Victoria Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Victoria Stadium
Victoria Stadium

Nome Victoria Stadium (Gibraltar)
Características
Local Gibraltar
Gramado Artificial
Capacidade 2.000
Inauguração
Data 19 de junho de 1949 (74 anos)
Outras informações
Remodelado 1971
Proprietário Governo de Gibraltar
Administrador Gibraltar Esporte e Lazer Authority (GSLA)

Victoria Stadium é um estádio de futebol localizado em Gibraltar. É a casa de todos os times de Gibraltar, exceto a seleção que joga no Estádio Algarve. A capacidade é de 2.000 espectadores.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Victoria Stadium é nomeado após a esposa do famoso filantropo Gibraltino John Mackintosh que fez fortuna vendendo carvão para a marinha britânica e importação de outros bens de todo o mundo. Ao morrer, em 1940, ele doou a maior parte de sua fortuna a várias causas no seu país de adoção de Gibraltar.

O terreno também já sediou partidas de críquete desde 1993. O terreno hospedados sua primeira partida de críquete quando Marylebone Cricket Club visitou Gibraltar em 1993 entre Gibraltar e MCC.

Na sequência da Associação de Futebol de Gibraltar admissão como um membro pleno da UEFA maio 2013, foi proposto para a construção do Estádio Europa Point para substituir o Victoria Stadium como estádio nacional de Gibraltar.

Competições da UEFA[editar | editar código-fonte]

Sempre nos começos das temporadas os times campeões dos campeonatos nacionais Gibraltinos disputam as fases pre-eliminares das competições da UEFA e jogam no Victoria Stadium, num desses confrontos já jogou com o Celtic, tendo também passado pelo estádio o grande sueco Allmänna Idrottsklubben Fotboll(AIK).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Doyle, Paul (23 de Maio de 2013). «Gibraltar set to be new kids on the Rock as Uefa votes on its future». London: Guardian.co.uk. Consultado em 24 de Maio de 2013