Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Hiei (couraçado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Hiei (比叡?) foi um navio de guerra operado pela Marinha Imperial Japonesa e a segunda embarcação da Classe Kongō, depois do Kongō e seguido pelo Kirishima e Haruna. Sua construção começou em novembro de 1911 no Arsenal Naval de Yokosuka como um cruzador de batalha e foi lançado ao mar um ano depois, sendo comissionado na frota em agosto de 1914. Era armado com uma bateria principal de oito canhões de 356 milímetros, possuía inicialmente um deslocamento de mais de 27 mil toneladas e conseguia alcançar uma velocidade máxima de 27 nós.

O navio passou seus primeiros anos patrulhando as águas perto da China durante a Primeira Guerra Mundial e ajudou a resgatar sobreviventes do Grande Sismo de Kantō em 1923. Ele foi convertido em um navio de treinamento em 1929 para não ser desmontado pelos termos do Tratado Naval de Washington. Depois disso ele passou por uma grande reconstrução entre 1937 e 1940, em que sua blindagem foi reforçada, sua superestrutura reconstruída, seus maquinários substituídos, seus armamentos incrementados com uma defesa antiaérea, entre outras modificações.

Reclassificado como couraçado, o Hiei teve uma carreira ativa na Segunda Guerra Mundial. Ele escoltou porta-aviões no Ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941 e proporcionou suporte para a invasão das Índias Orientais Holandesas em março de 1942 e em ações no Oceano Índico no mês seguinte. Também esteve presente nas batalhas de Midway em junho, Salomão Orientais em agosto e Ilhas Santa Cruz em outubro. O Hiei foi afundado em 13 de novembro na Primeira Batalha Naval de Guadalcanal depois de ser danificado por navios e aeronaves norte-americanas. (leia mais...)