Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Sweetener

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sweetener é o quarto álbum de estúdio da cantora estadunidense Ariana Grande, lançado em 17 de agosto de 2018 através da Republic Records. As sessões de gravação e composição iniciaram-se em julho de 2016, meses após o lançamento de Dangerous Woman. Grande queria experimentar novas direções musicais e, para isso, contou com a ajuda do compositor e produtor Pharrell Williams, com quem primeiramente desenvolveu "Sweetener", que definiu a musicalidade e o tema do álbum, além de servir como seu título, uma mensagem de transformar uma situação ruim numa melhor.

As gravações foram interrompidas com o atentado ocorrido em 22 de maio de 2017 durante um show da Dangerous Woman Tour em Manchester; no período de pausa da turnê, a artista sofreu ataques de pânico e ansiedade, o que acabou inspirando uma série de novas canções, boa parte delas desenvolvidas com a equipe do produtor sueco Max Martin, seu parceiro Ilya e o compositor Savan Kotecha, colaboradores de longa data da cantora.

Gravado entre julho de 2016 e maio de 2018 em diversos estúdios nos Estados Unidos e Suécia, Sweetener é um álbum derivado dos gêneros pop, R&B e trap composto por canções dançantes, baladas lentas e dois interlúdios, explorando uma série de estilos musicais em sua composição, como hip hop, soul e EDM, além de leves influências de música urbana. (leia mais...)