Usuário(a) Discussão:Verdoquin

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Verdoquin, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tiles: ~~~~

Seu trabalho é importante, leia (antes de começar a editar) e siga os 'esquemas' de Wikipedia:Projetos/Subdivisões do Brasil/Primeiros passos e ajudas e orientações aí em cima, principalmente Wikipedia:Coisas a não fazer , Wikipedia:Erros comuns na Wikipédia e Wikipedia:Página de usuário ! Abraço! Reynaldo Avaré -✉ 01:21, 4 Maio 2007 (UTC)

RE:reencaminhar uma busca[editar código-fonte]

Olá Verdoquin, boa noite! Não sei se entendi sua dúvida... parece que é algo assim: já existe, ou você criou o artigo Nova Iorque, mas sabe também que muita gente poderia procurar por New York, é só redirecionar New York para Nova Iorque usando o comando que aparece quando você está editando aí em baixo: .... #REDIRECT [[]]... para isso na criação/edição de New York clique em #Redirect aí em baixo e entre os colchetes escreva Nova Iorque, assim: #REDIRECT [[Nova Iorque]] pois este é o artigo para onde você quer direcionar. Será que eu fui claro? Dá uma lida em Wikipedia:Tutorial e até seria interessante você entrar no programa Wikipedia:Tutoria. Não esqueça de assinar suas discussões com 4 tils (~~~~), menos em artigos que não é permitido. Também quando estiver editando um artigo uso o botão Mostrar previsão, até que ache tudo certo, ante de usar o botão Salvar página. Veja como você fez em Leis da natureza você foi gravando e gravando..., logo abaixo desta mensagem vou deixar um aviso e vai entender o porque! Tenha um bom trabalho. Abração. --Reynaldo Avaré Msg 01:11, 22 Maio 2007 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Leis da natureza"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Leis da natureza. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo e consumindo assim um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia.

Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

--Reynaldo Avaré Msg 01:11, 22 Maio 2007 (UTC)

'Tô de volta... he..he..[editar código-fonte]

Clique neste link: mudanças e observe algumas pequenas alterações que fiz no artigo que você estava editando e assim você vai "pegando o espírito da coisa". Abraço. --Reynaldo Avaré Msg 01:28, 22 Maio 2007 (UTC)

Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Belanidia, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

Belanidia Msg!!! 18:49, 24 Maio 2007 (UTC)

Desculpas[editar código-fonte]

Caramba, Lúcia. Que vergonha. Me desculpe. Eu tive um excesso de trabalho inesperado na semana passada, e somente agora estou voltando a me conectar. Minhas sinceras desculpas.

Se vc ainda quiser ser minha tutora, obrigado. Nesta semana poderei vir aqui hoje, amanhã e se for o caso na sexta. Semana que vem, provavelmente uns 2 ou 3 dias, verei.

Eu tenho algumas dúvidas novas:

a) como colocar uma nota de rodapé? b) como faço para colocar figuras? c) eu posso pegar uma figura que já está na wikipedia em outra língua e colocar na página em português? d) o que significa "wiki commons"? e) por que alguns artigos são colocados na "wiki source" e outros na wikipedia? Minha senha da WP serve tb pra wikisource ?

Agradeço imensamente sua cooperação, e caso vc não possa nos próximos dias, eu espero pacientemente. Mais uma vez me desculpe por nosso desencontro.

Até mais, e um abração.Verdoquin 21h56min de 5 de Junho de 2007 (UTC)


  • Tu editaste aqui também? Alegre Não precisas ... basta falares na página de quem desejas. Bem ... antes de mais: OLÁ!!! Que óptimo que estás de volta - pensei que te tinha desagradado a tutora, hehe! Depois, não precisas de perguntar se ainda quero ser tua tutora ... eu ainda continuo sendo, durante o máximo de um mês, a menos que tu ou eu não achemos necessário tanto tempo. Por isso ... comecemos! Alegre

Rodapé e categorias[editar código-fonte]

Tu perguntaste, eu vou tentar responder.

  1. Em relação às notas de rodapé, eu fiquei com dúvidas sobre o que realmente desejas saber, pois não temos o conceito de "nota de rodapé" cá na wiki. Poderias mostrar-me um artigo onde tenhas visto as ditas "notas de rodapé" (a ver se eu descubro o que pretendes)? Olha ... para certos assuntos, fica mais fácil conversarmos pelo MNS (se usares), podes adicionar-me: lucia.carvalho@bragatel.pt - dá muito jeito, às vezes.
  2. Com relação à categorização, já leste: Ajuda:Guia de edição/Categorizar? Penso que lá tens tudo sobre como categorizar. Mas respondendo mais especificamente: sim, existe um "mapa" [[1]], mas é gigante e pouco prático. O melhor mesmo é seguíres a sugestão dada lá na página de ajuda, que passo a copiar:

"Para categorizar algum artigo primeiro é necessário escolher uma categoria adequada.

Note-se que a escolha da categoria não deve ser apenas baseada no nome da mesma, mas também na sua descrição e na página de discussão associada."

Resposta[editar código-fonte]

Cara Lúcia, obrigado. Hoje eu li os tópicos 1 e 2. Na próxima vez, verei a parte das figuras.

  • Vamos por partes: Item 1 (rodapé). Na verdade, eu vi essas notinhas de rodapé (esse é um nome acadêmico) por exemplo no artigo Direitos humanos, com o título de "Referências". São aqueles numeroszinhos (existe essa palavra?) que surgem no alto pequeninos ([1],[2], etc) com uma explicação no fim da página em letras miúdas...

Eu não tenho ainda um MSN, mas posso criar se for necessário. Posso lhe mandar tb um e-mail nos próximos dias se vc quiser, e daí vc me responde.

  • Item 2 (Categorias) - Agradeço imensamente a dica com o link. Veja que tem umas dicas ali bem interessantes que eu jamais descobriria pela mera observação dos artigos (ao ler o código fonte). Algumas coisas não são nada óbvias. Coisas do tipo "Categoria:Bebidas|Agua" (entre colchetes e sem acento no "Agua") no artigo Água para colocar em ordem alfabética lá na página da categoria "Bebidas". Muito bom mesmo. Obrigado pelo link.
  • Continua na próxima vez... Um abraço e bom feriado pra vc (no Brasil pelo menos é feriado amanhã...) Tchau tchau.Verdoquin 23h10min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

P.S. Aliás, como coloco "emoticons" nas mensagens? Eu queria colocar uma carinha sorrindo mas não sei como...  ;-) Verdoquin 23h10min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Itens pendentes[editar código-fonte]

3. Para colocar figuras, de uma maneira simples, basta escreveres o código da imagem, por exemplo: [[Imagem:Gatos de Galicia.gif]] Nota: Antes de colocar uma imagem num artigo, terás de saber o nome da imagem através de uma pesquisa.

Que aparecerá assim:

Depois poderás ajustar o tamanho, etc. Lê a página de ajuda, que explica tudinho em pormenores: Ajuda:Guia de edição/Como usar imagens.

4. Lê: Wikimedia Commons
5. Muito simples: a Wikipédia é uma enciclopédia, o Wikisourece é uma coletânea de documentos originais livres. Ou seja, são duas coisas diferentes, que servem para coisas diferentes. Na Wikisource tens de criar nova conta, não serve a da Wikipédia (no entanto, podes cria-a igual).

Deu para entender alguma coisa do que escrevi por aqui? Se não, diz-me e tento ser mais clara: Alegre Vai-me dando notícias. Beijo. Belanidia Msg!!! 20h18min de 6 de Junho de 2007 (UTC)

Notas de Rodapé = Referências[editar código-fonte]

Oi. Entendi ... o que tu queres, nós aqui chamamos referências. Ora bem, não é difícil. Exemplo: no texto: "As armas e os barões assinalados." tu queres incluir a referência "Luís de Camões, em Os Lusíadas." Então fazes assim:

As armas e os barões assinalados.<ref>Luís de Camões, em ''Os Lusíadas''.</ref>

Que aparecerá assim:

As armas e os barões assinalados.[1]

Depois, no fim do artigo, deverás escrever o seguinte:

== Referências ==


<references/>


E todas as referências que colocaste aparecerão debaixo do tópico, automaticamente, assim (fiz como sub-tópico, para não confundires):

Referências[editar código-fonte]

  1. Luís de Camões, em Os Lusíadas.

Deu para entender? Volta a falar-me se me expliquei mal. Ahh, para colocares emotions, tens de escrever o código mesmo, cada emotion tem o seu código (eu já sei de cor). Por exemplo:

  • {{Subst:=)}}: Alegre
  • {{Subst:=(}}: Tristeza
  • {{Subst:=P}}:
  • {{='(}}: Lágrima
  • {{=S}}: Hein?
  • {{Subst:=D}}: Haha

É só copiares e colares e aparece o emotion. Fica bem e vai me falando. Belanidia Msg!!! 19h57min de 7 de Junho de 2007 (UTC)

Dúvida[editar código-fonte]

Cara Lucia,

de novo obrigado pela atenção.

Essas referências parecem bem fáceis de usar. Eu vi o que vc fez aqui no codigo fonte e comparei com o da página Direitos humanos.

Só fiquei com uma dúvida: eu não entendi por que vc colocou o comando "nowiki" contornando o "ref" e "/ref"... Isso eu não vi na página dos Direitos humanos. Pra que serve o "nowiki"? A referência não apareceu do mesmo jeito aqui e lá?

Quanto aos "emoticons", muito obrigado pela listagem, mas pelo visto é bom guardar essa listagem na página de usuário pra ficar de fácil acesso qdo eu quiser usar... só mesmo copiando e colando, difícil gravar tudo isso de cabeça... {{Subst:=)}}: Alegre

Valeu pela ajuda. Vou estudar as figuras na próxima vez. Até lá.Verdoquin 22h38min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

  • P.S. Acho que estou começando a entender vendo o resultado aí de cima, eu copiei e colei a linha lá de cima (que vc deu) com a carinha sorrindo, mas os comandos apareceram ao lado da cara porque estavam dentro do "nowiki", seria isso?

Mas o "nowiki" do "ref" funcionou igual lá nos "Direitos humanos", não? desculpe se eu me atrapalho... vou ver se volto amanhã... Alegre

tem um lugar onde eu posso ir fazendo testes até acertar?Verdoquin 22h44min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Oi ... vamos então à assinatura ... tens de seguir os seguintes passos:

1. Abres este link vermelho: Usuário:Verdoquin/assinatura;

2. Abres nesta minha página:Usuário:Belanidia/assinatura, clicas em editar, copias o conteúdo e colas na página que está a ser criada (no item acima).

Pronto, agora alteras o que quiseres: nome, cores, tamanho das letras, etc.
nota importante: não te esqueças de visualizar antes de salvar a página.

3. Seguidamente, vais o menu Preferências e na caixa "Seu cognome (para assinaturas)", escreve:

{{SUBST:Usuário:Seu Nome/assinatura}} - copia do jeito que aparece aqui - substituindo o Seu Nome, pelo teu nome de usuário... E não esqueças as chavetas no início e no fim!
a seguir, na caixa "Assinatura sem atalho automático" marca com X.

4. Salvar.

E pronto ... voilá ... 4~ e tá óptimo.

Nota: há limites de caracteres nas assinatura, por isso tenta mante-la simples. Alegre Belanidia Msg!!! 23h09min de 13 de Junho de 2007 (UTC)

Vê a Wikipedia:Página de Testes - lá podes testar tudo o que precisares. Terei de fugir agora, amanhã responderei o resto sim? Beijo. Belanidia Msg!!! 00h24min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

Alteração de nome de usuário[editar código-fonte]

Olá. É a Belanidia, tua tutora. É só para avisar que mudei o meu nome de usuário e agora assino diferente. Fica bem. BelanidiaMsg 14h43min de 19 de Junho de 2007 (UTC)

Fim da Tutoria[editar código-fonte]

Parabéns por ter cursado o programa de Tutoria, que terminou neste momento. Continue o bom trabalho. Caso venha a ter dúvidas, poderá contactar-me, mesmo depois do programa finalizado. Pode, se preferir, dirigir-se ao Café dos Novatos. Boas contribuições.


Uma vez que ainda temos assuntos pendentes, não te preocupes, eu vou continuar a responder às tuas dúvidas. Alegre BelanidiaMsg 15h06min de 25 de Junho de 2007 (UTC)

Oferta de ajuda[editar código-fonte]

Olá, Verdoquin. Prazer conhecê-lo(a). Cara, já fiz uma parte sobre os Estados Unidos (legislação americana sobre pornografia infantil), achei legal pra se comparar. Valeu pela sua oferta de ajudar sobre as leis brasileiras, e acho que disso vc deve entender melhor do que eu. Portanto, fique à vontade. Um abração.Navajo (discussão) 13h44min de 29 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Segunda chamada[editar código-fonte]

Olá de novo, Verdoquin. Parece que vc está ocupado. Mas seja como for, quando vc puder me ajudar com a parte legal (ver acima) agradecerei. Outro ponto é que um administrador (Alchimista) retirou um parágrafo que eu havia colocado sobre a legislação americana, e acho que vou ter que refazê-lo de forma mais científica (neutra), juntando fontes com análises jurídicas sobre o assunto. Se puder rever isso também, obrigado.Navajo (discussão) 00h36min de 15 de maio de 2009 (UTC)[responder]

De fato, tive que me afastar da wiki por um tempo devido ao trabalho, como sempre imprevisível. Mas lhe prometo que vou ver isso nos próximos dias (a parte sobre a legislação brasileira).
Com relação ao seu parágrafo que foi retirado, andei dando uma olhada e sugiro duas coisas – a) tente não exagerar nos exemplos ou nos links, para não dar uma sensação de incentivo a praticas de moralidade duvidosa, mesmo que sejam legais; b) por outro lado, todo cidadão tem o direito de conhecer a lei com exatidão, inclusive para saber o que pode e o que não pode fazer. A liberdade de expressão neste ponto com certeza existe e de forma ampla. Mas você pode também fazer o contraponto com opiniões contrárias. Darei minha opinião depois que vc refizer o parágrafo. OBS: Esta mensagem será replicada na sua página de usuário. Abraço. Verdoquin (discussão) 16h22min de 15 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Idade de consentimento[editar código-fonte]

Olá Verdoquin,

Vi que fez alterações no artigo Idade de consentimento e agradeço por tal intervenção. Aquele artigo estava desatualizado faz um tempo e houve uma guerra de edições. O texto ficou bem melhor e mais detalhado agora. As partes finais em que consta "carece de fontes" acho que podem ser removidas. No entanto, estranhei a informação "No caso específico do sexo decorrente de 'assédio sexual' praticado por superior hierárquico, a idade de consentimento é de 18 anos", pois a lei pune o crime de assédio sexual mesmo quando a vítima é maior de 18. Além disso, o uso do termo "idade de consentimento" é incoerente neste caso, visto que se há assédio (ou qualquer outra forma de abuso ou coerção e violência) é que porque significa que, naturalmente, não houve consentimento da vítima.

Fora isso, de resto o artigo está bem melhor. Agora só o texto do artigo corrupção de menores é que precisa de algumas poucas melhorias.

Um abraço! Boas contribuições.--Laciportbus msg 02h22min de 13 de outubro de 2009 (UTC)[responder]