Moisés da Valáquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moisés
Príncipe da Valáquia
Moisés da Valáquia
Representação de Moisés, datada do século XIX
Reinado 27 de Março de 1529 - 22 de Maio de 1530
Consorte Anca Craioveşti
Antecessor(a) Bassarabe VI
Sucessor(a) Vlad VI
Morte 29 de agosto de 1530
  Teleorman
Dinastia Bassarabe
Pai Ladislau III
Mãe Desconhecida
Filho(s) Zamfira

Moisés (f.29 de Agosto de 1530) foi Príncipe da Valáquia entre 27 de Março de 1529 e 22 de Maio de 1530.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Primeiros anos e subida ao trono[editar | editar código-fonte]

Moisés era filho de Ladislau III da Valáquia, sendo portanto bisneto de Ladislau II, e pertencente ao Ramo Dăneşti da Dinastia Bassarabe.

Moisés aparece primeiro como uma solução de compromisso sobre o trono da Valáquia na tentativa da nobreza de rejeitar a nomeação direta, pelo Sultão Otomano, de Bassarabe VI da Valáquia, algo que era contrário às leis do país relativas à sucessão e prática diplomática. Bassarabe VI é rapidamente deposto e substituído por um Conselho de Regência. [1]

O governo[editar | editar código-fonte]

Política interna[editar | editar código-fonte]

Internamente, Moisés procurou atrair a nobreza para o seu lado, especialmente a família Craioveşti. Devido ao facto de ter iniciado, mais tarde, uma política antiotomana, vários boiardos rebelaram-se contra ele. A 13 de Fevereiro de 1530, durante o seu casamento com Anca (irmã do Bano dos Craioveşti), Moisés ordenou a morte de vários dos seus opositores, incluindo o Senescal Drăgan de Merişani e Neagoe de Periş, membros do Conselho de Regência que o precedeu. [1]

Os boiardos restantes procuraram refúgio em terras turcas, e elegeram Vlad, filho de Vlad, o Jovem, como novo Príncipe, com reconhecimento otomano. Vlad entrou na Valáquia em Maio. Depois de várias batalhas, favoráveis, nos primeiros dias de Junho de 1530, Moisés refugiou-se em Sibiu.

Política externa[editar | editar código-fonte]

Externamente, procurou manter a autonomia do país através de alianças com os vizinhos. Criou uma estreita aliança com o Sultão Solimão, o Magnífico. A pedido do sultão, envia uma embaixada a Sibiu, ordenando que a cidade se submetesse ao voivoda da Transilvânia, Rei da Hungria e vassalo otomano João Zápolya. Com a recusa deste, enviou um exército, chefiado pelos assassinos de Radu de Afumati (e possivelmente de Bassarabe VI da Valáquia): Drăgan de Merişani e Neagoe de Periş.

Após o Cerco de Viena, Moisés tentou cortar de vez as relações do País com a Sublime Porta (Império Otomano), e estabelecer alianças com Fernando I da Áustria e Pedro Rareş da Moldávia. Esta ação não foi concluída devido à ação dos Craioveşti.

Morte[editar | editar código-fonte]

Após subir ao trono a 4 de Junho de 1530, Vlad VI ordenou aos seus oficiais que fossem a Sibiu pedir a morte de Moisés; Sibiu recusou. A 24 de Agosto, com apoio Imperial, tentou recuperar o trono, aliando-se aos Craioveşti, mas sem sucesso. Após combater contra Vlad VI em Teleorman, a 29 de Agosto de 1530, acabou por ser derrotado e morto em batalha. A sua descendência passou a residir em França.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

A 13 de Fevereiro de 1530, Moisés desposou Anca Craioveşti, de quem teve:

  • Zamfira (?), que desposou primeiramente um nobre húngaro, István Keser, e mais tarde um nobre polaco, Stanislaw Nisowski.

Referências

  1. a b [1], Index:Domnitori ai Ţării Româneşti

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • (em romeno) Constantin C.Giurescu & Dinu C.Giurescu Istoria Romanilor volume II (1352-1606) . Editura Stiintifica si Enciclopedica Bucarest (1976) p.237-238.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Bassarabe VI
Príncipe da Valáquia

1529 - 1530
Sucedido por
Vlad, o Afogado