Wikipédia:Esplanada/geral/Código Universal de Conduta (6mai2021)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Código Universal de Conduta (6mai2021)

Ajuda da comunidade[editar código-fonte]

  1. Como pode ser medida a eficácia dos esforços antiassédio?
  2. Que ações podem ser tomadas e que estruturas devem estar disponíveis para apoiar aqueles que estão sendo alvo de assédio e aqueles que respondem a questões de conduta?
  3. Que redes de apoio formal ou informal estão disponíveis para os colaboradores? O que é necessário para que esses grupos funcionem bem, e que desafios devem ser superados?
  4. Que oportunidades adicionais existem para oferecer apoio efetivo aos colaboradores? O que seria útil no apoio a comunidades, colaboradores, alvos de assédio e ouvidores?

Caminhos para denúncias[editar código-fonte]

  1. Como podem ser melhorados os caminhos de denúncia para os alvos de assédio? Que tipos de mudanças tornariam mais ou menos desafiador para os usuários a apresentação de relatórios apropriados?
  2. Qual é a melhor maneira de garantir o tratamento seguro e adequado de incidentes envolvendo i) pessoas vulneráveis; ii) assédio grave; ou iii) ameaças de violência?
  3. Em sua experiência, quais são as maneiras eficazes de responder àqueles que se envolvem em comportamentos que podem ser considerados assédio?
  4. De que forma as vias de denúncia devem proporcionar mediação, reforma ou orientação sobre comportamentos aceitáveis?

Gerenciando denúncias[editar código-fonte]

  1. Tornar mais fácil a elaboração de relatórios provavelmente aumentará o número de relatórios: de que forma a gestão dos relatórios pode ser melhorada?
  2. Que tipo de recursos adicionais seriam úteis para identificar e lidar com o assédio e outras questões de conduta?
  3. Existem recursos humanos, técnicos, de treinamento ou baseados em conhecimento que a Fundação poderia fornecer para ajudar os voluntários nesta área?
  4. Como devem ser tratados os incidentes que ocorrem além dos projetos da Wikimedia, mas que estão relacionados a eles, tais como reuniões presenciais ou on-line?

Lidando com relatórios[editar código-fonte]

  1. De que forma os relatórios devem ser tratados para aumentar a confiança dos usuários afetados de que as questões serão tratadas de forma responsável e adequada?
  2. Que processo de apelo deve ser implementado se os participantes quiserem solicitar uma revisão das ações tomadas ou não tomadas?
  3. Quando opções de relatórios privados são utilizadas, como o dever de proteger a privacidade e o senso de segurança dos denunciantes deve ser equilibrado com a necessidade de transparência e prestação de contas?
  4. Quais controles de privacidade devem ser aplicados quando do rastreamento de dados em um sistema de relatórios usado para logar os abusadores persistentes ou cross-wiki?

Questões globais[editar código-fonte]

  1. Como devem ser tratadas as questões onde não há um órgão local adequado para responder, por exemplo, alegações contra administradores ou funcionários?
  2. No passado, o movimento global identificou projetos que estão lutando contra dificuldades de neutralidade e questões de conduta: de que forma uma revisão segura e justa poderia ser conduzida nessas situações?
  3. Como um órgão global de resolução de disputas trabalharia com sua comunidade?

Discussões[editar código-fonte]

Avisos e sugestões para as discussões:
1) Nas discussões, por favor manter a estrutura acima: quando for comentar sobre alguma pergunta, copie a mesma e sua seção abaixo na ordem disposta acima e comente-a logo em seguida;
2) Havendo erro de tradução, por favor me avisem que tentarei resolver no Meta, ou, preferindo, corrija diretamente lá. Atente-se para o fato de que discordância na tradução não é erro de tradução;
3) Estas discussões serão levadas posteriormente até o Meta, esta página visa facilitar a participação da Wikipédia.pt no debate sobre o Código Universal de Conduta;
4) O objetivo desta consulta é ajudar a delinear caminhos claros para um comitê de redação elaborar futuramente propostas, as quais passarão então por uma abrangente revisão da comunidade no final deste ano;
5) Esta discussão se incerrará no dia 28.05.2021, porém será levado um resumo dela para o Meta no dia 21.05.2021. Quanto mais cedo houver comentários, mais impacto eles terão nas decisões do comitê responsável por analisá-las.

--Felipe da Fonseca (discussão) 05h15min de 7 de maio de 2021 (UTC)[responder]

Chamo para participar alguns editores que editaram por último ou muito recentemente em páginas que acompanho: DarkWerewolf, Elvedi, Theys York, Érico, Lechatjaune, JMagalhães, Zoldyick, MSN12102001, Yanguas, Maikê, GoEThe, Fabiojrsouza, GhostP., WikiFer, EVinentee 79a. --Felipe da Fonseca (discussão) 11h22min de 7 de maio de 2021 (UTC)[responder]

Questões globais

  • Como devem ser tratadas as questões onde não há um órgão local adequado para responder, por exemplo, alegações contra administradores ou funcionários?
  • No passado, o movimento global identificou projetos que estão lutando contra dificuldades de neutralidade e questões de conduta: de que forma uma revisão segura e justa poderia ser conduzida nessas situações?

Não há revisão justa que não aconteça no debate intenso com a própria comunidade de origem, pois a comunidade global (Meta) não está apta a resolver conflitos das comunidades de origem, uma vez que ignoram completamente as fontes do problema e os hábitos das comunidades de origem. Desta maneira, o movimento global, se quer ser justo, só pode agir como mediadores e nunca, jamais, como juízes. --Felipe da Fonseca (discussão) 17h42min de 8 de maio de 2021 (UTC)[responder]

  • Como um órgão global de resolução de disputas trabalharia com sua comunidade?

Em minha opinião, nenhuma decisão, de qualquer espécie que seja, incluindo decisões de retirada de ferramentas de verificação, deve ocorrer de forma apartada das comundadades de origem. Este tipo de decisão cria uma imensa cisão entre as comunidades de origem e a comunidade global (Meta), a qual aparece às comunidades de origem como impondo uma vontade de cima, uma vontade, além do mais, completamentee estranha às comunidades de origem. Não que não possa haver órgãos externos de auditoria, eles devem haver, mas as auditorias devem inevitavelmente trabalhar com as comunidades de origem. Para casos que exigem sigilo, que se trabalhe com aqueles das comundiades de origem que estão aptos para trabalharem com estas informações. Sobre as resoluções de disputas, elas devem seguir o anteriormente dito de forma geral: devem antes de mais nada contactar a comunidade de origem e trabalahr em conjunto com ela, nunca, jamais, de forma apartada.--Felipe da Fonseca (discussão) 17h33min de 8 de maio de 2021 (UTC)[responder]