Vitimologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Vitimologia é o estudo da vítima em seus diversos planos. Estuda-se a vítima sob um aspecto amplo e integral: psicológico, social, econômico, jurídico.

História e conceito[editar | editar código-fonte]

Apesar de várias obras anteriores que faziam referência ao comportamento da vítima nos crimes, Fritz R. Paasch opina no sentido de que o verdadeiro fundador da doutrina da vítima, ou vitimologia, é Benjamim Mendelsohn, advogado em Jerusalém. Através de seus trabalhos de Sociologia jurídica (Etudes Internacionales de Psycho-Sociologie Criminelle (1956), La Victimologie, Science Actuaelle (1957)) colocaram em destaque a conveniência de estudo da vítima sob diversos ângulos, quais sejam, Direito Penal, Psicologia e Psiquiatria.

Eduardo Mayr assim conceitua:

Cquote1.svg Vitimologia é o estudo da vítima no que se refere à sua personalidade, quer do ponto de vista biológico, psicológico e social, quer o de sua proteção social e jurídica, bem como dos meios de vitimização, sua inter-relação com o vitimizador e aspectos interdisciplinares e comparativos Cquote2.svg
(MAYR, Eduardo; PIEDADE, Heitor et al. Vitimologia em debate. São Paulo: RT, 1990, p. 18).

Definição[editar | editar código-fonte]

A professora Lola Anyar de Castro, renomada criminóloga venezuelana, em sua obra Vitimologia - tese de doutorado publicada em 1969, citando Benjamim Mendelsohn, sintetiza o objeto da Vitimologia nos seguintes itens:

  1. Estudo da personalidade da vítima, tanto vítima de delinquente, ou vítima de outros fatores, como conseqüência de suas inclinações subconscientes.
  2. Descobrimento dos elementos psíquicos do "complexo criminógeno" existente na "dupla penal", que determina a aproximação entre a vítima e o criminoso, quer dizer: "o potencial de receptividade vitimal."
  3. Análise da personalidade das vítimas sem intervenção de um terceiro - estudo que tem mais alcance do que o feito pela Criminologia, pois abrange assuntos tão diferentes como os suicídios e os acidentes de trabalho.
  4. Estudo dos meios de identificação dos indivíduos com tendência a se tornarem vítimas. Seria possível a investigação estatística de tabelas de previsão, como as que foram feitas com os delinquentes pelo casal Glueck, o que permitiria incluir os métodos psicoeducativos necessários para organizar a sua própria defesa.
  5. Importancia busca dos meios de tratamento curativo, a fim de prevenir a recidiva da vítima.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete vitimologia.
Em inglês
Em português
  • AFVV - Associação dos Familiares Vítimas de Violência.
  • CRAVI - Centro de Referência e Apoio à Vítima.
  • APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
  • GAVVIS - Grupo de apoio à vítima de violência sexual.