Venera 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Venera 4
Tipo Lander
Operador(es)  União Soviética
Identificação NSSDC 1967-058A
Propriedades
Massa 1.106 kg
Missão
Data de lançamento 12 de junho de 1967 às 02:40:00 UTC
Veículo de lançamento Tyazheliy Sputnik (67-058B)
Local de lançamento CazaquistãoCosmódromo de Baikonur, Cazaquistão
Destino Vénus
Portal Astronomia


Venera 4 (em russo: Венера-4) foi uma sonda espacial soviética do Programa Vênera.

A Venera 4 foi lançada de um Sputnik Tyazheliy (67-058B) em direção ao planeta Vénus com a missão de estudar a atmosfera local. Em 18 de Outubro de 1967, a nave espacial entrou na atmosfera venusiana e libertou dois termômetros, um barómetro, um rádio-altímetro, um indicador da densidade atmosférica, 11 analisadores de gases e dois rádio-transmissores que operavam na banda DM.[1].

O módulo principal, que transportou a cápsula para Vénus, incluía um magnetómetro, detectores de raios cósmicos, indicadores de hidrogénio e oxigénio e aparelhos para coleta de partículas carregadas. Foram enviados sinais da nave espacial, que abrandou e libertou um sistema de paraquedas depois de entrar na atmosfera venusiana, a uma altitude de 24,96 quilómetros. Venera-4 foi a primeira sonda a realizar com sucesso a análise do ambiente de outro planeta. Foi também a primeira sonda a pousar em outro planeta.[2]

Venera 4 realizou a primeira análise química da atmosfera venusiana, mostrando que Vénus tem principalmente dióxido de carbono com uma pequena porcentagem de azoto e abaixo de um por cento de oxigénio e vapor de água. Também foi ela que detectou que Vênus tinha um campo magnético fraco e sem radiação. A camada atmosférica exterior continha muito pouco hidrogênio e oxigênio não atômico. A sonda enviou as primeiras medições diretas provando que Vênus foi extremamente quente, que a atmosfera era muito mais densa do que a esperada, e que Vênus tinha perdido a maior parte da sua água há muito tempo.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.