Vlad, o Afogado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vlad VI o Afogado
Príncipe da Valáquia
Reinado 4 de Junho de 1530 - 18 de Setembro de 1532
Consorte Ana da Moldávia
Antecessor(a) Moisés
Sucessor(a) Vlad VII Vintila
Nascimento 1508
Morte 18 de setembro de 1532
  Popești
Sepultado em Mosteiro Dealu
Dinastia Bassarabe
Pai Vlad V, o Jovem
Mãe Anca

Vlad VI da Valáquia (c. 150818 de Setembro de 1532) foi Príncipe da Valáquia entre 4 de Junho de 1530 e 18 de Setembro de 1532. O seu cognome, Înecatul [O Afogado], refere-se à maneira como morreu.

Vlad VI era filho de Vlad V, o Jovem e de sua esposa Anca. Vlad, o Jovem era por sua vez filho de Vlad, o Monge e irmão de Radu IV o Grande.

Apesar de não documentação histórica específica sobre o seu nascimento, sabe-se que Vlad VI tinha c. 4 anos aquando da morte do pai. Quando Vlad VI subiu a príncipe, a 4 de Junho de 1530, tinha a mesma idade (22) que o seu pai tivera quando ele subira ao poder. Vlad subiu ao poder numa época conturbada. Moisés, o seu predecessor, havia organizado uma rebelião contra o Império Otomano. Os turcos responderam à rebelião e Vlad, reunindo nobres insatisfeitos com o autoritarismo de Moisés, aliou-se ao exército otomano. Moisés procurou inicialmente resistir, mas havia sido derrotado na Batalha de Viişoara de 29 de Agosto de 1530, retirando-se depois para a Transilvânia. Para além disto, a conturbação do seu período de governo deve-se também ao facto de os nobres da família dos Craioveşti tentarem de tudo para o retirar do poder: imediatamente após subir ao trono, Moisés, ajudado por Barbu II Craiovescu, levantou um exército de mercenários na Transilvânia de modo a devolver o trono ao deposto monarca. A família Craiovesti tentou de outras maneiras retirá-lo do poder, mas Vlad venceu-os sempre, acabando por lhes retirar o direito de sucessão ao Banato de Craiova. Apesar disto, esta família de nobres revoltados não vai deixar de tentar retirá-lo do poder.

Durante os seus dois anos como príncipe, Vlad destacou-se pela fundação do Mosteiro Viforâta, no Condado de Dâmboviţa, em Aninoasa. Este mosteiro foi o monumento arquitetônico mais importante do século XVI.

A sua vida foi curta: faleceu aos 24 anos, de uma maneira bastante estranha: segundo Adolf Armbruster (Dacoromano-Saxonica, p. 198), após um prolongado banquete, onde foram servidas grandes quantidades de álcool, Vlad montou o seu cavalo para um passeio, na direção do Rio Dâmboviţa, perto da aldeia de Popeşti, a sul de Bucareste, onde acabou por se afogar. O seu sepulcro foi arranjado pela mãe, Anca.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 1531, Vlad VI desposou Ana da Moldávia (f.1542/1546), filha de Pedro Rareş da Moldávia. Não houve descendência.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em romeno) Constantin C.Giurescu & Dinu C.Giurescu Istoria Romanilor volume II (1352-1606) . Editura Stiintifica si Enciclopedica Bucarest (1976) p. 238-239.
  • McNally, Raymond T. and Florescu, Radu (1994). In Search of Dracula. New York: Houghton Mifflin ISBN 0-395-65783-0.
  • Donat, Ion (1996). Domeniul domnesc în Ţara Românească (Sec. VIV - XVI), Bucureşti (in Romanian).
  • Giurescu, Constantin C. (2000). Istoria Românilor, vol.II, Bucureşti (in Romanian). ISBN 973-684-169-3


Precedido por
Moisés
Príncipe da Valáquia

1530–1532
Sucedido por
Vlad VII Vintila