Wikipédia:1º Torneio de Xadrez de Capablanca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Primeiro Torneio de Xadrez de Capablanca da Wikipédia

Regras do Torneio[editar código-fonte]

1. Regras de jogo: As regras do jogo deverão ser as regras do Xadrez de Capablanca. Regras gerais como "xeque" e "xeque-mate", não explicitas no artigo são exatamente iguais às do Xadrez Comum.Dúvidas sobre os movimentos e valores das peças podem ser esclarecidas no artigo sobre Xadrez Gótico.

2. Sorteio inicial: O sorteio será feito de acordo com os números de inscrição.

3. Metodologia: O jogo será desenrolado usando a Predefinição:Chess diagram 8x10; indica-se as peças comuns com a letra tradicional da Predefinição:Chess position, Arcebispo indicar-se-a com um a(a minúsculo) e chanceller com um c(c minúsculo).

4. Resolução de empate: Os empates serão resolvidos em um novo jogo, trocando a cor das peças;

5. Prazo das jogadas: Os jogadores terão em cada partida 2 dias para executar sua jogada.Se ela não for feita dentro deste prazo , o jogador que não efetuou a jogada perde a partida por W.O.

6. Discussão durante o jogo: A página de discussão de cada jogo pode ser utilizada para comentar o jogo, mas não poderão ser discutidas jogadas possíveis.

7. Oficial do torneio: JYMMI responsável por resolver qualquer queixa ou reclamação .

8. Registro das jogadas: O registo das jogadas deverá ser feito numa caixa presente na página, usando as Notação Algébrica do Xadrez de Capablanca (que é igual a do xadrez gótico e a do xadrez comum),indicando posição final da peça depois da jogada. O cavalo, para que não haja confusão entre o C de cavalo e o C de chanceller, deverá ser indicado por um N.

9. Quem começa jogando: Todos os jogos já foram definidos, os jogadores que se inscreverem mais cedo jogarão mais vezes de brancas.

10. Início do torneio: Os primeiros jogos começarão no dia 10 de janeiro de 2007, ou dois dias depois da data de fechamento das incrições caso isto ocorra depois do dia 10. Se o jogador de brancas não realizar o primeiro movimento neste dia exato perderá de W.O.

11. Formalidades: No início de casa jogo cada jogador deverá postar seus cumprimentos ao adversário na secção de "comentários".

12. Jogos da segunda rodada em diante: Quando os jogos da dos dois adversários da 2ª rodada em diante tiverem terminado, imediatamente começará o jogo seguinte sem haver necessidade de se ter autorização de um árbitro.

13. Julgamento: Quando um jogador quiser intervenção do juiz deve postar uma mensagem com o link do jogo , a causa do pedido de intervenção e assiná-la na secção de reclamações, ao fim dessa página. O jogador que vence a partida por W.O também deve reclamar a vitória nesta secção.

14. Número de Jogos: Os jogadores que chegarem à disputa do terceiro lugar ou à final, terão jogado 39 jogos.

15. Wikimedalha de Honra ao Melhor Jogo: Um árbitro do torneio escolherá três jogos do campeonato, que atendam as exigências de:

  • O jogo não poderá ser um empate
  • O jogo não poderá terminar em W.O
  • O jogador vencedor deve ter mostrado um razoável habilidade de ataque, defesa e/ou contra-ataque.

Destes jogos, todos os incritos deverão votar no melhor e o vencedor receberá a medalha, em caso de total ausência de votantes, o juiz (ou os juízes) decidirá(ão) Qual foi o melhor jogo e a Wikimedalha fica com o vencedor.

Quadro de Jogos[editar código-fonte]

O Quadro de jogos será aberto assim que todas as 16 vagas já estejam preenchidas.

Os enxadristas podem se dedicar à prática do Xadrez de Capablanca e se prepararem para as partidas do torneio desafiando o ChessV (não é necessário instalar o programa: apenas descompactar e executar o arquivo ChessV.exe no Windows, uma vez que ainda não há versões para outros sistemas operacionais):

Inscrições[editar código-fonte]

Há 16 vagas para este torneio, quem quiser participar assine abaixo com #-~~~~

  1. --Roberto Cruz Terra da LuzContato 18:27, 12 Dezembro 2006 (UTC)
  2. Ozymandias 12:58, 26 Dezembro 2006 (UTC)
  3. Daniel Candido 16:35, 26 Dezembro 2006 (UTC)
  4. J.P. Watrin 23:37, 26 Dezembro 2006 (UTC)
  5. Salles Neto Roraima msg 20:56, 12 Janeiro 2007 (UTC)
  6. Mário e Dário 14:10, 16 Janeiro 2007 (UTC)
  7. Luiz ε 15:21, 12 Fevereiro 2007 (UTC)
  8. Marcelo A. 18:38, 26 Fevereiro 2007 (UTC)

Incrições encerradas em adiantamento dada a demora na adesão de jogadores, quadro de jogos aberto-JYMMImsg25px, 25px 14:48, 31 Março 2007 (UTC)

Wiki Medalha
de Ouro
1º lugar do
1º Torneio de Xadrez de Capablanca
Wiki Medalha
de Prata
2º lugar do
1º Torneio de Xadrez de Capablanca













Wiki Medalha
de Bronze
3º lugar do
1º Torneio de Xadrez de Capablanca
Wiki Medalha
de Honra ao Mérito
Os integrantes do Wikiprojeto Xadrez
que participaram do
1º Torneio de Xadrez de Capablanca concedem à
????
esta Wikimedalha de Honra
por ter vencido o
melhor jogo do
1º Torneio de Xadrez de Capablanca

















Reclamações[editar código-fonte]

Xadrez de Capablanca[editar código-fonte]

Esta não é bem uma "reclamação", é mais uma observação quanto a direitos autorais: levando-se em consideração que o Xadrez Góticopatenteado por Ed Trice, direitos autorais reservados) é uma variação do jogo de xadrez que está em desacordo com os princípios de liberdade do conhecimento que permitem que a Wikipédia exista, não seria melhor atualizar o presente torneio para o uso do Xadrez de Capablanca (de domínio público)? --Roberto Cruz Terra da Luz Terra de Santa CruzContato 13:21, 15 Janeiro 2007 (UTC)

  • Certo, providenciarei as mudanças ainda hoje se possível. -JYMMImsg25px, 25px 15:45, 17 Janeiro 2007 (UTC)

O primeiro da história?[editar código-fonte]

Acredito que este torneio já entrou para a história do enxadrismo! Nunca li ou ouvi falar de antes ter existido um torneio com o xadrez criado por Capablanca. A única referência literária que conheço são as partidas que Edward Lasker e Capablanca disputavam para testá-lo e aprimorá-lo. --Roberto Cruz Terra da Luz Terra de Santa CruzContato 00:55, 17 Abril 2007 (UTC)