Saltar para o conteúdo

Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Neal Dow

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Neal Dow (Portland, 20 de março de 1804 – Portland, 2 de outubro de 1897) foi um político e ativista americano, conhecido por suas campanhas em favor da Lei Seca nos Estados Unidos. Apelidado de "Napoleão da Temperança" e "Pai da Proibição", nasceu em uma família Quaker em Portland, cidade de Maine. Desde muito jovem, ele acreditava que o álcool era a causa de muitos dos problemas da sociedade e queria bani-lo por meio de legislação. Em 1850, Dow foi eleito presidente do Maine Temperance Union e, no ano seguinte, foi eleito prefeito de Portland.

Logo depois, em grande parte devido aos seus esforços, a legislatura estadual proibiu a venda e a produção de álcool no que ficou conhecido como lei do Maine. Trabalhando duas vezes como prefeito de Portland, Dow aplicou a lei com vigor e pediu penalidades cada vez mais duras para os infratores. Em 1855, seus oponentes se revoltaram e ele ordenou que a milícia estadual atirasse na multidão. Um homem foi morto e vários feridos, e quando a reação pública à violência se voltou contra Dow, ele optou por não se candidatar à reeleição.

Posteriormente, Dow foi eleito para dois mandatos na Câmara dos Deputados do Maine, mas se aposentou após um escândalo financeiro. Ele se juntou ao Exército da União logo após a eclosão da Guerra Civil Americana em 1861, eventualmente alcançando o posto de general de brigada. (Leia mais...)