Portal:Enxadrismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:Xadrez)
Principal   Enxadristas   Estudos   Competições   WikiProjeto
 ver · editar Portal de Enxadrismo


Eerste prijs Essent 2004 (33%).JPG

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.

Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para distingui-lo dos seus predecessores e de outras variantes da atualidade. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C..

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr. (ou xadrezistas pt.). O xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, com a única exceção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas sempre fazem o primeiro lance), sendo especialmente conhecido por sua complexidade.

 ver · editar Artigo em destaque


Persianmss14thCambassadorfromIndiabroughtchesstoPersianCourt.jpg
O xadrez na Pérsia trata da contribuição do Império Sassânida na história do xadrez desde a assimilação do chaturanga por volta do século VI, a adaptação do jogo na cultura local passando pela conquista da Pérsia pelos árabes em 651 até o século X, quando a história do jogo atingiu uma nova fase ao chegar a Europa.

Deste período são as primeiras evidências arqueológicas de peças de xadrez e literaturas citando o jogo. O poema Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito na língua pálavi por volta do século VI contém a primeira referência na Pérsia do chaturanga, e a partir de então outras literaturas como o Chatrang nâmag já descrevem a variante persa Chatrangue, o movimento das peças e regras utilizadas. Na obra literária Épica dos Reis escrito em Pahlavi por volta do século X são contados os primeiros mitos a respeito da chegada do chaturanga à Pérsia, vindo de um reino ao leste, e sua criação.

Mais artigos selecionados Leia mais...
 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar Você sabia?


Checkmate.jpg
  • ...Vera Menchik, a primeira campeã mundial, defendeu seu título com sucesso 6 vezes perdendo apenas 1 partida?


 ver · editar Equipamentos
 ver · editar Como posso colaborar?


Klopfholz mit Beiteln.jpg

Algumas coisas que você pode fazer:

 ver · editar Enxadrismo na História
 ver · editar Enxadrismo na Literatura
 ver · editar Enxadrismo no Cinema


 ver · editar Projetos Irmãos


Enxadrismo no Wikinotícias     Enxadrismo no Wikiquote     Enxadrismo no Wikilivros     Enxadrismo no Wikisource     Enxadrismo no Wikcionário     Enxadrismo no Commons
Notícias Citações Manuais & Livros Textos Definições Imagens
Wikinews-logo.svg
Wikiquote-logo.svg
Wikibooks-logo.svg
Wikisource-logo.svg
Wiktionary-logo.svg
Commons-logo.svg

Purgar