Wikipédia Discussão:GLAM/Museu Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Coordenação de atividades[editar código-fonte]

Caras e caros Ederporto, Sturm, GiFontenelle, Mike Peel, Hermógenes Teixeira Pinto Filho, DarwIn, Lucas.Belo, Dbastro, TamiresAnsanelo, PauloMSimoes, EricaAzzellini, Ixocactus, Rodrigo Tetsuo Argenton, Dravinia, Wilkruvic, Cecioka e Rogeriocisi! É com grande prazer que inicio a coordenação dos trabalhos deste projeto. Obrigado por seu interesse!

A iniciativa tem várias frentes de atuação (vide na primeira página, a seção sobre o escopo do projeto) e, pensei, que uma forma de começar seria cada um definir com o que tem mais interesse em trabalhar. Noto que alguns processos já estão em andamento: os carregamentos no Commons e no Wikidata e a criação ou melhoria de conteúdos na Wikipédia. Para os carregamentos no Commons e no Wikidata, há um grande esforço de digitação, pois estamos lidando com muitos itens, e esse esforço pode ser compartilhado -- se alguém estiver disposto. Por exemplo, estamos agora lidando com a preparação do carregamento do Arquivo Aguirra, que tem 3.000 itens. Para a melhoria da Wikipédia, temos quatro grandes linhas de atividade possíveis:a marcação de verbetes como sendo de interesse desse projeto (vejam que fizemos uma matriz de acompanhamento na aba de integrantes;a ilustração de verbetes (vejam que a coluna do que a imagem carregada retrata pode ajudar);a produção de conteúdos novos (poderíamos consolidar uma lista -- sei de pelo menos uns dez verbetes que teríamos de criar);e a melhoria do conteúdo já existente. O PauloMSimoes liderou uma força-tarefa para destacar Independência ou Morte (Pedro Américo) e, se olharem a matriz, perceberão que há vários conteúdos a serem melhorados.

O que acham? De novo, obrigado por seu interesse! Abraços. --Joalpe (discussão) 19h33min de 18 de maio de 2018 (UTC)

Oi, pessoal!
Entre os verbetes que temos que criar do zero, temos o do Eixo Monumental do Museu Paulista da USP (que eu mesma devo fazer).
Acho que também seria interessante criar páginas para os quadros restantes do Henrique Bernadelli (Bandeirantes na selva e Últimos Momentos de um Bandeirante) e para parte das pinturas do Oscar Pereira da Silva e do Benedito Calixto (algumas delas, como certos retratos das sancas do Museu, por exemplo, talvez não precise).
Com relação às páginas que podemos melhorar, acredito que devemos tentar focar principalmente e fazer uma força tarefa para melhorar o conteúdo de importância 4 que tem qualidade 1.
Também seria interessante fazer uma lista de pessoas retratadas nos quadros que são relevantes o suficiente para a criação de páginas ou, então, para aprimorar as que já existem.
Já iniciando um pouco as atividades, eu gostaria de melhorar (se possível) as páginas: Jardim do Parque da Independência, Retirada do Cabo de São Roque, Retrato de Maria Quitéria de Jesus Medeiros, Fundação de São Vicente (Benedito Calixto).
Eu também já estou com as seguintes páginas para criar:
  1. Lembrança de São Paulo (álbum do Guilherme Gaensly)
  2. Lembrança de São Paulo - Avenida Paulista (foto do Gaensly, que é a primeira fotografia da Avenida Paulista)
  3. Serie B (Gaensly)
  4. O Lavadouro, de Antonio Ferrigno
  5. O Terreiro, de Antonio Ferrigno
Abraços! --GiFontenelle (discussão) 21h04min de 18 de maio de 2018 (UTC)
Humm, João aqui ainda não tem Ping project?
Então, acho interessante que haja uma lista de arquivos prioritários a se criar, se clicarmos na aba pinturas temos uma infinidade de artigos possíveis para criação, mas como leigo não saberia priorizar, por exemplo.
Assim, acho interessante ter essa lista de links vermelhos.
Essas 4 formas de atuação:
  1. "a marcação de verbetes como sendo de interesse desse projeto (vejam que fizemos uma matriz de acompanhamento na aba de integrantes;
  2. a ilustração de verbetes (vejam que a coluna do que a imagem carregada retrata pode ajudar);
  3. a produção de conteúdos novos (poderíamos consolidar uma lista -- sei de pelo menos uns dez verbetes que teríamos de criar);
  4. e a melhoria do conteúdo já existente."
Poderiam estar no descritivo do wikiprojeto com páginas apontando para possíveis tarefas, por exemplo:
O que eu fiquei em dúvida seria a parte de ilustração, há uma lista com artigos sem ilustração (cruzando a categoria artigos sem imagem e artigos desse projeto), ou a ideia é pegar as imagens que foram carregadas e eventualmente ilustrar um artigo existente, ou ainda as duas coisas?
Rodrigo Tetsuo Argenton m 20h43min de 24 de maio de 2018 (UTC)
@Rodrigo Tetsuo Argenton: Salve! Sobre edição na Wikipédia, creio que a prioridade seja melhorar conteúdos já existentes. Por exemplo, temos muito conteúdo indicado como de importância máxima e como de qualidade mínima. Também tem conteúdo que está perto de podermos enviar para nomeação a artigo bom ou destaque e valeria a pena dar o retoque final para essas candidaturas. Está atualmente nomeado o verbete Independência ou Morte, com um interessante debate acontecendo. Sobre ilustração, a ideia é aproveitar a coluna "Retrata" nas fotografias, pinturas e outras abas e ver se o conteúdo que estamos carregando pode ser útil em verbetes sem imagem ou com pouca imagem. Vamos em breve alimentar essa coluna com novas indicações! Abraços. --Joalpe (discussão) 21h22min de 25 de maio de 2018 (UTC)
PS: Ah, achei boa a ideia de um ping-project. Não conhecia! Você faz, RTA? --Joalpe (discussão) 21h22min de 25 de maio de 2018 (UTC)
João fiquei batendo um pouco cabeça para entender direito a predefinição, como estou estudando para as finais e ainda revendo tudo de Excel por causa de um processo seletivo, acho que só consigo fazer para o final do mês, faz anos que eu não crio predefinição para cá... acho que a última foi esse quadrinho que aparece para assinar. Não deve ser tão complicada, só deve ter de retirar as 800 opções de língua.
Acho uma boa estratégia priorizar artigos de grande importância e baixa qualidade, embora nisso eu pouco possa ajudar, até desconheço as regras atuais de classificação dessa wiki, todos artigos que destaquei, hoje acho que nem como bons artigos estão.
Mas vou ver no que posso ajudar.
Essa wiki não me notifica as coisas (para manter a sanidade), então se precisar... Commons.
Rodrigo Tetsuo Argenton m 08h36min de 2 de junho de 2018 (UTC)

───────────────────────── João {{Notificar projeto}}, testa ae. Abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton m 03h25min de 12 de junho de 2018 (UTC)

== Coleção Aguirra ==

Caras e caros Ederporto, Sturm, GiFontenelle, Mike Peel, Hermógenes Teixeira Pinto Filho, DarwIn, Lucas.Belo, Dbastro, TamiresAnsanelo, PauloMSimoes, EricaAzzellini, Ixocactus, Rodrigo Tetsuo Argenton, Dravinia, Wilkruvic, Cecioka, Rogeriocisi, Luz28 (inserido por minha conta) e Rodrigolopes (inserido por minha conta). Não consegui fazer funcionar a notificação montada pelo Argenton... então voltei à velha estratégia.

Venho com um pedido de ajuda. Pouco mais da metade do carregamento da Coleção Aguirra foi feita. Devemos finalizar na semana que vem -- tivemos aparentemente um problema técnico e faltam entre 1.000 e 1.500 objetos para subir. O carregamento inclui mapas, cartas topográficas e plantas baixas históricas.

Fizemos um esquema de categorização mínimo, a partir de uma árdua revisão dos metadados que recebemos do museu, e, para quem tiver disposição, o pedido é que nos ajude a melhorar a curadoria dessas imagens no Commons e no Wikidata. A ideia é então olhar os mapas, um a um, e extrair deles informações que ainda não tenhamos compilado, usando-as para melhorar a categorização no Commons e as informações no Wikidata. Exemplo: ano de criação, área retratada, tópico etc.

No Commons, a categoria geral é c:Category:Aguirra Collection at the Museu Paulista. Na Wikipédia, conseguem ver os carregamentos na aba de mapas do projeto com o Museu Paulista (objetos que ainda não têm imagens ao lado estão ainda sem imagem).

Espero que se interessem!

Abraços. --Joalpe (discussão) 02h48min de 14 de julho de 2018 (UTC)

Pictogram voting comment.svg Notificando os participantes do projeto. Rodrigo Tetsuo Argenton m 16h50min de 23 de julho de 2018 (UTC)

Não sei dizer se funcionou...
Estou mais ou menos com internet agora, vou ver no que posso ajudar, abraços. Rodrigo Tetsuo Argenton m 16h51min de 23 de julho de 2018 (UTC)

Dúvida sobre possível fusão no Wikidata[editar código-fonte]

Olá pessoal, acompanho o projeto aqui desde que participei lá no Wikidata Lab IX. Uma coisa que notei é que existe Brasão de Mogi das Cruzes (Q55851798) e Brasão de Mogi das Cruzes (Q18463362), o segundo sendo o artigo sobre o brasão do município de Mogi das Cruzes, Brasão de Mogi das Cruzes. Não seria melhor, neste caso, fundir com o artigo? Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 21h52min de 29 de agosto de 2018 (UTC)

@Tetizeraz: Creio que sejam itens diferentes no Wikidata, pois um é sobre a obra específica do Wasth Rodrigues localizada no Museu Paulista, chamada Brasão..., e o outro é sobre o brasão da cidade, como um ícone. Fez sentido? Aliás, noto que carregamos mais dezenas de imagens históricas de Mogi das Cruzes. Abraço. --Joalpe (discussão) 22h23min de 29 de agosto de 2018 (UTC)
@Joalpe: Eu notei isso! Alguns estão sob o nome "Mogy das Cruzes". Estou acompanhando de perto! Tetizeraz. Mande uma -> ✉️ 22h29min de 29 de agosto de 2018 (UTC)

Programas de educação[editar código-fonte]

Boa noite, pessoal. Noto que dois programas de educação relacionados ao acervo do Museu Paulista foram finalizados:

Agradeço a quem puder ajudar a checar e corrigir eventuais problemas. Boas edições. --Joalpe (discussão) 22h09min de 30 de novembro de 2018 (UTC)

Avenida Rio Branco em São Paulo[editar código-fonte]

Quero chamar a atenção quanto à personagem histórica chamada Rio Branco que consta como denominação da via pública conhecida por Avenida Rio Branco em São Paulo. Eu fui baptizado em Dezembro de 1948 na Igreja Evangélica Luterana de São Paulo que ainda hoje se situa no n.º 34 da via pública então chamada Visconde de Rio Branco. O título nobiliárquico visconde refere-se nem mais mais e nem menos a José Maria da Silva Paranhos, (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_da_Silva_Paranhos) e de modo algum ao seu filho, José Maria da Silva Paranhos Júnior (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_da_Silva_Paranhos_J%C3%BAnior), o famoso Barão de Rio Branco. Proponho que alguém reveja e confirme esse promenor do artigo sobre a via pública chamada Avenida Rio Branco em São Paulo procurando saber quem é o verdadeiro homenageado, porque ambas personagens historicamente são merecedoras disso.

Documentação das iniciativas em 2020[editar código-fonte]

Brochura de atividades do GLAM-Wiki do Museu Paulista, fevereiro-agosto 2020

Bom dia. Preparamos um material visual para documentar as atividades da iniciativa com o Museu Paulista. Este ano foi de muitas realizações nessa iniciativa, com aumentos consideráveis em carregamentos, contribuições, produtos. Esse material oferece um panorama desse trabalho. Participem! Divulguem! --Joalpe (discussão) 12h39min de 25 de agosto de 2020 (UTC)