Visualg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2018)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
VisuAlg
Desenvolvedor Cláudio Morgado de Souza

Antonio Carlos Nicolodi (v2.5 - atual)

Plataforma Windows

Visualg é um programa grátis de edição, interpretação e execução de algoritmos, com uma linguagem próxima ao portugol (português estruturado). É um programa de uso e distribuição livres, utilizado em diversas instituições de ensino no Brasil para o ensino de lógica de programação.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criado pelo professor Cláudio Morgado de Souza da Apoio Informática, e teve a ajuda do professor Antonio Carlos Nicolodi, que inicialmente contribuiu com a manutenção do programa e posteriormente assumiu o desenvolvimento do mesmo a pedido do professor Cláudio que, por motivos pessoais, teve que se afastar do projeto que já contava com milhares de usuários por todo o Brasil. Assim o professor Antonio desenvolveu o projeto e por vários anos se manteve incógnito atualizando o Visualg 2.5, funcionando da forma como foi criado para manter a compatibilidade. Vendo a necessidade de se criar uma nova versão mais alinhada com os alunos, e por sugestão de outros colegas professores e alguns escritores de livros técnicos criou uma nova versão, melhor e mais intuitiva, o VISUALG 3.0.

Características[editar | editar código-fonte]

Tela Principal

Imagem que mostra a tela principal do programa, onde o usuário poderá digitar, editar e executar seu próprio código.
Tela principal do programa, onde o usuário poderá digitar, editar e executar seu próprio código.

A tela principal do VisuAlg é composta pela barra de tarefas no topo, o editor de texto que ocupa a maior parte da tela, o quadro de variáveis ao lado inferior esquerdo, o simulador de saída ao lado inferior direito e a barra de status na parte inferior. Quando o usuário abre o programa, já é carregado no editor um "esqueleto" de pseudocódigo, para dar menos trabalho e também mostrar o formato que deve ser seguido.

  • Barra de Tarefas: A barra de tarefas contém os principais comandos do VisuAlg, que também podem ser utilizados através das teclas de atalho do teclado.
  • Editor de Texto: Espaço onde será digitado todo o pseudocódigo.
  • Quadro de Variáveis: É formado por uma grade onde é mostrado o escopo (se for do programa principal, será global; se for local, será apresentado o nome do subprograma onde foi declarada), nome (também com os índices, nos casos em que sejam vetores), tipo ("I" para inteiro, "R" para real, "C" para caractere e "L" para lógico) e o valor de cada variável.
  • Simulador de Saída: Mostra como foi a última execução de código no programa.
  • Barra de Status: Na barra de status o usuário pode ver em qual linha e coluna o cursor está posicionado, além de também ser avisado caso o código tenha sido alterado (o segundo painel da esquerda para a direita mostra a palavra "Modificado" quando o código está com alterações).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Apoio Informática. VisuAlg. Consultado em 06 de julho de 2018.
  2. TechTudo. VisuAlg. Consultado em 06 de julho de 2018.
  3. SourceForge. VISUALG 3.0. Consultado em 06 de julho de 2018.
  4. Visualg 3.0. Consultado em 06 de julho de 2018.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.