Usuário(a) Discussão:Msbarrios

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Msbarrios!

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz! Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão assistidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo(a) a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências por meio do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta

Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico dele com indicação do autor. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a Wikipédia.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! Onjackmsg 15h45min de 9 de novembro de 2010 (UTC)[responder]
Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Auréola, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

Ola Barrios, obrigado pela sua delonga sobre o assunto, e desculpe também por eu ser meio opaco e direto (leia-se intolerante), é que as vezes fico sem tempo para aprofundar-me ao assunto. Sobre o artigo, é o seguinte, em outras partes do mundo não existe pichação caracterizada como a que existe aqui, o que existe é o grafitti, a pichação é um termo criado e surgido no Brasil para designar o grafitti feito de forma criminosa e sem os caprichos de um grafite (veja a diferença pelas imagens), entretanto, a pichação surgiu no Brasil (década de 1970) muito antes do grafite que já existia em outras partes do mundo (o grafite surgiu no Brasil na década de 1990). Quando surgiu a pichação, não tínhamos nem noção do que era um grafite, somente mais tarde o grafite começou a surgir por aqui, e passou a ser desambiguado de Pichação. Por isso as outras wikis dizem que a pichação é uma forma de grafite brasileira, porém existe também grafite (e muito) no Brasil com os formatos estrangeiros. Realmente muitos brasileiros ainda não sabem a diferença, eu mesmo já fui muito discriminado ao tentar efetuar um trabalho de grafite, as pessoas achavam que grafite e pichação eram a mesma coisa, até ver os resultados. Fontes e referências sobre esse asuntos ainda são escassas. Se ainda tiver dúvidas no que eu falo (ou sobre qualquer outra coisa), pode me perguntar a vontade. Abs Onjackmsg 17h48min de 10 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Não te acho burrão não cara, acho que esta sendo um pouco irredutível, mas dê uma olhada nestes links Klikescola, revelacaoonline, profissaodesigner, agua ras, arte na escola. Abraços Onjackmsg 00h15min de 11 de novembro de 2010 (UTC)[responder]
Google translate não é fonte fiável, eu mesmo vivo sugerindo traduções melhores e editando aquilo. Abs Onjackmsg 23h13min de 11 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Oi Msbarrios, legal ler teu "mapa" completo da wiki, rs. Minha grande dificuldade como tutor é perceber no que posso ser útil e quando aparece usuários claros como você fica mais fácil. Pra começar, meu nick é muito polêmico. :D A maior parte dos usuários pensam que sou mulher e, ao mesmo tempo, não sou santinho, embora tenha escolhido um nome que nos lembra aquela auréola que adorna as franjas dos anjos.

Eu soube da sua "guerra de edições". Embora seja chato essas coisas acontecerem, é o que tem de mais comum em todas as wikis de todas as línguas. Você pediu um esclarecimento da diferença entre a opinião de terceiros, a mediação informal e a mediação de conflitos. Bom, elas foram criadas em casos extremos de conflitos, ou não. O primeiro refere-se a pedir opinião de um outro usuário que não esteja envolvido no conflito de outros dois (no caso você e o Onjacktallcuca.) Assim, ele (vamos supor que eu seja o terceiro) vem dar seu pitaco. Não é muito aconselhável ao meu ver porque pode gerar ainda mais conflitos e o requerimento de um quarto, um quinto, um sexto usuário, rsrs. Por isso existem também as votações, em que um grupo maior de usuários (na verdade todos os que tiverem direito ao voto) decidem assuntos reinvicados por um ou mais de um usuário. É uma forma democrática que pode ser conseguida na Esplanada, mas confesso não ter experiência para falar sobre isso. A mediação informal aborda as disputas rapidamente e quando estão em formas fáceis de conter, enquanto a Mediação Formal é o oposto. Em ambas existe um grupo de usuários-mediadores com "cabeça fria" de fora da situação dispostos a mediarem e a trazerem novas possibilidades de acordo à disputa, e quanto a isso basta. Há um guia completo nas páginas da Mediação Formal e Informal de como proceder. No seu caso seria a informal.

Porém, pelo comentário acima do Onjacktallcuca e pelo que tenho percebido, até parece que tudo foi resolvido entre vocês. Se não foi, me alerte. Aliás, me diga mais claramente qual é o motivo (no artigo) de disputa entre vocês.

Minha segunda utilidade exposta por você é sobre a administração na Wikipédia. Deixe-me antes falar dos cafés (dos quais não participo, pois sou adepto do "Deixa o papo furado pra trás e edite!" que muitos outros usuários também reinvindicam). Mas na verdade nos cafés não há somente papo furado. Tratam de temas específicos e ajudam muita gente perdida. São como "bate-papos" como esse que estamos tendo aqui na sua página de "discussão" e são divididos por tipos de usuários: os novatos (Wikipedia:Café dos novatos), os tradutores (Wikipedia:Café dos tradutores), e alguns outros, como você pode ver clicando aqui. "Novato", na minha visão, é todo editor que ainda não está familiarizado com a wiki, ainda não se safa bem. Já fui um dia um novato e apanhei do meu tutor, uma criança portuguesa que queria humilhar este pobre adolescente brasileiro, talvez por vinganças passadas, talvez porque fazemos piadas deles, mas só depois fui ver como fui bobo. Ele propunha gincanas, prazos, obrigações, tarefas, coisas que um tutor não pode fazer, embora possa parecer divertido como numa escola... Mas então! Para não ficar muito longa essa mensagem, resumindo, há votações para ser administradores, para parar de ser administrador, há votações para eliminar páginas, para manter, etc. Veja tudo aqui: Wikipedia:Votações. Mas só pode votar, reforço, quem tem direito ao voto (clica aí e vais entender). Quanto ao "cargo" de administrador, veja aqui: Wikipedia:Administradores. Eles são, na minha opinião, usuários bem ocupados, pois têm de ter uma visão global da wiki e cuidar de outros usuários e de muitas páginas, não é como um editor como o Auréola que só se preocupa com os artigos que gosta (e também com um pouquinho de tutoria...) Por isso, para não sobrecarregar tarefas, muitos usuários também aderem robôs, isso mesmo, veja aqui: Wikipedia:Robôs, encarregados de tarefas automáticas, principalmente em relação a reverter edições de vandalismo que branqueiem toda uma página do domínio principal, e também encarregados de adicionar interwikis, etc. Acostume-se, meu amigo, a wiki é um mundo próprio, é um verdadeiro simulacro.

Bom, espero ter dado o basicão pra você. Clicando nas ligações internas dessa mensagem você vai aprender ainda mais coisas e, claro, ter ainda mais dúvidas, porém estarei aqui para tentar safá-las. É só vir na minha página de usuário. Aguardo resposta. Abs, —Auréola συζήτηση 23h00min de 10 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Olá, Msbarrios, estou de volta... O teu "mapa" foi uma metáfora para tua mensagem, bem explicada e que raramente vejo nos novatos quando querem um tutor.

Soube do conflito no artigo Pixação através do histórico. Eu olho as contribuições dos meus tutorados. :-)

Mas nessa disputa estou com o Onjacktallcuca. É uma questão meio filosófica, eu sei, mas na minha cabeça é muito clara a distinção entre "Grafite" e "Pixação" (talvez por morar em Santos, ter convivido com as duas culturas). Ora, os grafiteiros não fazem escondidos, fazem à luz do sol, são bem vistos, são chamados de artistas, são convidados e bem-recebidos na televisão, seus desenhos são coloridos (geralmente usam cores bem fortes).

Os pixadores fazem à luz da lua, escondidos, fogem da polícia, mancham portões de prédios e de casas, eles próprios têm em suas cabeças que não fazem o certo, caso o contrário fariam na frente de todos. A afirmação de que pixação é protesto é mentirosa: um grafite também pode protestar contra alguma situação, porque uma pintura também pode.

A estética de um grafite é superior à estética de uma pixação. Geralmente os pixadores são péssimos para desenhos, contudo possuem grupos e se comunicam com códigos indecifráveis para os cidadãos.

É interessante a palavra "pixação". Vem de pixar, rabiscar, antes mesmo de um muro. Isso me faz lembrar Caetano Veloso: "da dura poesia concreta de tuas esquinas..." Coicidentemente, o artigo da wiki em inglês diz que a origem da pixação vem de São Paulo. O grafite não: desde a Roma, e muito antes, nas cavernas, onde se pintavam nas suas paredes, é o mais antigo registro de arte que o ser humano possui hoje em dia. (A arte rupestre).

Esse raciocínio nos faz pensar que pixação é coisa de vândalo, bandoleiro, mas nem sempre eles são bandidos, a maior parte das vezes atém-se somente a esses códigos indecifráveis ou até mesmo simples frases sobre a sociedade e etc. Acho feio, muito feio. Mas alguns não poderiam nunca serem apagados, rsrs...

O grafite, por sua vez, é permitido e muitas vezes incentivado (há grafites em vários museus de SP). Estudei numa escola em que havia um projeto de grafitá-la por dentro, no pátio, e no muro exterior. Você acha que grafitamos tal qual os pixadores pixam? Não, é claro. Estamos falando de grafite. Minha escola sustentou em sua estrutura material e sólida as obras coloridas de Romero Brito. É diferente. E por tudo isso aqui exposto estou com o Onjacktallcuca. Realmente é um conflito de edição por uma coisinha pequena e de quase nada, mas que leva a uma discussão interessante e nutritiva...

Bem, há muitos outros tipos de usuários que não citei mas que podes conferir aqui: Wikipedia:Usuários. Existem os papéis de os papéis de Eliminador, Verificador, Burocrata e Administrador (todos conseguidos por votação) e outros, como Stewards, Reversor global, e Desenvolvedores, mas não sei muito a respeito deles, somente que cuidam da parte técnica do formato wiki.

Acho que qualquer um pode armazenar arquivos de mensagens nos cafés. Mas, sei lá, realmente pouco sei sobre café. Nem de café eu gosto. ^_^

Bom, vou ficando por aqui. Qualquer dúvida é só vir falar. Ficaria feliz de ver você ativo editando na wiki nos temas do teu interesse. Vale a pena e é muito bom. Abs, —Auréola συζήτηση 03h34min de 11 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Grafite (em Olinda, Brasil, com certeza permitido pelo dono das janelas)...

Lá estou eu aqui outra vez... Bem, você já deve saber para que serve uma interwiki. Então, a interwi para a wiki em inglês, em checo, em Svenska e em francês e em espanhol (as únicas que tem um artigo chamado "Pichação") referem-se exatamente ao mesmo tema que o nosso artigo de Pichação (se perceber, elas nem traduzirem o termo, todas estão em português - até mesmo na wiki em tcheco, uma língua tão diferente da nossa). Ouso dizer que não existe pichação fora de São Paulo, ahahaha... Ou no mínimo fora do Brasil. Há uma imagem no artigo de pixação em San Salvador, mas é unicamente de protesto e não aplica-se ao pixador brasileiro (aquele que pixa em prédios, muros, em concreto, enfim, códigos indecifráveis, muitas vezes que tem a ver com seu grupo ou gangue, etc.) Há também uma imagem no artigo de uma suposta pichação no Muro de Berlim na Alemanha, porém, devido às circunstâncias sociais da época é óbvio que haveria de ter uma pichação naquele bendito muro, e nisso você irá concordar comigo. Agora, resta saber se o autor dessa pixação não foi um paulistano, ahahaha...

...pichação... com certeza de um muro abandonado ou que o dono não permitiria...

Brincadeiras à parte, já é cânone, vamos dizer assim, entre os próprios grafiteiros e pichadores a diferença entre eles. Também, não acho que é raro encontrar alguém que foi pichador um dia e virou grafiteiro. São coisas bem diferentes e que aos poucos as pessoas vão entendendo. A palavra "grafite" não é como "pichação". O artigo sobre a primeira existe em muitas outras wikis, enquanto a segunda só em outras quatro, justamente por ser algo muito claro.

Portanto, não entendo o seu ponto nem sua colocação. O Onjack te enviou alguns links na mensagem acima de páginas respeitadas, escritas por pessoas conscientes, que escrevem sobre a diferença das duas expressões (grafite e pixação). Aconselho que leia.

Não faria sentido, por fim, mudar a interwiki para "Grafite". Você por algum acaso leu o artigo na wiki en? Aconselho que leia: http://en.wikipedia.org/wiki/Pixa%C3%A7%C3%A3o Não é grafite. Acho que o que você quis fazer foi padronizar as duas formas de expressão, e realmente elas são parecidas, mas o resultado nem as técnicas utilizadas são as mesmas. Rapidamente, olhando algumas imagens pela Internet, procurando por Grafite e Pixação, vais ver como um é mais "erudito" e o outro é "pop". (Estou me referindo unicamente à confecção desses dois gêneros musicais: enquanto o primeiro é trabalhado minuciosamente por um músico tal qual um chinês trabalhando e suando, levando dias, retomando, o outro nasce visceralmente do músico e ele logo faz a música). Assim os moleques de São Paulo correm pela rua pichando os muros das casas de gente que está dormindo à noite. O grafite em São Paulo também associa-se ao rap. Tenho um usuário que também estou 'tutorando', o Usuário:Rapper Ouriço, muito gente boa, está começando como rapper e também está aprendendo a grafitar. Seria bom ter um diálogo com ele. Quer dizer, tenho conhecidos mexendo com grafite, e que eles não gostariam nada de serem chamados de pixadores, rsrs... Outra coisa: caso não me engano pichação pode virar coisa de polícia e deve haver leis em São Paulo quando depreciam instituições públicas e até mesmo as casas dos outros. Quanto a isso, basta. Já pichamos muito, ahaha, ou melhor, grafitamos (qual a diferença entre os dois mesmo?).

Agora, às outras questões: não há vantagens em logar na wiki para um usuário novato, no entanto é mais aconselhável porque assim você poderá ter uma identidade e se expressar melhor com outros usuários, contribuir junto com eles, participar de projetos, etc. Enfim, "crescer" na "comunidade". Mas se o seu objetivo é edições pequenas, faça como quiser...

Quanto aos preconceitos e os respeitos, bem, é uma comunidade. Acho bom que haja respeito por alguns usuários, porque de certa forma contribuíram para um projeto gratuitamente, com toda a sua paixão e dedicação, e muitas vezes estes usuários mostraram um caráter de eloqüência. Isso não quer dizer, em absoluto, que eu tenha que concordar com administradores, usuários experientes, etc.; no projeto wiki todos estão no mesmo piso, ninguém abaixo nem acima, e para isso servem as votações, porque posso contestar, posso também virar administrador, há leis e direitos. Quanto a isso sinto que estamos um tanto amadurecidos... Quanto aos novatos, muitas vezes há preconceitos, mas porque eles parecem (novamente vou ter que citá-lo) Caetano Veloso de frente com São Paulo: "é que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi", e "chamei de mal gosto o que vi de mal gosto o mal gosto", ou seja, ainda não estão 100% familiarizados e acostumados e muitas vezes querem já mudar tudo, e não é assim. Muitas possibilidades hoje dentro da wiki foram conseguidas através da intermediação de usuários e de votações, não precisa ser rebelde.

Quanto aos meios de comunicação na wiki, talvez sejam meio arcaicos mesmo, mas eu curto (outra expressão surgida em São Paulo). Existia uma ferramenta de bate papo instantâneo tipo o da UOL para os usuários, fora da wiki, mas você pode intuir que é desnecessária. Tenho MSNs de vários usuários, converso com eles, mas na hora das decisões wikipedianas, só fazemos aqui, para tudo ficar arquivado e ser mostrado à comunidade. Só não arquivamos conversas mais íntimas, é lógico, sim, porque há usuários que se apaixonam por outros, nem fofocas, é claro...

Quanto às falhas de lógica, é porque tenho a mente expandida e minha cabeça ainda não tá totalmente formada, é algo muito natural na minha constituição adolescente.

Não uso muito o Gtalk, mas se quiser meu MSN, tenho na minha página de usuário. Adeus, Perry Rhodan. Abs, —Auréola συζήτηση 22h20min de 11 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

Fim da tutoria[editar código-fonte]

Parabéns por ter cursado o programa de Tutoria, que terminou neste momento. Continue o bom trabalho. Caso venha a ter dúvidas, poderá contactar-me, mesmo depois do programa finalizado. Pode, se preferir, dirigir-se ao Café dos Novatos. Boas contribuições, Auréola.

Olá Msbarrios, você não assinou sua mensagem na minha página. Tem que sempre assinar, ok? Isso facilita também para mim clicar no seu nick e vir direto pra cá respondê-lo. Ual, retornando à sua página de usuário e vendo minhas mensagens acima eu penso: Nossa, aquilo não são mensagens, são artigos! ahaha, eu até coloquei imagens para diferenciar grafite de pichação, coisa incomum nas páginas de discussões. Mas quanto ao Sertão, esse conceito aí foi criado em 2005 por um usuário não mais tão frequente e que deve ser englobado ao artigo "Sertão brasileiro"... Não recebi sua tradução, mas de antemão agradeço. Envie-me para fernando.280@gmail.com Abraços, —Auréola συζήτηση 00h46min de 15 de novembro de 2010 (UTC)[responder]

False etymology[editar código-fonte]

Olá Msbarrios, I can read some Portuguese and I thought the article dealt with both false etymology (rather strange page indeed, dealing with a non-scientific topic) and folk etymology. However I'm pretty sure the Spanish article deals with folk etymology as well. The Italian page was completely messy, I rewrote it citing some reliable sources, since paretimologia among Italian linguists means folk etymology, not false etymology. You may revert the interwiki table for Spanish and Portuguese pages, linking them to false etymology, but remember that among linguists folk etymology is a precise concept whereas false etymology is rather vague. Please leave the Italian page linked to folk etymology. Até logo.--Carnby (msg) 14:23, 4 gen 2013 (CET)