Véria (Grécia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Véria redireciona para este artigo. Para a comuna francesa, veja Véria (França).
Vista noturna de Véria em agosto de 2007

Véria (em grego Βέροια) é uma cidade na Grécia. É um centro comercial da Macedónia e capital da prefeitura de Emátia. É também sede de uma diocese da Igreja Ortodoxa Grega.

Veria, com uma população de 47500 pessoas, manteve o mesmo nome e localização desde há mais de dois mil anos. Atualmente possui um número considerável de monumentos e sítios que datam desde o período helénico, incluindo 48 igrejas bizântinas e pós-bizântinas com frescos. Cerca de 1500 pessoas vivem no centro histórico, onde a arquitectura é tão variada quanto a história multicultural da cidade, caracterizada por ruas estreitas que serpenteiam por entre edifícios com 2 e 3 pisos com logradouros traseiros e muitos com pisos superiores suspensos. Passa pela cidade o deslumbrante rio Tripotamos[1].

História[editar | editar código-fonte]

Veria está no local da antiga cidade de Bereia. Parte de Roma desde 168 a.C., nela pregou Paulo e Silas em 54 ou 55 d.C.. Diocleciano fez dessa grande e populosa uma das duas capitais da província romana da Macedónia, e foi uma das primeiras cidades a tornar-se sede de um bispo. Invadida por protobúlgaros, foi conquistado pelos otomanos em 1361. Foi incorporada ao Estado grego em 1912.

Referências

  1. URBACT Projet Results (November 2013). Zoom On Veria Greence, pág. 54.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.