Saltar para o conteúdo

Vieira Portuense: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:


Vai ser exposto no [[Museu de Arte Antiga]], em [[Lisboa]], podendo ao fim de um ano ser comprado pelo estado português.
Vai ser exposto no [[Museu de Arte Antiga]], em [[Lisboa]], podendo ao fim de um ano ser comprado pelo estado português.

Não confundir este pintor o maior nome da pintura barroca setecentista portuguesa, Francisco Vieira de Matos, mais conhecido como [[Vieira Lusitano]].


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 20h38min de 2 de maio de 2012

Francisco Vieira, que escolheu o nome artístico de Vieira Portuense (Porto, 13 de Maio de 1765 - Funchal, 2 de maio de 1805 (39 anos)) foi um pintor português, um dos introdutores do neoclassicismo na pintura portuguesa. Foi um dos dois grandes pintores portugueses da sua geração, juntamente com Domingos Sequeira.

Iniciou os seus estudos em Lisboa, continuando-os em Roma. Viajou por Itália, Alemanha, Áustria e Inglaterra antes de regressar a Portugal em 1800.

Contraiu tuberculose e mudou-se para a Madeira, onde morreu com apenas 39 anos.

Está representado no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa e Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto.

Obras

Pintura no Palácio Nacional de Queluz

Súplica de D. Inês de Castro

Obra de 196 por 150 cm, executada para o Palácio da Ajuda em 1802, o seu rasto perdeu-se desde 1807, altura em que foi levada para o Brasil pela Corte Portuguesa, tendo permanecido no Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, até à proclamação da república no país, altura em que regressou à Europa.

Reapareceu em 2008 em Paris, sendo vendido em leilão por Pierre Bergé & Associes.

Foi comprado pelo estado português e por um empresário português, em 25 de Junho de 2008 por 210 mil euros.

Vai ser exposto no Museu de Arte Antiga, em Lisboa, podendo ao fim de um ano ser comprado pelo estado português.

Não confundir este pintor o maior nome da pintura barroca setecentista portuguesa, Francisco Vieira de Matos, mais conhecido como Vieira Lusitano.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vieira Portuense
Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.