Valuation

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Valuation é o termo em inglês usado para "Avaliar uma Empresa" ou "Valorar uma Empresa". Este área de finanças estuda o processo de calcular o valor de empresas.

As avaliações de empresas podem ser necessárias por vários motivos, tais como: Fusões de empresas, Aquisições de empresas, Venda de empresas, negociação de participações entre sócios, IPO (Initial Public Offer) ou abertura de capital, SEO (Seasoned Equity Offer), OPA (Oferta Pública de Aquisição) normalmente relacionada com transferência de controle, Oferta Pública de Fechamento de Capital, etc.

Além de uma empresa, podem-se calcular os valores dos vários elementos que integram uma empresa, tais como elementos do ativo (por exemplo, investimentos em títulos e valores mobiliários, estoques, opções, ativos intangíveis tais como patentes e marcas comerciais) ou elementos do passivo (por exemplo, bonds emitidos por uma empresa). Isso pode ser necessário para avaliar uma empresa pelos "ativos" ou "valor patrimonial" conforme será explicado a continuação.

Também podem ser avaliados projetos de investimento, com o intuito de realizar análise de investimentos e orçamentos de capital.

Por último, também podem ser avaliados eventos tributáveis para determinar a responsabilidade tributária e em contencioso.[1]

Entretanto o termo "valuation" é normalmente usado especificamente para "avaliar uma empresa".

Métodos para Avaliar uma Empresa [2][3][4][editar | editar código-fonte]

Existem 3 metodologias para avaliar uma empresa:

Avaliação pela renda (DCF) [2][3] [5][editar | editar código-fonte]

Este é o método mais completo e complexo, que é normalmente aceito para avaliar uma empresa em funcionamento.

De uma forma muito resumida, o valor da empresa é calculado como o valor presente, dos fluxos de caixa futuros operacionais desconsiderando as dívidas) da empresa, sendo descontados ao custo de capital da empresa (WACC em inglês) . A este valor da empresa ou "enterprise value" é subtraída a dívida liquida para calcular o valor do acionista ou "shareholder value".

Para calcular o custo de capital (WACC, ou “Weighted Average Cost of Capital”, em inglês), é normalmente usada a metodologia “Capital Asset Pricing Model” ou CAPM.

Avaliação pelos ativos (valor patrimonial) [2][3][editar | editar código-fonte]

Este é o método, de complexidade média, que é normalmente usado quando a empresa não gera fluxos de caixa significativos. Por exemplo quando não está em funcionamento, ou está próxima a falir.

De uma forma muito resumida, o valor "patrimonial" ou "patrimônio liquido" da empresa é calculado como a diferença entre os ativos da empresa (ex: imóveis, maquinaria, equipamentos, dinheiro, estoque), e seus passivos (ex: dívidas e contas a pagar).

Avaliação pelo mercado (múltiplos) [2][3][6][7][editar | editar código-fonte]

Este é o método, que pela sua simplicidade, é o mais conhecido, é usado principalmente para "descrever" aquisições de empresas, ou se uma ação do mercado de valores está "cara" ou "barata".

Existem várias opções de múltiplos. Ex: de receita, de lucro liquido (earnings), e EBITDA. O mais usado no mercado de ações é o segundo múltiplo, conhecido como P/E ratio. Já no mercado de fusões e aquisições o mais usado é o último (múltiplos de EBITDA).

Referências

  1. Simkovic, Michael (2017). «The Evolution of Valuation in Bankruptcy». American Bankruptcy Law Journal. SSRN 2810622Acessível livremente 
  2. a b c d «Avaliação de Empresas: os 3 Métodos na Prática». CAPITAL INVEST. 10 de agosto de 2017 
  3. a b c d Principles of Corporate Finance (em inglês). [S.l.: s.n.] 5 de janeiro de 2016. ISBN 1259144380 
  4. «Valuation Methods - Three Main Approaches to Value a Business». Corporate Finance Institute (em inglês) 
  5. «DCF». Wikipedia (em inglês). 23 de abril de 2018 
  6. «Valuation using multiples». Wikipedia (em inglês). 26 de março de 2018 
  7. Staff, Investopedia (24 de novembro de 2003). «Multiples Approach». Investopedia (em inglês) 
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.