Visualg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Visualg (Visualizador de Algoritmo) é um programa que edita, interpreta e executa algoritmos com uma linguagem próxima do português estruturado como se fosse um programa normal de computador.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Visualg é um bom recurso para quem está iniciando no aprendizado de algoritmos, não só para praticar a sua criação mas também para melhor entender sua execução por meio do visualizador de variáveis que funciona como um depurador. Criado inicialmente pelo professor Cláudio Morgador de Souza, da Apoio Informática, que convidou o professor Antonio Carlos Nicolodi (de Blumenau) e eventualmente para dar continuidade do seu projeto do VisuAlg, pois o professor Cláudio teve que abandoná-lo por motivos pessoais. Assim o professor Antonio assumiu o projeto e por vários anos desenvolveu e se manteve incógnito atualizando e melhorando o Visualg 2.5 funcionando da forma como foi criado para manter a compatibilidade. Mas, vendo a necessidade de se criar uma nova versão mais alinhada com os alunos, e por sugestão de outros colegas professores e alguns escritores de livros técnicos criou uma nova versão, melhor e mais intuitiva assim surgiu o VISUALG 3.0 (novo).

Na 2.5, o Visualg essa antiga versão possuía recursos como simulação da "tela" do computador, visualização de variáveis, breakpoints, ajuda on-line, impressão dos fontes e outras características que auxiliam o aprendizado das técnicas de programação. Atualmente o software encontra-se na versão VISUALG 3.0.6.5. Com uma nova aparêcia, além de novos comandos e funções. Agora também pode-se digitar nomes de comandos em português correto, como FAÇA (faca), ATÉ (ate), NÃO (nao), SENÃO (senao), etc. Conforme é apresentado em algumas literaturas e/ou manuais na internet.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.