Wikipédia:GLAM/Museu Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Página inicialPinturasFotografiasMapasObjetosIntegrantesNovidades
Ícone Museu Paulista - com nome.svg
Atalho:
WP:MUSEUPAULISTA


Bem-vindo e bem-vinda ao GLAM do Museu Paulista!

O objetivo desta página é coordenar os editores voluntários que se dispõem a contribuir com conteúdo sobre o Museu Paulista e seu acervo. Contribuições ocorrem em vários projetos, em especial a Wikipédia, o Wikimedia Commons e o Wikidata. Todos/as são bem-vindos/as!

Este wikiprojeto é resultado de uma iniciativa de voluntários/as dos projetos Wikimedia, da equipe do Museu Paulista e da do NeuroMat, com apoio da FAPESP. O nome GLAM remete a como são conhecidos, a partir da sigla em inglês (Galleries, Libraries, Archives, Museums), iniciativas de compartilhamento de acervos de instituições culturais.

O GLAM do Museu Paulista pretende difundir livremente o conhecimento sobre a história social brasileira, em especial a partir da cultura e da arte. Participe!

Escopo do projeto

Pedra Fundamental do Museu Paulista 1882
(Henrique Manzo)

Os objetivos do projeto incluem:

  1. Na Wikipédia, criar ou melhorar verbetes associados ao GLAM com o Museu Paulista. Quando for relevante, ilustrar verbetes com imagens carregadas no GLAM.
  2. No Wikimedia Commons, carregar e curar mídias associadas ao acervo sob a guarda do Museu Paulista.
  3. No Wikidata, criar ou melhorar entradas associadas ao GLAM com o Museu Paulista.
  4. Nos projetos Wikimedia no geral, desenvolver e documentar ferramentas para esse GLAM. Quando possível, oferecer treinamentos técnicos à comunidade sobre essas ferramentas.
  5. Organizar programas de educação e atividades on-wiki e off-wiki relacionados ao GLAM do Museu Paulista.
  6. Promover em instituições culturais e de ensino a relevância da colaboração e do conhecimento livres, estabelecendo novas parcerias e redes de aprendizagem.


Acompanhamento

Edifício-monumento do Ipiranga: fachada e lateral direita
(Guilherme Gaensly, 1890)

Quando realizar contribuições nos projetos Wikimedia associados ao GLAM do Museu Paulista, por favor, insira no resumo de edição, além da justificativa de suas contribuições, [[WP:MUSEUPAULISTA]], o que indicará o contexto de sua edição e ajudará a divulgar esta iniciativa.

Contexto

Primeira reunião entre wikipedistas e a direção do Museu Paulista para firmar a parceria, em 29 de março de 2017

O GLAM do Museu Paulista iniciou-se formalmente no início de 2017, a partir de uma iniciativa do Grupo de Usuários da Comunidade Wikimedia no Brasil. Um primeiro contato, por correio eletrônico, foi realizado no fim do ano anterior.

Parceiros institucionais deste projeto são, além da equipe do próprio museu, em especial a diretora Solange Ferraz de Lima e as equipes de educação e iconografia, o NeuroMat (com apoio da FAPESP), a Universidade de São Paulo, a Faculdade Cásper Líbero e a organização Laramara. Os parceiros institucionais contribuíram com bolsas para wikimedistas em residência e com o desenvolvimento de programas de educação.

O museu publicou em sua página oficial um documento de ratificação desta iniciativa. Há também uma carta oficial de intenção.

Repercussão midiática

Caminhada fotográfica com wikimedistas, jornalistas, estudantes e educadores do Museu Paulista, em 11 de novembro de 2017

Ligações externas

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre GLAM/Museu Paulista

Ver também