Wikipédia:GLAM/Museu Paulista/Fotografias/Werner Haberkorn/Reconstrução por imagens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página inicialAcervoIntegrantesNovidades

Ícone Museu Paulista - com nome.svg

Objetivos[editar código-fonte]

Esta página tem o intuito de exemplificar um dos potenciais de uso dos metadados trabalhados colaborativamente no Wikidata Lab XXIV e explorados em outra página tutorial (Onde está Haberkorn?). Esse potencial aqui apresentado é o da análise da paisagem urbana ao longo dos anos através do posicionamento digital relativo e do georreferenciamento de fotografias históricas do centro da cidade de São Paulo pelo fotógrafo Werner Haberkorn pertencentes ao cervo do Museu Paulista.

Contexto[editar código-fonte]

No Wikidata Lab XXIV do dia 23 de julho de 2020 foi apresentado o conceito de posicionamento digital relativo e as atividades programadas para aquele evento envolveram o refinamento dos metadados fornecidos pelo Museu Paulista sobre a posição de edifícios nas fotografias históricas da coleção Werner Haberkorn sobre o centro da capital paulista. Posteriormente, o conceito de georreferenciamento de fotografias foi introduzido em outra página, chamada Onde está Haberkorn?. A combinação desses dois produtos possibilitou a criação de um vídeo curto de reconstrução por imagens do Vale do Anhangabaú e o Centro de São Paulo.

Vídeo[editar código-fonte]

Capa do vídeo no Youtube

Cartaz do Wikidata Lab XXIV O vídeo é uma animação feita no software Google Earth Studio e apresenta alguns pontos de vista aéreos da região central paulistana juntamente a algumas fotografias de Haberkorn, que são sobrepostas à imagem aérea do software em 5 momentos do vídeo. O vídeo pode ser assistido no Youtube.

1ª imagem[editar código-fonte]

A primeira fotografia exibida é a Vista aérea do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (décima da série), cuja apresentação no Google Earth está disponível aqui.

2ª imagem[editar código-fonte]

A segunda fotografia exibida é a Vista aérea do Vale do Anhangabaú. São Paulo/SP (sétima da série), cuja apresentação no Google Earth está disponível aqui.

3ª imagem[editar código-fonte]

A terceira fotografia exibida é a Vale do Anhangabaú - São Paulo Fotolabor 1033, cuja apresentação no Google Earth está disponível aqui.

4ª imagem e 5ª imagem[editar código-fonte]

A quarta e quinta fotografias exibidas representam a mesma obra, Vista aérea da cidade de São Paulo/SP, em diferentes níveis de zoom e cuja apresentação no Google Earth está disponível aqui.

Passo-a-passo[editar código-fonte]

Para criar esse vídeo, utilizou-se um conjunto de dados gerados utilizando as técnicas do tutorial Onde está Haberkorn? em formato KML.

  • Dentro do Google Earth Studio, na aba Sobreposições, clique em Importar KML e importe o arquivo para o seu projeto;
  • Para cada item do painel de sobreposições que é aberto, ajuste a linha do tempo para definir em que momento da apresentação aquela visualização vai ser visualizada;
    • Uma vez que esteja satisfeito com o ajuste da linha do tempo, crie um frame-chave com todos os atributos, isto é, marque na linha do tempo que aquele item deverá ser exibido;
    • Uma animação entre frame-chave será automaticamente criada.
  • Uma vez que todos os frames estejam ajustados na linha do tempo, pode-se renderizar essa animação.
  • Use um software ou site de criação de vídeos a partir de imagens para criar o vídeo a partir das imagens renderizadas.

Dúvidas[editar código-fonte]

Escreva sua dúvida na página de discussão!

Ver também[editar código-fonte]