Vi veri veniversum vivus vici

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vi veri veniversum vivus vici é uma frase em latim que significa "pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo". Esta frase apareceu originalmente na peça teatral The Tragical History of Doctor Faustus, de Christopher Marlowe, como Vi veri ueniversum vivus vici[carece de fontes?].

É também escorreita a frase das seguintes formas:

  • Vi veri veniversum vivus vici (forma originalmente usada)
  • Vi veri universum vivus vici
  • Vi veri vniversum vivus vici

A frase modernamente ganhou certa notoriedade por aparecer no romance gráfico V de Vingança e no filme de mesmo nome.

Vi veri veniversum vivus vici - retrata a verdadeira conquista do bem contra o mal. Na tragédia de Goethe, o ilustre alquimista Doctor Fausto é tido com um dos preferidos de Deus. Por está alcunha, o mesmo, é desejado pelo Diabo. Em um comum acordo entre o bem e o mal, o malígno propõe realizar os desejos de Fausto e trazer o verdadeiro significado da vida e felicidade em troca de sua servidão eterna. Sua alma. Fausto um notório e esperto personagem, aceita a proposta em contrapartida se realmente ao fim de sua vida ele dizer que teve um único e verdadeiro momento de felicidade. Ao desenrolar da história e entre muitas tentativas do malígno, o Doctor Fausto não consegue ter o status da felicidade verdadeira. Em um último ao de arrependimento, o mesmo é orientado por um sacerdote à dizer a verdade até seus últimos momentos, a fim de quebrar o pacto que fora feito. Assim ele o faz e ao morrer, Fausto; é aceito no céu por Deus. O maligno inconformado questiona o Pai de todos, e o mesmo informa a ele que a verdade é algo capaz de libertar até as almas mais impuras.

"Vi veri Veniversum Vivus Vici" - Pelo poder da verdade, eu enquanto vivo, conquistei o Universo"

Doctor Fausto. - Tragédia de Goethe

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.