Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Missão gregoriana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Missão gregoriana, também chamada de Missão agostiniana, foi a empreitada missionária enviada pelo papa Gregório, o Grande, aos anglo-saxões em 596 d.C. Liderada por Agostinho de Cantuária, seu objetivo era convertê-los ao cristianismo. Quando o último missionário morreu, o grupo tinha conseguido estabelecer o cristianismo no sul da Grã-Bretanha.

Quando o Império Romano retirou suas legiões da província da Britânia em 410 d.C., partes da ilha já tinham sido colonizadas por tribos germânicas pagãs que, ao final do século, parecem já ter tomado controle de Kent e outras regiões costeiras. No final do século VI d.C., o papa Gregório enviou grupos de missionários para Kent para converter Etelberto (Æthelberht), o rei, cuja esposa, Berta de Kent, era uma princesa franca e cristã praticante. Agostinho era o prelado do mosteiro do próprio papa em Roma e Gregório preparou o caminho para a missão pedindo ajuda dos nobres francos - cristãos - ao longo da rota de Agostinho.

Em 597 d.C., os quarenta missionários chegaram em Kent e receberam permissão de Etelberto de pregar livremente na capital, Cantuária (Canterbury). Logo os missionários conseguiram escrever a Gregório contando-lhe sobre seus sucessos e as conversões que estavam acontecendo. (leia mais...)