Vicente Chiaverini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vicente Chiaverini
Conhecido(a) por introduzir no Brasil a técnica da metalurgia do pó
Nascimento 1914
Morte 16 de dezembro de 2011 (97 anos)
São Paulo
Nacionalidade  Brasileiro
Prêmios Medalha Hubertus Colpaert (1966)
Campo(s) Engenharia

Vicente Chiaverini (1914São Paulo, 16 de dezembro de 2011) foi um engenheiro brasileiro.

Foi professor da escola politécnica da USP e é autor de diversos livros na área da metalurgia.

Trajetória Profissional[editar | editar código-fonte]

Engenheiro civil e metalurgista, formado pela Escola Politécnica da USP, Vicente Chiaverini, começou sua carreira trabalhando como pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, onde com o apoio deste, instalou e operou uma pequena usina experimental, a qual possibilitou as primeiras experiências no setor e a produção, em caráter experimental, de buchas auto-lubrificantes de bronze, peças de ligas de ferro e aços sinterizados e alguns tipos de metal duro para ferramentas de corte.

Foi livre-docente e catedrático da Epusp, na qual foi também chefe do Departamento de Engenharia Mecânica. Membro do Conselho Curador para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia da Escola Politécnica, foi sócio-fundador da Associação Brasileira de Metais (ABM), a atual Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, que presidiu em 1962. Foi coordenador do Conselho de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, ex-diretor do Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e ex-presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, em 1969.

Pela relevante contribuição nos campos da metalografia e da metalurgia física brasileiras foi agraciado em 1966 com a primeira edição da Medalha de Prata Hubertus Colpaert. Em 2000 recebeu a Medalha de Ouro, honraria máxima instituída anualmente pela ABM a pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento do setor mínero-metalúrgico em suas áreas de atuação.[1]

Chiaverini foi um dos maiores autores na área da metalurgia, seus livros são utilizados como fonte de pesquisas e estudos pelos engenheiros.

Foi o responsável pela introdução no Brasil da técnica da metalurgia do pó, pela qual são produzidas peças para a indústria automobilística e de eletroeletrônicos.

Chiaverini considerou sua maior contribuição à engenharia brasileira o tempo dedicado ao ensino na Epusp e os trabalhos sobre metalurgia que publicou:

Chiaverini é mais uma personalidade da história do IPT que colaborou com os avanços científicos e tecnológicos brasileiros, especialmente na área de metalurgia e siderurgia. Faleceu em 16 de dezembro de 2011.[2]

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Tecnologia Mecânica - Volume 1
  • Tecnologia Mecânica - Volume 2
  • Tecnologia Mecânica - Volume 3
  • Aços-carbono e Aços-liga
  • Metalurgia do pó[3]
  • Tratamento térmico das ligas metálicas
  • Aços e Ferros Fundidos

Com outros autores:

  • Pesquisa Tecnológica na Universidade e na Indústria Brasileira

Referências

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA (2009). Nova diretoria da ABM será empossada no dia 22. Sítio da Associação Brasileira de Metalurgia <http://www.abmbrasil.com.br/news/noticia_integra.asp?cd=3016>. Acessado em 27 de abril de 2010.
  2. Morre o professor Vicente Chiaverini, um dos fundadores da ABM
  3. ISBN (2010). Resultado da Busca Vicente Chiaverini. Sítio ISBN <http://www.bn.br/portal/?plugin=Isbn&url=/site/pages/servicosProfissionais/agenciaISBN/isbnBusca/FbnBuscaISBNCatalogo.asp?pField=Autor&pIntPagina=1&tit=Procura%20por%20Autor&nu_padrao_apresentacao=26>. Acessado em 27 de abril de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]