Usuário Discussão:Waldyrious/AO

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há um novo projecto que pretende reunir os wikipedistas interessados em discutir, propor e executar tarefas relacionadas com a aplicação das normas do Acordo Ortográfico de 1990 na Wikipédia de língua portuguesa. Mais informações e incrições: Wikipedia:Projetos/Acordo ortográfico. Um abraço lusófono, Manuel de Sousa (discussão) 11h37min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

Obrigado pela adesão ao Projeto Acordo Ortográfico. Por favor, dá a tua opinião na página de discussão a propósito da proposta "Para começar a fazer caminho...". Obrigado, Manuel de Sousa (discussão) 17h34min de 23 de Maio de 2008 (UTC)
-Por favor, dá a tua opinião na página de discussão a propósito do comentário "O que podemos aprender do exemplo alemão". Abraço, Manuel de Sousa (discussão) 13h10min de 26 de Maio de 2008 (UTC)

Reformulação do Projeto Acordo Ortográfico[editar código-fonte]

Em apenas 10 dias, o Projeto Acordo Ortográfico conseguiu atrair 33 wikipedistas que se têm dedicado afincadamente a discutir como e quando a WP-pt deveria aderir às normas do Acordo Ortográfico de 1990. No entanto, começa a tornar-se impossível que todos os inscritos neste projeto possam colaborar ativamente em todas as discussões. Assim sendo, proponho que sejam criados diversos subprojetos para discutir e analisar os temas específicos no qual o projeto global pode ser dividido. P.f. dá a tua opinião sobre a proposta "Reformulação do projeto: criação de subprojetos" e, se concordares, inscreve-te num dos subprojetos. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 22h45min de 31 de Maio de 2008 (UTC)

Caro, para fecharmos o trabalho do subprojeto Aprender do projeto Acordo Ortográfico, preciso que dês a tua opinião sobre a minha proposta de resumo do trabalho desenvolvido neste subprojeto. P.f. opina. Obrigado, Manuel de Sousa (discussão) 22h19min de 7 de Junho de 2008 (UTC)

Waldir, estou de férias e não tenho tido acesso à Internet. No entanto, parece que as coisas em relação ao acordo ortográfico estão a avançar a nível oficial (tb em Portugal!), pelo que creio que é chegada a hora de tb avançarmos com a proposta de adopção do AO na WP. Como tu estás mais familiarizado com estas coisas, pergunto-te: como é melhor fazer as coisas? Devemos levar o caso à esplanada ou submeter a votação? Ou ambas? Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 10h56min de 24 de Julho de 2008 (UTC)


Adoção do AO na WP-pt[editar código-fonte]

Vê a proposta que coloquei na esplanada. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 11h07min de 3 de Agosto de 2008 (UTC)

Na sequência da apresentação da ideia na Esplanada e seguindo as sugestões recebidas, avançámos para a criação de uma página de discussão onde se buscará o consenso da comunidade em torno da nossa proposta. Será dado um prazo para discussão alargada e só se não se chegar a consenso será feita votação. P.f. vê a página que está a ser criada e participa na sua elaboração. Para comentários, p.f. usa a página de discussão do nosso projeto. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 11h59min de 6 de Agosto de 2008 (UTC)

Tentativa de consenso: uso do Acordo Ortográfico na WP-pt[editar código-fonte]

Começa hoje o debate sobre a adesão faseada da Wikipédia lusófona às normas do Acordo Ortográfico de 1990, na sequência da proposta apresentada. P.f. dê a sua opinião na página criada para o efeito e na qual se faz uma tentativa de consenso. Por isso, não se limite a usar Concordo ou Discordo, mas dê a sua opinião honesta sobre a proposta e faça sugestões construtivas.

É útil lembrar que esta proposta não pretende discutir as virtudes ou os defeitos do Acordo Ortográfico (assunto já amplamente discutido noutros fóruns), mas apenas a sua aplicação entre nós, numa altura em que já se cumpriram todos os trâmites legais para a sua efetivação e em que há uma indiscutível vontade política para o aplicar nos países onde residem cerca de 90% de todos os lusófonos. Cumprimentos, Manuel de Sousa (discussão) 00h04min de 16 de Agosto de 2008 (UTC)

  • A votação termina amanhã! Concordaste com a primeira proposta, mas não votaste na proposta reformulada. Não queres fazer isso antes que termine o prazo? Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 21h54min de 14 de Setembro de 2008 (UTC)

Tentativa de consenso sobre adoção do AO: Obrigado pela participação![editar código-fonte]

Terminou ontem a tentativa de consenso sobre a adoção faseada das normas do Acordo Ortográfico na WP-pt.

Queria agradecer a tua participação e convidar-te a leres as conclusões da discussão e a proposta final aprovada. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 16h09min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Notícia da Visão[editar código-fonte]

Waldir, tens o link daquela notícia da Visão sobre o AO em CV que me mandaste ontem por MSN? Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 22h13min de 2 de Outubro de 2008 (UTC)

Obrigado pela info, Waldir. Já fiz uma pequena modificação à parte sobre CV no artigo do AO. E é precisamente sobre o AO -- what else?, como diria o outro do Nespresso -- que eu preciso da tua ajuda. Com os tais bots. Gostaria de colocar a mensagem que tenho aqui nas páginas de discussão de um grupo alargado de wikipedistas, começando por aqueles que têm mais edições. Como se faz? Obrigado e um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 22h59min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)
Waldir, quanto à Guiné Equatorial, não me parece que faça sentido. A GE não é um país lusófono. Foi território português até 1778 (Tratado do Pardo), quando foi cedida à Espanha em troca de territórios na América, designadamente a Colónia do Sacramento (no actual Uruguai). Falam-se crioulos de origem portuguesa nas ilhas (antigas Fernão do Pó e Ano Bom) e nada mais. Como saberás, o presidente Teodoro Obiang subiu ao poder através de um sangrento golpe de estado em 1979, mandando executar o seu antecessor Macias Nguema. A Amnistia Internacional acusa-o da prática de torturas e violações sistemáticas dos direitos humanos. Para além disso, Obiang foi considerado pela revista Forbes o 8.º governante mais rico do mundo, apesar da GE ser um dos mais pobres... Resumindo, na minha opinião, a aproximação da GE à CPLP tem a ver exclusivamente com uma necessidade que sentem de evitar o isolamento diplomático internacional. Nada mais. Tal como já fizeram em relação ao francês (para entrar na Francofonia), estão tb dispostos a (formalmente) ter o português como mais uma língua oficial para ascender à categoria de "membro de pleno direito". Na minha opinião isso devia ser-lhes negado, permitindo apenas que continuassem como "membro observador" (em virtude dos laços históricos). Daí que me pareça excessivo estar a dedicar uma secção à implantação do AO na GE, quando eles nem sequer têm implantada a língua pt... Já agora, está a decorrer uma votação para colocar o artigo do AO em destaque. Se quiseres opinar...
Bom, chega de conversa sobre a GE. Quanto ao propósito do meu contacto inicial e perante as possibilidades que me apresentas, eu preferia (se isso não for abusar da tua disponibilidade!) que fosses tu a enviar através da tua conta bot. A ideia seria enviá-la para os usuários com mais edições, começando pelo que têm mais de 10 mil edições. Mas, antes de mais, o que achas desta iniciativa? Achas útil? Não parecerá spamming? Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 10h29min de 5 de Outubro de 2008 (UTC)

heheh, é coisas que acontecem, deve ter sido o maior acto de vandalismo do últimos tempos :P, a sorte é que AWB pára com a inclusão de uma msg na discussão. Um forte abarço--Rei-artur 12h54min de 5 de Outubro de 2008 (UTC)

não foi automática, foi através da página da contribuições, e carregar no [voltar] :)--Rei-artur 12h58min de 5 de Outubro de 2008 (UTC)


Obrigado e continuação[editar código-fonte]

Obrigado Waldir, pelas mensagens já enviadas. Se estiveres de acordo, ia-te pedir que continuasses os envios, passando agora para o segundo grupo de usuários: os que têm entre 6 e 10 mil edições. Fiz umas pequenas alterações ao texto, pelo que pedia que utilizasses a última versão. Segundo alguns comentários, a mensagem original terá induzido algumas pessoas a pensarem que tinham obrigatoriamente que começar já a usar o AO. Obrigado e um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 21h08min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)