Wikipédia:Departamento de Diversão/Entrevista com ChristianH

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ENTREVISTA COM ChristianH


por ThiagoRuiz


Departamento: Como você começou a editar na Wikipédia?

  • Christian: Olá! Bom, tudo começou em abril de 2008, quando estava acompanhando wrestling no SBT e me deu curiosidade de saber se aquilo era tudo programado ou era de verdade mesmo. Pesquisei no Google a achei a Wikipédia. Me interessei logo. Mas, após alguns dias, perdi o link do site (achava que era www.wikipedia.com.br Hihi). Quando achei novamente, decidi editar com IP, criando o artigo Mike Mizanin. No mês seguinte, em maio, me registrei apenas para participar do Projeto Wrestling, onde realizei contribuições só neste tema até novembro do mesmo ano.


D: Na sua visão, a que se deve sua grande aceitação pela comunidade no sua nomeação a administrador e, posteriormente, na eleição de burocratas?

  • C: Humildemente, acho que é a capacidade de reconhecer quando estou errado ou não sei determinada coisa. Também creio que pesa o ponto de ser calmo e paciente com os usuários, afinal, ninguém gosta de um mal-humorado.
    Com o primeiro pedido de admin aprendi que não se deve desistir de algo que se deseja. Vi grande parte dos wikipedistas que após perderem a disputa de algum cargo ou estatuto, e até mesmo de um artigo na WP:EAD simplesmente abandonam a wiki de uma hora para outra. Um caso recente, aconteceu ontem.


D: O que acha de exercer essas funções?

  • C: Em uma wikidepressão no começo deste ano pensei em solicitar a retirada das ferramentas, mas pensei bastante e voltei atrás. O número de admins é extremamente baixo, e alguém com bastante tempo livre como eu (leia-se: não faz nada ) pode e deve ajudar o máximo que conseguir na eliminação e proteção de páginas e no bloqueio de usuários.
    Há algum tempo já comecei a sair de cima do muro e dar minha opinião em questões importantes e controversas, mudança na qual acho significativa para a minha caminhada aqui.

D: Quais são, atualmente, suas áreas de interesse na Wikipédia e o que têm feito nelas?

  • C: Passei por três fases de contribuições: a primeira, entre abril/08-fevereiro/09 onde me concentrei em wrestling. Março-junho foi a segunda, onde me relacionei com o basquetebol. Desde julho, quando criei o projeto Hip hop esta está sendo minha área de interesse. Expandi bastante o conteúdo relacionado ao rap brasileiro, criando artigos inéditos após pesquisas no Google. Para mim, criar um artigo que não existe em outra Wikipédia é 10 vezes mais difícil dos quais existem. E claro, não posso esquecer do combate ao vandalismo, o qual faço regularmente; sendo que uso o Huggle no mínimo uma vez cada semana.

D: Você se dedica mais às tarefas de construção de artigos ou de manutenção/combate ao vandalismo?

  • C: Um pouco de cada, mas principalmente o combate. Com base na Wikipédia perfeita, o certo seria pelo menos um usuário ter o Huggle ligado por um determinado período de tempo. Ou seja, se eu tenho que sair às 17:00, te aviso e você liga ele até a hora que puder, e chama outro. Assim, nenhum vandalismo escapa.
    Quanto a criação de artigos, houve uma época de afobação, onde me importava muito com o número e não com a qualidade. Acho que isso terminou faz um bom tempo. Mas não significa que eu parei de criar. Para quem gosta de números: [1]

D: Qual é sua opinião sobre as políticas e a situação da comunidade da Wikipédia lusófona?

  • C: Bom, se eu for falar do que acho que cada política tem de bom e de ruim ocupo em uma resposta todo o visor da tela do seu PC. Sou a favor do fair use desde que haja um grupo de usuários sempre a monitorar os carregamentos corretos e os errados. Agora, gostaria que a regra das três reversões fosse cumprida e tornasse política; evitaria uma boa parte de guerra de edições. Sou contra vários pontos em alguns critérios de notoriedade, mas isso é conversa para outra hora. No resto, estou de acordo.
    Em relação a situação da Wikipédia lusófona, digo catastrófica ao invés de outra coisa. Os tempos mudaram bastante. Para quem reclamava em setembro, outubro do ano passado, não sabia o que estava por vim. Cada vez menos administradores, menos combatentes ao vandalismo, menos usuários ativos, mais guerras de edições, mais bloqueios, mais atitudes dignas de banimento e claro, falta de interesse em diversos assuntos. Um bom exemplo é a desnomeação por absenteísmo: tanto se discutiu em setembro e até dois meses depois disso sobre a validade ou não. Agora, nenhum comentário sobre isso é realizado na maioria dos casos. Outra comparação: a desnomeação do Lampiao D​ C​ E​ F por usar um sock impróprio foi considerado a bomba do ano de 2009 por alguns; já com o Adailton D​ C​ E​ F, que perdeu as ferramentas pelo mesmo motivo, poucos comentários se ouviram na Esplanada sobre tal assunto.

D: Existe alguma política que você acredita que necessite de grandes mudanças?

D: E o que acha da forma como as políticas são aplicadas?

  • C: Prefiro comentar somente nas que eu estou envolvido. A política de bloqueio não é cumprida a risca, como deveria ser, mas na quase totalidade dos bloqueios é mencionada. A política de proteção é obsoleta em alguns casos; não define o tempo de proteção para cada tipo de proteção (vandalismo, guerras de edição, especulações, etc.) Na política de eliminação alteraria um ponto somente: as violações de direitos autorais deveriam ser eliminadas em quinze dias, e não trinta. Sobre as reversões, já dei minha opinião acima.

D: Atualmente, o que te motiva a editar?

  • C: 1º - A oportunidade de fãs de rap/hip hop encontrar em algum lugar tudo o que procuram sobre a biografia e discografia dos seus ídolos e bandas preferidas.
    2º - A falta de wikipedistas ativos no combate ao vandalismo.
    3º - O Departamento de Diversão de certo modo me ajudou a levantar o alto astral, pois quem está nele entende que na Wikipédia não existem somente discussões e desentendimentos; com as brincadeiras que lá são realizadas usuários podem ser motivados a não entrarem em guerra de edições e consequentemente serem bloqueados.

D: Como avalia sua relação com os outros editores em geral?

  • C: Por mim, excelente. Nunca tive um grande problema com nenhum editor em específico. Em agosto tive um pequeno desentendimento com o JSSX D​ C​ E​ F, mas foi resolvido na questão da conversa. Como todo wikipedista que odeia vandalismos, recebi diversas ameeaças por email, mas ciente do que fiz a coisa certa, respondi de modo calmo e pacífico. Mas para esta pergunta não sou eu quem deve responder.

D: O que acha dos conflitos entre editores experientes, que com frequência ocorrem?

  • C: Perda de tempo. Você entra em uma guerra de edição por uma vírgula ou uma frase a mais, só porque não gosta do usuário X. Isto só vai gerar guerra de edições, proteção da página, discussões e ameaças entre os brigões e provavelmente um bloqueio. E existem vários exemplos para confirmar o que digo.

D: Por que decidiu criar o Departamento de Diversão?

  • C: Tudo começou quando eu estava vendo o portal comunitário. Lá em cima, o link do Diretório rápido estava vermelho. Quando estava a criar ele, cheguei em um link para o bendito Departamento de Diversão. Me interessei, e decidi dar início a isto. Comecei elétrico pois queria ver isto funcionando. No início, eram somente os jogos e as páginas de humor. Com o tempo, vieram quizzes, enquetes e semana passada as entrevistas.
    Mas respondendo a sua pergunta, criei para vocês se divertirem. Eu acredito estar em um bom momento na Wikipédia, mas quando precisar de algo, recorro ao Departamento. SPAM: Quem quiser avaliar sobre o projeto, basta comentar aqui.

D: Pretende "importar" mais algo para o nosso projeto?

  • C: Depende do que você está perguntando. Se um novo "tema" (como enquetes, jogos, etc.), no momento não. As ideias esgotaram-se. Mas sempre passo uma boa parte do tempo procurando na Wikipédia anglófona e em outras algo novo. Todo dia, quebro a cabeça para inventar um novo jogo onde vocês se divertirão. Crio enquetes, quizzes e páginas de humor sem problema nenhum. Não quero nada em troca, só quero que todos possam ficar alegres, pois como diz este magnífico ensaio: divertir-se é a chave para que qualquer editor se mantenha activo no projecto.


D: (A pergunta do fim de entrevista) Encerro aqui a entrevista com Christian. Você achou fáceis ou difíceis as perguntas? Deseja participar de outra no futuro?

  • As primeiras perguntas e as sobre o Departamento foram fáceis, já sobre as Políticas, rapaz... Tive que pensar bastante. Sim, desejo participar de todas as formas de diversão que são possíveis. Agora é sua vez, deseja uma entrevista?