Vasily Grossman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vasily Grossman
Nome completo Iosif Solomonovich Grossman
Data de nascimento 12 de dezembro de 1905 (109 anos)
Local de nascimento Berdichev,  Ucrânia
Data de morte 14 de setembro de 1964 (58 anos)
Género(s) Romance, conto
Movimento Pós-modernismo
Magnum opus Tudo Passa

Vasily Semyonovich Grossman (o primeiro nome alternativamente é escrito como Vassily ou Vasiliy, do Russo: Василий Семёнович Гроссман), pseudônimo de Iosif Solomonovich Grossman (Berdichev, Ucrânia, 12 de dezembro de 190514 de setembro de 1964, foi um proeminente escritor e jornalista soviético.

Obra[editar | editar código-fonte]

Sua principal obra é Vida e Destino, ainda não publicada no Brasil e já publicada em Portugal pela Dom Quixote. No Brasil, pode ser encontrada a tradução de muitos de seus artigos publicados no Estrela Vermelha, orgão do Exercito soviético, durante a II Guerra, sob o título "Um Escritor na Guerra"Editora objetiva.. Vida e Destino vem sendo comparada ao Guerra e Paz, de Tolstoy. Grande afresco da II Guerra Mundial, essa obra prima humanista relata não apenas os horrores do Nazismo, mas o anti semitismo e a opressão presentes também no regime estalinista. A desumanidade de buscar os fins, "o bem", por quaisquer meios. Uma obra prima em favor da tolerância, da liberdade e do respeito à dignidade humana. A edição francesa, Obras, de Vasily Grossman, inclui uma carta à mãe, morta na câmara de gas pelos nazistas, e um relato de sua entrevista com o chefe da KGB, em favor da publicação de seu livro Vida e Destino, que ele, erroneamente, supunha poderia ser publicado após o relatório Kruschev, que também são duas obras primas.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vasily Grossman
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.