossa maior conquista». Ajorb. Voz da Terra. 3 de abril de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 18 de setembro de 2002 
  93. «Rubens defende vinda da reitoria para o campus de Assis». web.archive.org. Voz da Terra. 18 de setembro de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 18 de setembro de 2002 
  94. Marciliano, Dagmar (16 de maio de 2002). «Renault agiliza entrega de veículos». web.archive.org. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 12 de setembro de 2002 
  95. «Fênix é sucesso em um mês de funcionamento». Ajorb. Voz da Terra. 4 de março de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 12 de setembro de 2002 
  96. «Zona Azul: democratização do uso dos estacionamentos públicos». web.archive.org. 23 de maio de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 12 de setembro de 2002 
  97. «Empresas driblam dificuldades e prosseguem investindo». Ajorb. Voz da Terra. 8 de agosto de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 13 de setembro de 2002 
  98. «"Pavão" pede concordata em Ourinhos». Jornal Debate. 2 de março de 2002. Consultado em 14 de julho de 2020 
  99. MEMORIAL DO RÁDIO ASSISENSE (6 de novembro de 2023), MEMORIAL DO RÁDIO ASSISENSE - MÁRCIA GIANAZI TV COM ASSIS CANAL 22, consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  100. «Home». Amigão Supermercados. Consultado em 14 de julho de 2020 
  101. «Supermercado Avenida Max é reinaugurada em Assis - AssisNews». www.assisnews.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  102. «Femanet disponibiliza tecnologia Speedy». Ajorb. Voz da Terra. 13 de setembro de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 13 de setembro de 2002 
  103. Baldo Pereira, Renata (13 de setembro de 2002). «Help Informática e FEMA firmam parceria para a 1ª Assis Tech». Ajorb. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 13 de setembro de 2002 
  104. «NOVA MCP COMUNICAÇÃO > 18 3324 4471». www.novamcp.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  105. «Agência Quest Comunicação 360º». Quest. Consultado em 14 de julho de 2020 
  106. «NovaMCP recebe 'Prêmio APP 35 anos'». O Diário do Vale. 10 de abril de 2019. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  107. «Meio & Mensagem». portfoliodeagencias.meioemensagem.com.br. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  108. «Publicidade e Propaganda da FEMA ganha destaque no mercado nacional - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  109. «Três agências de Sorocaba conquistam 7 troféus no 14º Prêmio Recall». jeonline.com.br. Consultado em 23 de setembro de 2020 
  110. «Câmara aprova a Imprensa Oficial do Município». Ajorb. 8 de agosto de 2001. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 18 de agosto de 2002 
  111. «Residencial traz novo conceito com comodidade e segurança». Ajorb. Voz da Terra. 29 de junho de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2002 
  112. «Visa Imobiliária já comercializa apartamentos». Ajorb. 13 de setembro de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2002 
  113. «Município ganha definitivamente prédio do 'D. Pimpa'». Ajorb. Voz da Terra. 6 de setembro de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 12 de setembro de 2002 
  114. [httpsa://web.archive.org/web/20021019213426/http://www.ajorb.com.br:80/vt-comercio.htm «Schincariol mantém equipe de 30 pessoas no apoio logístico»]. Ajorb. Voz da Terra. 20 de setembro de 2002. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 19 de outubro de 2002 
  115. Pereira, Renata (24 de setembro de 2002). «Fenix Fiat apresenta novo carro e nova gerência na XV Ficar». Ajorb. Consultado em 14 de dezembro de 2022. Arquivado do original em 19 de outubro de 2002 
  116. «São Judas Tadeu Supermercados». www.saojudastadeusupermercados.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  117. «São Judas Tadeu: População maciça comparece na inauguração - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  118. «Hipermercado Walmart é inaugurado com sucesso em Assis; veja as fotos - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  119. «FEMA é autorizada a oferecer curso de Medicina em 2015 - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  120. «Poupatempo Assis comemora 2 anos». Governo do Estado de São Paulo. 26 de setembro de 2016. Consultado em 14 de julho de 2020 
  121. «Prefeitura inaugura prédio do IML no aniversário de Assis, mas até agora não está em funcionamento - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  122. «[:en]Sugar Warehouse[:nl]Sugar Warehouse[:es]Almacén de Azúcar [:]». Intergalva. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  123. a b Terra, Jornal Voz da (10 de fevereiro de 2015). «Mirai Motos entra na grande área». Jornal Voz da Terra. Consultado em 14 de julho de 2020 
  124. a b «Way Assis completa um ano em novo endereço com aumento de 80% nas vendas». Revista Estilo Livre. 16 de agosto de 2019. Consultado em 14 de julho de 2020 
  125. «Duaço faz a entrega do residencial 'Barão'». Abordagem Notícias. 22 de agosto de 2016. Consultado em 23 de junho de 2025 
  126. «Duaço faz pré-lançamento do Residencial Ouro Verde - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  127. «Construtora Duaço premia clientes que sugeriram nome para novo empreendimento, em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  128. «Assis ganha novo empreendimento imobiliário, o Residencial Premium». i7 Notícias. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  129. «Pacaembu realiza o sonho de assisenses e entrega as chaves das 681 casas do Vida Nova Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  130. «Prefeitura abre passagem entre Vila Operária e Vila Xavier - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  131. «Planos de Internet - Webby - Internet, internet que liga». webbyinternet.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  132. «.: Cabonnet :.». www.cabonnet.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  133. «OláTelecom». www.olanet.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  134. «Planos». OAI - Provedor de internet Original, Autêntico e Interativo. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  135. Hauze, Agência. «Assis ganhará novo bairro com 460 casas». Pacaembu Construtora. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  136. «PILAR LANÇA RESIDENCIAL INOVADOR EM ASSIS | Click Assis». web.archive.org. 19 de julho de 2020. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  137. «Construtora Duaço lança Residencial Solar das Palmeiras em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  138. a b «Conheça o primeiro motorista do Uber em Assis e saiba como usar o aplicativo». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  139. a b «99 Pop, 'concorrente do Uber', chega a Assis - AssisNews». www.assisnews.com.br. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  140. «Fomenta Vale». Fomenta Vale. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  141. «Fomenta Vale lança seu primeiro HACKATHON em Assis. Confira!». www.assiscity.com. Consultado em 25 de fevereiro de 2021 
  142. «Hospital de Campanha de Assis inicia atendimento». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  143. admin (20 de janeiro de 2021). «VACINA - Assis/SP recebe um lote nesta quinta-feira (21/01)». Rádio Voz do Vale FM 103.3. Consultado em 18 de março de 2022 
  144. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as "refs" nomeadas :7
  145. «Grupo BIG encerra atividades em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  146. «Pátria compra Avenida Supermercados e avança sobre varejo em São Paulo». Valor Econômico. Consultado em 14 de junho de 2022 
  147. Anhesini, Victória (14 de junho de 2022). «Pátria Investimentos compra rede varejista Avenida Supermercados». Suno Notícias. Consultado em 15 de junho de 2022 
  148. Supermercados Avenida - Documentário Supermercados Avenida 70 anos | Facebook | By Supermercados Avenida | [SUPERMERCADOS AVENIDA 70 ANOS] Em 1947 começava uma linda história de coragem, dedicação, persistência e muito amor. Há 70 anos, abrimos nossas..., consultado em 15 de junho de 2022 
  149. «Kalunga contrata atendentes e gerente em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  150. «Burguer King inaugura novo prédio no Centro de Assis». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  151. «The Best Açaí: essa experiência vai conquistar você». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  152. «Sorveteria Gela Boca em SP» 
  153. «Pizza Hut deve inaugurar até o final do ano em Presidente Prudente». Sinomar Calmona. 11 de dezembro de 2021. Consultado em 18 de março de 2022 
  154. «Drogaria Catedral inaugura loja com atendimento por Drive-Thru em Assis». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  155. «Vozão Games será inaugurada neste sábado em Assis | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 27 de junho de 2024 
  156. «Rede de farmácias Nissei inaugura sua primeira loja em Assis – Portal de Noticias». Consultado em 14 de junho de 2022 
  157. solutudo (12 de maio de 2022). «Novidade: Inauguração da loja AKI Tem em Assis é nesta sexta-feira - Solutudo». Consultado em 15 de junho de 2022 
  158. «Prefeitura de Assis - CIDADE EM MOVIMENTO: Prefeito José Fernandes visita obras do Grupo Pão de Açúcar». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2022 
  159. «Prefeitura de Assis - CIDADE EM MOVIMENTO: Loja do grupo Pão de Açúcar é inaugurada em Assis». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 12 de dezembro de 2022 
  160. «Grupo Muffato anuncia chegada de Gigante do atacarejo a Assis». R15 Notícias. Consultado em 27 de março de 2023 
  161. «'Outras aquisições estão na mesa', diz sócio do grupo Muffato após desistir de comprar o Makro». Estadão. Consultado em 27 de março de 2023 
  162. «Concessionária Ford Renova abre suas portas em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 24 de janeiro de 2021 
  163. «Concessionária Nissan Supra é inaugurada em Assis». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  164. «Loja da Swift encerra atividades em Assis após 716 dias de operação | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  165. «Cervejaria Malta é vendida para grupo assisense». Abordagem Notícias. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  166. AssisCity, Redação (12 de agosto de 2020). «Empresários e setor imobiliário garantem investimento de R$ 85 milhões em Assis». Assiscity. Consultado em 14 de novembro de 2025 
  167. «Construtora Duaço lança o loteamento residencial Jardim Sul - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  168. «LBX Construtora apresenta obras do Residencial Terra de Santa Cruz em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  169. «Kasa Imobiliária e ASN Engenharia lançam o Jardim Europa Residencial». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  170. Engenharia, A. S. N. «Jardim Europa». ASN Engenharia. Consultado em 15 de junho de 2022 
  171. Elias, por Eli. «Kasa Imobiliária e ASN Engenharia lançam o Jardim Europa Residencial – Click Assis». Consultado em 15 de junho de 2022 
  172. «Jardim das Nogueiras é lançado com sucesso de vendas». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  173. «Construtora Duaço lança empreendimento na área do antigo Diocesano». Consultado em 18 de março de 2022 
  174. «Pacaembu anuncia novo bairro planejado em Assis». www.assiscity.com. Consultado em 27 de março de 2023 
  175. Engenharia, A. S. N. «Jardim Versalhes». ASN Engenharia. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  176. «ASN Engenharia e Kasa Imobiliária lançam residencial 'Jardim Versalhes'». www.assiscity.com. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  177. «Interquali Construtora lança 'Residencial Novo Parque Universitário' em Assis». www.assiscity.com. Consultado em 27 de março de 2023 
  178. «Residencial Solaris é a grande novidade da ASN Engenharia para Assis». www.assiscity.com. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  179. a b «Duaço lança maior prédio residencial da região com 25 andares e comodidades exclusivas | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 27 de junho de 2024 
  180. «Começa a primeira fase das obras do Studio Light em Assis | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  181. «Novo Studio Light». messen.com.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  182. «Construtora Alea lança empreendimento inovador com estrutura em Woodframe para Assis e região | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  183. «LBX Construtora retorna a Assis com projeto inovador na Avenida Getúlio Vargas». Abordagem Notícias. 19 de agosto de 2024. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  184. «Duaço lança Residencial Renascence II em Assis | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  185. «Gestão da Tecnologia da Informação». Consultado em 26 de novembro de 2020 
  186. Storópoli, Maria Cristina Barbosa (13 de maio de 2020). «Aprovação do Projeto do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo». Conselho Estadual da Educação. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  187. «Câmeras de segurança já monitoram cidade de Assis dia e noite - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  188. «Prefeitura de Assis - CIDADE EM MOVIMENTO: Empresa multinacional irá realizar as trocas das luminárias por LED em Assis». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 18 de março de 2022 
  189. «Distrito Industrial de Assis receberá investimento de R$ 9 mi após conquistar licença ambiental - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 26 de novembro de 2020 
  190. «Prefeitura de Assis - Conquista histórica da atual gestão: Projeto que prevê o asfaltamento do Distrito Industrial é aprovado por unanimidade pelos vereadores». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  191. «Saneamento básico no CDA de Assis está avançado, mas asfaltamento ainda não tem data | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  192. admin (12 de novembro de 2021). «ASSIS - Buscando gerar mais empregos, o município terá novo polo industrial». Rádio Voz do Vale FM 103.3. Consultado em 15 de junho de 2022 
  193. «Empresas aderem ao projeto de implantação do SENAI e Prefeitura de Assis oficializa solicitação». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2022 
  194. Notícias, Abordagem (4 de fevereiro de 2022). «Vereadores comemoram a assinatura do convenio para o funcionamento do Aeroporto de Assis». Abordagem Notícias. Consultado em 18 de março de 2022 
  195. «ANOS DEPOIS – Começam as obras para cobrir parte das arquibancadas do Tonicão». Jornal da Segunda. 31 de janeiro de 2022. Consultado em 18 de março de 2022 
  196. «Duplicação da SP-333, entre Assis e Marília, chega à reta final». www.assiscity.com. Consultado em 27 de março de 2023 
  197. «Taesa obtém licença prévia do Ibama para linha de transmissão Ponta Grossa-Assis». UOL. 25 de setembro de 2023. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  198. «Claro, TIM e Vivo ganham aval para ativar 5G puro em mais 195 cidades; veja a lista». Tecnoblog. Consultado em 27 de março de 2023 
  199. «Assis pede autorização para construir anel viário • Marília Notícia». Marília Notícia. 24 de março de 2022. Consultado em 14 de junho de 2022 
  200. «Prefeitura de Assis - Apresentação do projeto para a construção do Anel Viário (Eixo Sul e Eixo Leste) reúne dezenas de pessoas na Água do Matão». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 14 de junho de 2022 
  201. «Com dois votos de minerva projetos do Executivo são rejeitados». www.assiscity.com. Consultado em 14 de junho de 2022 
  202. Notícias, Abordagem (31 de maio de 2022). «Empréstimo de quase R$ 20 milhões é negado ao prefeito de Assis pela Câmara Municipal». Abordagem Notícias. Consultado em 14 de junho de 2022 
  203. «Prefeitura de Assis - Prefeitura libera primeiro trecho do Anel Viário que conecta a Avenida Benedito Pires ao Complexo Prudenciana». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  204. «Entrevias vai implantar passarela na SP-333 em Assis». Em Assis. 30 de novembro de 2023. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  205. «CIVAP anuncia 1° Usina de Geração de Energia Elétrica do Brasil a partir de resíduos sólidos». www.assiscity.com. Consultado em 27 de março de 2023 
  206. «Usina de Geração de Energia: Ato oficial marca o início das obras em Palmital/SP». CIVAP. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  207. «Governo de SP investe aproximadamente R$ 320 mil em Inovação na cidade de Assis». Abordagem Notícias. 9 de janeiro de 2025. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  208. gameon. «Compare Games retorna com cerca de 3 mil jogos e sistema gamificado». Terra. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  209. Vieira, Marcelo (7 de novembro de 2024). «Compare Games será relançado em novembro pelo grupo Vozão». The Gaming Era. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  210. «Após 83 anos, Rádio Difusora deixa de operar no AM 1140 devido a migração para o FM | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  211. «FEMA FM muda de frequência para ampliar cobertura e melhorar qualidade do sinal – Fema – Fundação Educacional do Município de Assis» (em inglês). Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  212. «Santa Casa de Assis inaugura Pronto Atendimento IAMSPE na Unidade Europa | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  213. «Maple Bear: Uma jornada educacional na abertura de uma escola bilíngue | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  214. «Prefeito José Fernandes inaugura Parque Colinas Eldorado e destaca avanços na infraestrutura de Assis | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  215. «Assis e Ourinhos recebem novas unidades do Coren-SP em parceria com Poupatempo | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  216. «Eleições 2R024: Telma Spera, do PL, é eleita prefeita de Assis no 1º turno». G1. 7 de outubro de 2024. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  217. «Caso de menino esquartejado em Assis completa 1 mês; veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o crime». G1. 10 de janeiro de 2025. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  218. «Morte misteriosa de menino de 10 anos comove cidade do interior de SP | Metrópoles». www.metropoles.com. 18 de dezembro de 2024. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  219. «Polícia acha animais mortos na casa de homem que matou menino em Assis | Metrópoles». www.metropoles.com. 19 de dezembro de 2024. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  220. «SP: o que disse à polícia homem que confessou matar e esquartejar criança». VEJA. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  221. Santuario, Marcos (2 de fevereiro de 2025). «Mostra de Cinema de Tiradentes premia vencedores». Correio do Povo. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  222. Londrina, Folha de (3 de fevereiro de 2025). «Curta londrinense é premiado na Mostra Tiradentes | Folha de Londrina». www.folhadelondrina.com.br. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  223. «Filmado no interior de SP, 'Marmita' é eleito melhor curta na principal mostra de cinema contemporâneo do Brasil». G1. 4 de fevereiro de 2025. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  224. Sites, Expression-Desenvolvimento de (17 de janeiro de 2025). «'Marmita' e 'Veredas' colocam cinema de Assis em destaque na Mostra de Tiradentes». Âncora 1. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  225. «Assis recebe elenco nacional para gravações do longa-metragem». Prefeitura Municipal de Assis - SP. Consultado em 14 de novembro de 2025 
  226. «[Filmes] O longa-metragem "Não Nasci Pra Esta Cidade" começa suas filmagens na cidade de Assis em novembro». Reino News Br. Consultado em 14 de novembro de 2025 
  227. «Não Nasci Pra Esta Cidade :: Começam no interior de São Paulo as filmagens do longa de estreia dos irmãos Di Giacomo - Papo de Cinema». 13 de novembro de 2025. Consultado em 14 de novembro de 2025 
  228. a b c «História, Economia e Geografia de Assis». Consultado em 25 de Fevereiro de 2014 
  229. a b Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO-SP). «Dados Diários». Consultado em 8 de junho de 2021 
  230. CIIAGRO-SP. «Temperatura Mínima Mensal». Consultado em 8 de junho de 2021 
  231. CIIAGRO-SP. «Temperatura Máxima Mensal». Consultado em 8 de junho de 2021 
  232. CIIAGRO-SP. «Chuva Mensal». Consultado em 8 de junho de 2021 
  233. VAIDERGORN, José. As Seis Irmãs: As Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras - Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo - 1957 até 1964. [S.l.: s.n.] 
  234. «Tese de Mestrado da USP sobre a fragmentação do Cerrado de Assis» 
  235. «Assis | Existing | Sorted by Floors, SP | Buildings | List». en.phorio.com. Consultado em 25 de fevereiro de 2021 
  236. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 339. OCLC 437034258
  237. «Assis, SP | Buildings | Gallery». pt.phorio.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  238. «Sua cidade tem muitos prédios? Mapa interativo do GLOBO mostra os municípios mais verticais do país». O Globo. 23 de fevereiro de 2024. Consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  239. Corporation, Phorio Systems. «Edifício Barão in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 29 de outubro de 2020 
  240. «Construtora Duaço - Barão Residencial». Consultado em 29 de outubro de 2020 
  241. Corporation, Phorio Systems. «Edifício Capitão Assis in Assis | high-rise building». Phorio (em inglês). Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  242. «Casa de Taipa está aberta para receber visitantes e excursões escolares, em Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  243. «ASSISCULTURAL: MUSEUS». ASSISCULTURAL. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  244. «Prefeitura de Assis - Secretaria Municipal de Cultura (SMC)». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 26 de janeiro de 2021 
  245. «clube recreativo de assis». Arquivo Arq. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  246. «ACI - Assessoria de Comunicação e Imprensa». www.unesp.br. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  247. «Mercado Modelo Municipal de Assis recebe nova pintura para revitalização - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  248. Cf. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enciclopédia dos Município brasileiros. cit., vol XXVIII, 1956, págs. 87-88.
  249. «População por Município 1920-2010 (IPEAData)». Consultado em 25 de Fevereiro de 2014 
  250. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enciclopédia do municípios brasileiros. Rio de Janeiro, volume XXVIII, 1956, págs 88-89
  251. «Histórico da População Assisense». IBGE. Consultado em 16 de Fevereiro de 2014 
  252. «Síntese das Informações do IBGE sobre Assis». 2010. Consultado em 16 de Fevereiro de 2014 
  253. «Tabela 136 - População residente por cor ou raça». IBGE. 2000 
  254. «Tabela 137 - População residente por religião». IBGE. 2000 
  255. O termo "cristão" (em grego Χριστιανός, transl Christianós) foi usado pela primeira vez para se referir aos discípulos de Jesus Cristo na cidade de Antioquia (Atos cap. 11, vers. 26), por volta de 44 d.C., significando "seguidores de Cristo". O primeiro registro do uso do termo "cristianismo" (em grego Χριστιανισμός, Christianismós) foi feito por Inácio de Antioquia, por volta do ano 100. Tyndale Bible Dictionary, pp. 266, 828
  256. «Sul 1 Region of Brazil [Catholic-Hierarchy]». www.catholic-hierarchy.org. Consultado em 20 de abril de 2025 
  257. «Campos Eclesiásticos». CONFRADESP. 10 de dezembro de 2018. Consultado em 20 de abril de 2025 
  258. «Arquivos: Locais». Assembleia de Deus Belém – Sede. Consultado em 20 de abril de 2025 
  259. «Localidade - Congregação Cristã no Brasil». congregacaocristanobrasil.org.br. Consultado em 20 de abril de 2025 
  260. «Igrejas do Estado de São Paulo – Igreja Presbiteriana Independente do Brasil». Consultado em 6 de abril de 2025 
  261. «Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil». Portal Luteranos. Consultado em 20 de abril de 2025 
  262. «Resultados da votação em Assis (SP) - Gazeta do Povo». Eleições 2020. Consultado em 19 de novembro de 2020 
  263. «Resultados – TSE». resultados.tse.jus.br. Consultado em 19 de novembro de 2020 
  264. «Telma Spera 22 prefeito eleito de Assis em 2024. Biografia e Proposta | O TEMPO». www.otempo.com.br. Consultado em 30 de junho de 2025 
  265. «Alexandre Cachorrão 22 para vice-prefeito de Assis em 2024. Veja biografia, propostas e tudo sobre sua campanha! | O TEMPO». www.otempo.com.br. Consultado em 30 de junho de 2025 
  266. «Por um voto de diferença, Paulo Mattioli é eleito presidente da Câmara Municipal de Assis». Abordagem Notícias. 1 de janeiro de 2025. Consultado em 30 de junho de 2025 
  267. «Municípios consorciados do CIVAP». CIVAP. Consultado em 21 de setembro de 2020 
  268. «Plano Diretor de Assis». Prefeitura Municipal de Assis. Consultado em 10 de novembro de 2020 
  269. «Assis - Village I». Damha. Consultado em 20 de novembro de 2020 
  270. Unicod_Theme. «Construtora Duaço - Residencial Provence». Consultado em 20 de novembro de 2020 
  271. Unicod_Theme. «Construtora Duaço - Condomínio Renascence». Consultado em 20 de novembro de 2020 
  272. «Perfil Municipal, Emprego e Rendimento - SEADE». 2018. Consultado em 14 de julho de 2020 
  273. «Exportações de Assis (2012)». Plataforma DataViva. Consultado em 27 de janeiro de 2014 
  274. «Perfil do Município de Assis» 
  275. «Atividades econômicas de Assis (2023)». Plataforma DataViva. Consultado em 20 de novembro de 2025 
  276. «O Distrito Industrial de Assis deve receber melhorias em 30 dias - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  277. «ACIA questiona prefeito sobre a saída de empresas de Assis - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  278. «ASSIS - Vocação para a inércia». web.archive.org. 6 de março de 2014. Consultado em 14 de julho de 2020 
  279. WebFormas. «Fabricante de Concentrado de Frutas em São Paulo». Inter Brasil Alimentos. Consultado em 14 de julho de 2020 
  280. «Grupo Brasinter – Além da Química». Consultado em 14 de julho de 2020 
  281. «Altolim». www.altolim.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  282. «Ramertec - Soluções Industriais - Assis - SP». www.ramertec.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  283. «História – Sollus Agrícola». Consultado em 14 de julho de 2020 
  284. «AFGBrasil | Os melhores grãos do Brasil para o mundo todo». www.afgbrasil.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  285. «História». Regional Telhas. Consultado em 14 de julho de 2020 
  286. «Site da Duaço» 
  287. «Site das Taiga Indústria» 
  288. «Frango Santa Amélia». pt-br.facebook.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  289. «Grupo Siqueira – Pedreira». Consultado em 14 de julho de 2020 
  290. «Hengel Transporte». Hengel Transporte. Consultado em 14 de julho de 2020 
  291. Tecnologia, Tray. «Sudract Nutrition». 609589.commercesuite.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  292. «Moinho Nacional | Empresa». www.moinhonacional.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  293. «Gelcrem Brasil - Produtos de Quallidade». www.gelcrembrasil.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  294. «Glutadela». Consultado em 14 de julho de 2020 
  295. «Pannetto | Melhoradores de Farinha para Panificação». Consultado em 14 de julho de 2020 
  296. «Soluções de Armazenagem». Consultado em 14 de julho de 2020 
  297. «Carvão Ipê». carvaoipe.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  298. «Bencoaco». www.bencoaco.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  299. «Conosco Indústria Gráfica - Folhetos promocionais Assis/S». Gráfica Conosco. Consultado em 14 de julho de 2020 
  300. «Concreforty – Forte em Concreto». Consultado em 14 de julho de 2020 
  301. «Áudio vintage: EMC». web.archive.org. 21 de fevereiro de 2014. Consultado em 14 de julho de 2020 
  302. «AUDIORAMA - Equipamentos de Audio & Video - EMC / Mecapel». www.audiorama.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  303. Barrero, Marcos, 1953- (2008). Assis de A a Z : a enciclopédia do século, 1905-2005. São Paulo: L2M. p. 361. OCLC 437034258 
  304. «Site dos Supermercados Avenida». Supermercados Avenida. 16 de Julho de 2020 
  305. «NPdiário | Grupo Molinis compra supermercados Avenida de Santo Antônio e Bandeirantes». npdiario.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  306. «Ranking com o desempenho do setor | Maiores Varejistas». SA Varejo. Consultado em 16 de julho de 2020 
  307. «Centro de Distribuição da Rede Avenida irá pra Cândido Mota - AssisNews». www.assisnews.com.br. Consultado em 14 de agosto de 2020 
  308. «Amigão é inaugurado com visita de uma multidão». Assis Notícias. 30 de abril de 2007. Consultado em 16 de julho de 2020 
  309. «Complexo Comercial Avenida Max será inaugurado quinta-feira». Assis Notícias. 19 de dezembro de 2007. Consultado em 16 de julho de 2020 
  310. «São Judas Tadeu: População maciça comparece na inauguração». AssisCity. Redação AssisCity. 6 de novembro de 2011. Consultado em 16 de julho de 2020 
  311. «Assis Plaza Shopping é inaugurado e contará com cinema». Paraguacity. Paraguacity. 12 de junho de 2012. Consultado em 16 de julho de 2020 
  312. «Hipermercado Walmart é inaugurado com sucesso em Assis; veja as fotos». AssisCity. AssisCity. 6 de junho de 2007. Consultado em 16 de julho de 2020 
  313. «Inauguração do McDonald's de Assis é adiada para domingo». AssisCity. AssisCity. 22 de dezembro de 2013. Consultado em 16 de julho de 2020 
  314. «Rede de fast-food Burger King será inaugurada no Assis Plaza Shopping». AssisCity. AssisCity. 9 de junho de 2014. Consultado em 16 de julho de 2020 
  315. «Franquia Habib's será instalada em Assis até o final do ano». AssisCity. Redação AssisCity. 29 de junho de 2014. Consultado em 16 de julho de 2020 
  316. «A-Tração FIAT - Home». www.atracaofiat.com.br. Consultado em 16 de julho de 2020 
  317. «Fiat Gaivota Assis | Home | Concessionária Fiat». Fiat Gaivota. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  318. «Concessionária Suprema». www.supremachevrolet.com.br. Consultado em 16 de julho de 2020 
  319. «Comasa Volkswagen - Orgulho Volkswagen». Comasa. Consultado em 16 de julho de 2020 
  320. «Nissan é na Supra Nissan». nissansupra.com.br. Consultado em 14 de setembro de 2023 
  321. Karony. «Comunicação Externa». karony - Comunicação Externa. Consultado em 16 de julho de 2020 
  322. «Grupo TCM». www.grupotcm.com.br. Consultado em 16 de julho de 2020 
  323. Alvim, Ricardo. «Como anda o setor de Tecnologia da Informação em Assis?». Forum do Skyscrappercity - www.skyscrapercity.com/showpost.php?p=122813654&postcount=2644 
  324. POLLETO, Alex Sandro Romeo de Souza. «Vale é referência em Tecnologia da Informação». AssisCity 
  325. «Totvs faz terceira aquisição do ano e leva a PRX». Computerworld. 19 de abril de 2013. Consultado em 14 de julho de 2020 
  326. «Engemap – Excelência em geoinformação». Consultado em 14 de julho de 2020 
  327. «VSM Informática — Sistema completo para Farmácias e Drogarias em um único sistema.». VSM Informática. Consultado em 14 de julho de 2020 
  328. «Vereador Romagnoli cobra ações para o desenvolvimento econômico de Assis». Câmara Municipal de Assis. 3 de junho de 2015. Consultado em 24 de setembro de 2020 
  329. «Gestora do Bradesco compra 30% de empresa de ar-condicionado». Exame. 7 de outubro de 2016. Consultado em 14 de julho de 2020 
  330. «Multi-Ar agora é Leveros». Revista do Frio. 6 de setembro de 2017. Consultado em 14 de julho de 2020 
  331. «CorpFlex | A Cloud do seu Negócio em Boas Mãos». corpflex.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  332. «Sobre a Moove Nutrition» 
  333. «VSM Shop». www.vsmshop.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  334. «Útil & Lazer - Utilidades e Presentes». www.utilelazer.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  335. «AutoTudo Produtos Automotivos». AutoTudo Produtos Automotivos (em inglês). Consultado em 14 de julho de 2020 
  336. «Loja online de Vozão Games - Quem Somos». Vozão Games. Consultado em 27 de junho de 2024 
  337. «Site da OAI» 
  338. «OláTelecom». www.olanet.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  339. «Cabonnet». www.cabonnet.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  340. «Ifastnet - Provedor de Assis». www.facebook.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  341. «INFOASSISNET TELECOMUNICAÇÕES LTDA ME». www.infoassisnet.com.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  342. «Mapa da Rede de Transporte de Dados». Eletronet. 14 de março de 2017. Consultado em 14 de julho de 2020 
  343. «Prefeitura de Assis - Ecoparque será inaugurado neste sábado, 14». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  344. «Prefeitura de Assis - Espaços de Lazer e Cultura». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  345. «Sargento Valmir questiona prefeito sobre Projeto Incubadora de Empresas.». Câmara Municipal de Assis. Consultado em 14 de julho de 2020 
  346. «Incubadora de Assis completa cinco anos e está sob nova direção». Vigor Econômico. Outubro de 2009 
  347. «PreInova - Programa de Pré-Incubação» 
  348. «Unesp/Assis terá incubadora de Cooperativas Populares» 
  349. GUSMÃO, Emery Marques. ARQUIVOS ESCOLARES, MEMÓRIA E CULTURA. UNESP – FCLAs – CEDAP, V.1, n.1, p. 56-65, 2005.
  350. «Carlos Alberto de Oliveira Prof. EE – Diretoria de Ensino – Região de Assis». deassis.educacao.sp.gov.br. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  351. «Informações da implementação do CEDET de Assis» 
  352. «Site da Etec Pedro D'Arcádia Neto» 
  353. «Site do IFSP - Núcleo Avançado de Assis» 
  354. «Unesp». www.assis.unesp.br (em inglês). Consultado em 14 de julho de 2020 
  355. «Site de José Santilli Sobrinho». Consultado em 26 de Março de 2014 
  356. Marcos Santilli (2 de outubro de 2011), Entrevista de Zeca Santilli parte 1 de 2 - 2003, consultado em 17 de fevereiro de 2025 
  357. «IEDA». uniesp.edu.br. Consultado em 22 de setembro de 2020 
  358. «Histórico da FEMA» (PDF) 
  359. Redação Assiscity.com. «Reformas no polo da USP». AssisCity 
  360. «Anúncio da Fatec Assis pela FEMA» 
  361. Redação do AssisNews. «Fatec de Assis começará com curso de Gestão Comercial». Consultado em 17 de Março de 2014 
  362. «RELATÓRIO CPA 2018 FATEC ASSIS» (PDF). Faculdade de Tecnologia de Assis 
  363. São Paulo, Governo Estadual. «Unidades de Pesquisa Regional». Consultado em 11 de abril de 2024 
  364. http://www.ssp.sp.gov.br/novaestatistica/Pesquisa.aspx
  365. «Números revelam recorde de agressões físicas e aumento de roubos em Assis no mês de novembro - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  366. Sangari (2011). «Número e taxas (em 100 mil) de homicídio nos municípios com 10.000 habitantes ou mais» (xls). Consultado em 30 de abril de 2011 
  367. SSP-SP (2014). «Dados estatísticos do Estado de São Paulo». Consultado em 12 de agosto de 2014 
  368. Sangari (2011). «Número e taxas (em 100 mil) de suicídio nos municípios com 10.000 habitantes ou mais» (xls). Consultado em 30 de abril de 2011 
  369. Sangari (2011). «Número e taxas (em 100 mil) de Óbitos Ac.Transporte nos municípios com 10.000 habitantes ou mais» (xls). Consultado em 30 de abril de 2011 
  370. Assessoria camâra municipal de Assis (1 de abril de 2013). «Vereador Valmir Dionizio participa de reunião do CONSEG». Consultado em 12 de agosto de 2014 
  371. «SABESP». Consultado em 13 de Abril de 2014 
  372. «Energisa assume o Grupo Rede» (PDF) 
  373. «Municípios por concessionária» (PDF). Consultado em 30 de abril de 2011. Cópia arquivada em 11 de janeiro de 2012 
  374. «IMP - Informações dos Municípios Paulistas». www.imp.seade.gov.br. Consultado em 3 de março de 2021 
  375. «CIVAP Saúde» 
  376. «Dados Saúde do IBGE». Consultado em 2 de Maio de 2014 
  377. «SMS - Prefeitura de Assis - UPA-Unidade de Pronto Atendimento». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  378. «SMS - Prefeitura de Assis - PA-Pronto Atendimento (Vila Maria Isabel)». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  379. «SMS - Prefeitura de Assis - Policlínicas FEMA». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  380. «SMS - Prefeitura de Assis - UBS-Unidade Básica de Saúde». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  381. «SMS - Prefeitura de Assis - ESF-Estratégia Saúde da Família». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  382. «SMS - Prefeitura de Assis - CEA-Centro de Especialidades de Assis». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  383. «SMS - Prefeitura de Assis - CEO-Centro de Especialidades Odontológicas». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  384. «SMS - Prefeitura de Assis - Serviço de Atendimento Domiciliar - Melhor em Casa EMAD». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  385. «SMS - Prefeitura de Assis - CAPS II / CAPS infanto juvenil». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  386. «SMS - Prefeitura de Assis - GIPA». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  387. «SMS - Prefeitura de Assis - Unidade Dispensadora de Medicamentos (Farmácia)». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  388. «SMS - Prefeitura de Assis - Polo Academia da Saúde». saude.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  389. «Prefeitura de Assis - CCI e CDI oferecem várias atividades a idosos». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  390. a b c DE CAMARGO NETO, EDUARDO (12 de abril de 2018). «Plano Municipal de Turismo de Assis e dá outras providências» (PDF). Prefeitura Municipal de Assis. Consultado em 15 de Fevereiro de 2021 
  391. «Prefeitura de Assis - Oncologia oficialmente volta a funcionar no Hospital Regional de Assis». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  392. «Hospital e Maternidade de Assis | HMA». www.hmassis.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  393. «Início». www.santacasadeassis.org.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  394. «Dr Mauricio Maia | Hospital De Olhos Oeste Paulista | Brasil». hoop. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  395. «IAM». www.iam-assis.com.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  396. «Prefeitura de Assis - Prefeitura assumirá controle do transporte coletivo». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  397. «Aeroporto Estadual de Assis – Marcelo Pires Halzhausen – São Paulo Aeroportos | GovESP». www.daesp.sp.gov.br. Consultado em 23 de novembro de 2020 
  398. «Vale Paranapanema - Aviação Agrícola». www.valeaviacao.com.br. Consultado em 23 de novembro de 2020 
  399. «Aeroporto de Assis é incluído no programa de privatização, segundo João Doria - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 23 de novembro de 2020 
  400. «Taxistas de Assis querem regulamentação dos serviços no Município». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  401. «Utilização do taxímetro é uma das propostas para regulamentar o serviço em Assis». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  402. a b «Taxistas de Assis começam a usar aplicativo Four Taxis». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  403. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as "refs" nomeadas :10
  404. «Aplicativo X49 chega em Assis e abre cadastro para motoristas». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  405. «Aplicativo Buser inclui Assis no roteiro e promete viagens para SP a preço máximo de R$59,90». www.assiscity.com. Consultado em 14 de fevereiro de 2021 
  406. «Prefeitura de Assis - Pandemia afeta drasticamente movimento na Rodoviária de Assis em 2020». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 16 de fevereiro de 2021 
  407. «Frota nacional por município em Dezembro de 2023». Denatran. Consultado em 1 de julho de 2024 
  408. «Frota Nacional - Denatran de 2016» 
  409. «Assis é a segunda cidade do Estado de São Paulo em emplacamento de veículos - Assiscity - Notícias de Assis SP e região hoje». www.assiscity.com. Consultado em 14 de julho de 2020 
  410. «DER/SP: Divisões Regionais». www.der.sp.gov.br. Consultado em 14 de julho de 2020 
  411. «DER/SP: Divisões Regionais». www.der.sp.gov.br. Consultado em 6 de julho de 2024 
  412. «DER/SP: Memória do Transporte». www.der.sp.gov.br. Consultado em 6 de julho de 2024 
  413. «Telesp assume controle da Cia. Telefônica Rio Preto e da Empresa Telefônica Paulista». Acervo O Estado de São Paulo 
  414. «Relação do patrimônio da Empresa Telefônica Paulista incorporado pela Telesp» (PDF). Diário Oficial do Estado de São Paulo 
  415. «Área de operação da Telesp em São Paulo». www.telesp.com.br. Página oficial da Telecomunicações de São Paulo (arquivada). 14 de janeiro de 1998. Consultado em 18 de fevereiro de 2025 
  416. «Telesp - Código DDD e Prefixos». www.telesp.com.br. Página oficial da Telecomunicações de São Paulo (arquivada). 14 de janeiro de 1998. Consultado em 18 de fevereiro de 2025 
  417. «Cobertura 3G / 4G / 5G a Assis, Brasil - nPerf.com». www.nperf.com. Consultado em 1 de julho de 2024 
  418. «Estado: São Paulo (SP)». Web Busca. Consultado em 30 de abril de 2011. Cópia arquivada em 11 de janeiro de 2012 
  419. Lorenna Rodrigues (8 de janeiro de 2009). «Portabilidade chega hoje ao oeste paulista, Porto Alegre e Manaus». Folha Online. Consultado em 30 de abril de 2011. Cópia arquivada em 11 de janeiro de 2012 
  420. «Assis tem mais celulares que habitantes, diz empresa de consultoria | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 18 de março de 2025 
  421. «Canais de TV em Assis» 
  422. «Sinal analógico será desligado dia 29 de novembro em Assis e região» 
  423. «Inicial». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  424. «Sobre». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  425. «Biblioteca». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  426. «MAPA». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  427. «Prefeitura de Assis - Museu da Agricultura de Assis será inaugurado nesta sexta-feira, dia 15». www.assis.sp.gov.br. Consultado em 6 de julho de 2024 
  428. «Casa de Taipa». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  429. «Centro Cultural "Dona Pimpa"». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  430. «Espaço da Memória». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  431. «Anfiteatro – Parque Colinas». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  432. «Barracão das Artes». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  433. «Cinema Municipal – Cine "Piracaia"». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  434. «Concha Acústica "Cornélio Fortuna – O Maestro"». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  435. «Escola de Música». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  436. «Teatro Municipal "Padre Enzo Ticinelli"». Secretaria da Cultura de Assis. Consultado em 6 de julho de 2024 
  437. «A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro». 2012. p. 80 
  438. «FEMA FM muda de frequência para ampliar cobertura e melhorar qualidade do sinal» 
  439. «TV FEMA é Multiplataforma: além da televisão» 
  440. «Polo Audiovisual do Velho Oeste». Polo do Velho Oeste. Consultado em 6 de julho de 2024 
  441. https://associacaobrasileiradecinematografia (2 de maio de 2024). «Festival De Cinema 'Curta Velho Oeste' Anuncia Terceira Edição Em Assis — ABCine». abcine.org.br. Consultado em 6 de julho de 2024 
  442. Cooperativa, Oeste (18 de outubro de 2023). «[Alunos-assis] Programação - II Curta Velho Oeste». Consultado em 6 de julho de 2024 
  443. a b «Assis recebe a 1ª Mostra Terrytóryos de Cinema e Educação com filmes produzidos na cidade – Portal de Noticias». Consultado em 6 de julho de 2024 
  444. «Quem Somos». Curta Velho Oeste. Consultado em 6 de julho de 2024 
  445. «FEMA anuncia criação de Polo Audiovisual» 
  446. «Filme produzido pela Oeste, de Assis, estreia no 34º Festival de Curtas Metragens | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 6 de julho de 2024 
  447. «Agencia de Comunicacão - Curta Velho Oeste apresenta sua terceira edição». Agencia de Comunicacão - Curta Velho Oeste apresenta sua terceira edição (em inglês). Consultado em 6 de julho de 2024 
  448. «Filme gravado em Assis é premiado no Festival Internacional de Curtas». O Diário do Vale. 29 de agosto de 2022. Consultado em 6 de julho de 2024 
  449. «Filmes "Pra Frente, Pra FEMA" são premiados» 
  450. «Filme premiado é transmitido em sessão» 
  451. «Morre em Assis um dos fundadores da banda Mac Rybell, que fez fama nos anos 1970 e 1980 | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 6 de julho de 2024 
  452. «Biografia de Mac Rybell». Last.fm. Consultado em 6 de julho de 2024 
  453. «Recanto Caipira». www.recantocaipira.com.br. Consultado em 6 de julho de 2024 
  454. «Nos bailes da vida - Jet Boys | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 6 de julho de 2024 
  455. «Novos integrantes assumem a Banda Jet Boys | Assiscity». www.assiscity.com. Consultado em 6 de julho de 2024 
  456. «Feriados municipais 2020 - Assis-SP | Relação dos feriados municipais em Assis, São Paulo». Feriados Municipais. Consultado em 14 de julho de 2020 
  457. «DISPÕE SOBRE FERIADO MUNICIPAL E NACIONAL. PROÍBE O TRABALHO NOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS, INDUSTRIAIS E SIMILARES, NOS DIAS FERIADOS E DE FESTAS NO MUNICÍPIO DE ASSIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS» (PDF) 
  458. Sérgio Ferreira Pantaleão. «Carnaval - é ou não feriado? folga automática pode gerar alteração contratual». Guia Trabalhista. Consultado em 25 de novembro de 2010 
  459. Presidência da República. «Lei Nº 9.093, de 12 de setembro de 1995». Consultado em 25 de novembro de 2010 
  460. «Em seu retorno ao futebol profissional, VOCEM estréia na Segundona com triunfo sobre o PPFC». i7 Notícias. Consultado em 14 de julho de 2020 
  461. «Conti Cola Assis Basket retoma atividades para a temporada 2020». AssisCity. Redação do AssisCity. 12 de fevereiro de 2020. Consultado em 17 de julho de 2020 
  462. «Tonicão e Jairão são reformados para comodidade do público». AssisCity. Redação AssisCity. Consultado em 16 de julho de 2020 

Ligações externas

[editar | editar código]
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikisource Textos originais no Wikisource
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons