Vaca-preta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vaca-preta é uma bebida gelada e de coloração marrom, preparada à base de sorvete e de refrigerante sabor cola.[1] [2] [3] É servida como bebida refrescante, podendo inclusive ser utilizada como sobremesa.

O nome da bebida é uma referência aos seus ingredientes: vaca refere-se ao leite, um dos componentes do sorvete, enquanto preta refere-se à coloração escura de todo refrigerante sabor cola.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A bebida é a predileta da personagem de quadrinhos Luluzinha. Com o sucesso, no Brasil da década de 1960, das histórias da turma do Bolinha (também conhecida como "turma da Luluzinha"), a bebida rapidamente se tornou tão conhecida quanto a personagem.[carece de fontes?]

Atualmente, é menos comum encontrar a bebida no cardápio das lanchonetes e sorveterias, ao contrário do que ocorria no Brasil das décadas de 60 e 70.

Nos Estados Unidos, a bebida mais similar chama-se genericamente ice cream soda (ou simplesmente float), embora naquele país ela seja costumeiramente feita com root beer, em vez de refrigerante de cola. Apesar do nome root beer ( cerveja de raízes), esse refrigerante muito comum nos Estados Unidos não contém álcool.

Ainda nos Estados Unidos, embora as expressões chocolate cow ("vaca de chocolate") e brown cow ("vaca marrom") sejam sinônimas de black cow ("vaca preta"), em algumas regiões dos Estados Unidos a bebida black cow é o resultado da mistura de root beer com sorvete de baunilha.

Já nos países lusófonos em que a bebida é conhecida e preparada com refrigerante de cola[nota 1] , um anglófono possivelmente se referiria à vaca-preta como um ice-cream-and-cola.[4]

Notas

  1. É o caso de Brasil e Portugal.

Referências

  1. Receita de vaca-preta no programa televisivo "Mais Você". (em português) Globo.com: Brasil. Página visitada em 10/11/2010..
  2. Receita de vaca-preta no canal culinário "Cozinha Nestlé". (em português) Cozinha Nestlé: Brasil, 2009. Página visitada em 10/11/2010..
  3. Receita de vaca-preta no canal de receitas do portal MOO. (em português) MOO: Portugal. Página visitada em 10/11/2010..
  4. A Dictionary of Informal Brazilian Portuguese. (em inglês) CHAMBERLAIN, Bobby J. HARMON, Ronald M. Georgetown University Press, 1983, 728 págs. Versão parcialmente disponível no Google Books. ISBN 0-87840-091-5. ISBN 978-0878400911. Página visitada em 10/11/2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]