Xadrez para Todos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Série
Enxadrismo
Wikiprojeto Enxadrismo


Xadrez para Todos: uma ferramenta pedagógica é o título de um livro sobre enxadrismo de autoria de Valésio Pinto, Francisco Cavalcanti. É considerado o primeiro livro dedicado ao xadrez que ensina princípios enxadrísticos por meio de versos de literatura de cordel, além do uso de textos em prosa e diagramas. Possui ainda um capítulo dedicado exclusivamente ao Xadrez aleatório de Fischer. Foi publicado no Brasil pela Editora Bagaço em 2005.

Segundo o autor Valésio Pinto, o grande contributo da proposta do livro baseia-se em dois alicerces:

  • A visão da literatura de cordel como valorização da cultura nordestina;
  • A promissora modalidade criativa do Xadrez de Fischer que insere inovações dentro de um vasto arcabouço de livros tradicionais de xadrez.

Os versos de cordel[editar | editar código-fonte]

Os versos de cordel são utilizados como apoio ao texto em prosa explicativo no capítulo primeiro da obra, que trata dos fundamentos do xadrez, e no capítulo sexto, que trata sobre os princípios e as regras do Xadrez de Fischer.

Os autores[editar | editar código-fonte]

Valésio Pinto é analista de sistemas com especialização em Information and Computer Engineering pela Polytech University Japan em 1998. Francisco Cavalcanti é Mestre FIDE e instrutor de xadrez. O prefácio da obra, denominado O Raciocínio Lúdico, é de autoria do Professor de Lógica da Universidade Federal da Paraíba, Damião Ramos Cavalcanti.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.