Visfatina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Visfatina é uma proteína com 491 aminoácidos e 52 KDa que é produzida primariamente pelo tecido adiposo visceral (TAV) e secundariamente fígado, músculo esquelético, linfócitos e medula óssea.

É idêntica ao fator de estimulação de colônias de células pré-B, uma citoquina que se encontra aumentada no lavado bronco-alveolar de modelos animais de lesão pulmonar aguda e nos neutrófilos de doentes sépticos.

A visfatina tem uma ação insulino-mimética in vitro e in vivo, através da ligação e ativação ao receptor da insulina. Portanto, possui uma função endócrina semelhante a da insulina: fixa e ativa receptor de insulina (mas seus níveis no sangue são só 3-10% da insulina).

A visfatina é uma adipocina com propriedades insulinomiméticas com atuação tanto sistêmica quanto local, podendo representar mais um elo da corrente que liga adiposidade intra-abdominal à síndrome metabólica. Sua função autócrina/parácrina potencial é a adipogênese.

Com o aumento da incidência de síndrome metabólica, especialmente da diabetes tipo 2 em indivíduos jovens, o esclarecimento do papel da visfatina se tornou importante para melhor entendimento destas patologias. O acúmulo de gordura viceral está associado com várias desordens da síndrome metabólica, incluindo intolerância a glicose, resposta inflamatória crônica, hipertensão e doença coronária. Enquanto o tecido adiposo é responsável pela expressão e secreção de várias adipocinas, a visfatina (também conhecida como pre-B cell enhancing factor – PBEF – e nicotinamide phosphoribosyltransferase - NAMPT) demonstra sua expressão em gordura viceral. Estudos têm indicado que a expressão de visfatina está aumentada na gordura viceral de indivíduos obesos.

Outros nomes[editar | editar código-fonte]

  • VF; PBEF; PBEF1; VISFATIN; MGC117256; DKFZp666B131; 1110035O14Rik; NAMPT

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Sethi JK, Vidal-Puig A. Visfatin: the missing link between intra-abdominal obesity and diabetes? Trends Mol Med (2005);11:344-7.
  • Fukuhara A. et al. Visfatin: a protein secreted by visceral fat that mimics the effects of insulin. Science (2005) 307:426-30.
  • Wang, T.; Zhang, X.; Bheda, P.; Revollo, J.; Imai, S. & Wolberger, C. Structure of Nampt/PBEF/visfatin, a mammalian NAD+ biosynthetic enzyme. Nature Structural & Molecular Biology 13, 661–662 (1 July 2006) | doi:10.1038/nsmb1114.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]