Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Tubarão (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tubarão é um livro norte-americano escrito por Peter Benchley em 1974. Conta a história de um grande tubarão-branco que ataca uma pequena cidade turística e a jornada de três homens que tentam matá-lo. No Brasil, desde 2015 é publicado pela Darkside Books, com tradução de Carla Madeira.

Inspirado por histórias de ataques de tubarão que ouvia enquanto crescia, Benchley vendeu a ideia para uma editora e escreveu o manuscrito acompanhado pelo editor. Por meio de uma campanha de marketing orquestrada pela Doubleday e pela editora de brochura Bantam, Jaws foi incorporado a muitos catálogos de clubes de venda de livros e atraiu o interesse da mídia. Após a primeira publicação em fevereiro de 1974, o romance foi um grande sucesso, com a versão em capa dura ficando na lista dos mais vendidos por cerca de 44 semanas e a brochura subsequente vendendo milhões de cópias no ano seguinte. As críticas foram mistas, com muitos críticos literários considerando a prosa e caracterização como insuficientes, apesar do suspense eficaz do romance.

A obra ficou internacionalmente conhecida após a adaptação cinematográfica dirigida por Steven Spielberg, em junho de 1975. O filme omitiu muitas das pequenas subtramas do livro, concentrando-se mais no tubarão e nas caracterizações dos três protagonistas. Tubarão se tornou o filme de maior bilheteria da história até aquele momento, tornando-se um divisor de águas na história do cinema e o pai dos filmes blockbuster de verão. O filme seguiu com três sequências. {Leia mais...)