Vaca-preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vaca-preta (Brasil e Portugal), sorvete flutuante, flutuante ou vaca-dourada(Brasil) é uma bebida gelada preparada à base de sorvete e de refrigerante.[1][2][3] É servida como bebida refrescante, podendo inclusive ser utilizada como sobremesa.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A bebida é a predileta da personagem de quadrinhos Luluzinha. Com o sucesso, no Brasil da década de 1960, das histórias da turma do Bolinha (também conhecida como "turma da Luluzinha"), a bebida rapidamente se tornou tão conhecida quanto a personagem.[carece de fontes?]

Atualmente, é menos comum encontrar a bebida no cardápio das lanchonetes e sorveterias, ao contrário do que ocorria no Brasil das décadas de 60 e 70.

Origem[editar | editar código-fonte]

O soverte flutuante foi criado por Robert McCay Green na Filadélfia em 1874.[4] A história tradicional é que, em um dia particularmente caloroso, o Sr. Green ficou sem gelo para as bebidas aromatizadas que ele vendia e usou sorvete de baunilha de um vendedor vizinho, inventando assim uma nova bebida.

A bebida rapidamente se tornou muito popular, de tal forma que era quase socialmente obrigatório entre os adolescentes, embora muitos adultos não gostassem.

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos ice cream float (sorvete flutuante) se refere normalmente as misturas de água gaseificada, xarope e sorvete, enquanto float[5] (flutuante) é geralmente o resultado da mistura de cerveja-de-raiz com sorvete de baunilha.

Na Austrália e Nova Zelândia chamam-na de spider (aranha).

No México chamam de refresco de helado (refresco de sorvete), helado flotante ou flotante

Em El Salvador, Honduras, Guatemala, Costa Rica e Colômbia chamam-na de vaca negra.

Em Porto Rico de black out (apagão).

Na França se chama soda à la glacesoda à la crème glacée (refrigerante com sorvete) e também flotteur à la crème glacée (sorvete flutuante) ou flotteur (flutuante).

Na indonesia chamam-na de Es krim soda (sorvete com refrigerante)

Variações Lusófonas[editar | editar código-fonte]

Vaca-preta[editar | editar código-fonte]

Bebida a base de sorvete de baunilha e refrigerante de cola.

Vaca-dourada[editar | editar código-fonte]

Bebida a base de sorvete de baunilha com refrigerante de guaraná.

Flutuante[editar | editar código-fonte]

Bebida a base de refrigerante de limão com sorvete de baunilha.

Notas

Referências

  1. Receita de vaca-preta no programa televisivo "Mais Você". (em português) Globo.com: Brasil. Página visitada em 10/11/2010..
  2. Receita de vaca-preta no canal culinário "Cozinha Nestlé". (em português) Cozinha Nestlé: Brasil, 2009. Página visitada em 10/11/2010..
  3. Receita de vaca-preta no canal de receitas do portal MOO. (em português) MOO: Portugal. Página visitada em 10/11/2010..
  4. «Drogas Americanas e Registros Farmacêuticos». 1906 
  5. «Receita Clássica de 'Float'» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]