Variável (matemática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Variável (desambiguação).

Em matemática elementar, uma variável é um símbolo (geralmente uma única letra) que representa um número arbitrário, não totalmente especificado ou desconhecido.

Na definição de Serrasqueiro,[1] "Diz-se que uma quantidade x é variável quando passa por diferentes estados de grandeza."

Por convenção, as primeiras letras do alfabeto, a, b, c etc. são usadas para representar quantidades conhecidas (coeficientes), enquanto as últimas letras do alfabeto, x, y, z, são usadas para representar quantidades desconhecidas.

Fazer cálculos algébricos, usando variáveis como se fossem números explícitos, permite resolver uma série de problemas com um único cálculo. Um exemplo típico é a fórmula quadrática

,

que permite resolver uma equação do 2º grau mediante a substituição dos coeficientes a, b e c por seus valores numéricos, que são dados na própria equação.

O conceito de variável também é fundamental em cálculo. Uma função y = f(x) envolve duas variáveis, y e x, representando respectivamente o valor e o argumento da função. O termo "variável" vem do fato de que, quando o argumento x varia, o valor y varia de acordo com o argumento.[2]

Na matemática mais avançada, uma variável é um símbolo que denota um objeto matemático, que pode ser um número, um vetor, uma matriz ou mesmo uma função. Nesse caso, a propriedade original de "variabilidade" de uma variável não é mantida.

Da mesma forma, em ciência da computação, uma variável é um nome (geralmente um caractere alfabético ou uma palavra) que representa algum valor armazenado na memória do computador. Na lógica matemática, uma variável é um símbolo que representa um termo não especificado da teoria ou um objeto básico da teoria, que é manipulado sem referência à sua possível interpretação intuitiva.

Referências

  1. José Adelino Serrasqueiro, Álgebra Elementar, Livro Primeiro, Capítulo I, Noções preliminares, §2º Expressões algébricas. Reducção [wikisource]
  2. Syracuse University. cstl.syr.edu, ed. «Appendix One Review of Constants and Variables». Arquivado do original em 16 de janeiro de 2014 
Matemática A Wikipédia possui o:
Portal da Matemática


Ícone de esboço Este artigo sobre matemática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.