VO2 max

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

VO2 max, ou volume de oxigênio (O2) máximo é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo de transportar e metabolizar oxigênio durante um exercício físico incremental — tipicamente feito em uma esteira ergométrica — sendo a variável fisiológica que melhor reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo.[1] Embora a sigla tenha volume em seu nome, a variável expressa vazão, ou seja, volume por unidade de tempo, geralmente em um intervalo de 1 minuto. É uma grandeza expressa em litros de oxigênio por minuto (L/m) de forma absoluta, e em mililitros de oxigênio por quilograma por minuto (mL/kg·min) de forma relativa ao peso do indivíduo. A forma relativa geralmente é usada para comparação entre diferentes atletas.

O VO2 max não é uma variável como a frequência cardíaca, que pode ser medida com um frequencímetro. O VO2 max é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo, por isso é o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas.[necessário esclarecer]

Referências

  1. Dlugosz E. M., Chappell M. A., Meek T. H., Szafrañska P., Zub K., Konarzewski M., Jones J. H., Bicudo J. E. P. W., Careau V., Garland T., Jr (2013). «Phylogenetic analysis of mammalian maximal oxygen consumption during exercise»: 4712–4721. doi:10.1242/jeb.088914 
Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.